sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Coluna do dia: O corpo é uma linguagem silenciosa de mensagens faladas



          O corpo na linguagem possui uma mensagem subliminar que muitas vezes não conseguimos desvendar. Essas mensagens contribuem para os pensamentos e agitam nossos sentimentos.

          Quando não entendemos ou ignoramos as mensagens que o corpo nos envia facilitamos a doença e acaba sendo inevitável adquirir qualquer transtorno. Todos nós precisamos de tempo para trabalhar um corpo saudável, oxigenado, energizado. Um tempo para nos afastarmos da correria da vida cotidiana e proporcionar ao corpo a oportunidade de recuperação. A comunicação através do corpo tornou-se mais insistente e muitas vezes necessária para estabelecer as relações, expressar pensamentos, intenções e estados de espírito. Falar com o corpo é entender que sua linguagem pode ser alterada conforme a situação vivida. A linguagem deve ter qualidade, quantidades proporcionais, consciente, colocando em prática a inteligência emocional do ser humano. Precisamos sentir as palavras, entendê-las.

          Cada gesto pode levar a diferentes interpretações e através de sinais pode ser compreendida, pode ser enganosa, tornando-se uma ferramenta muito poderosa e perigosa. Pode ser o bem e o mal, dependendo dos diferentes níveis de complexidade. Falar com o corpo é aperfeiçoar as ações, melhorar capacidades e mostrar quem você é realmente e suas intenções. A linguagem corporal como ferramenta é uma forma de aperfeiçoamento das atuações levando a interpretação e conhecimento, essenciais para a credibilidade da informação transmitida. A comunicação acontece muito mais por gestos do que pela palavra falada, através de expressões faciais, por movimentos do corpo. A palavra falada, a verbalização acontece numa pequena parte do tempo pelas emoções, os ruídos, os tons de voz.
          O corpo é testemunha e parceiro de experiências enriquecedoras com uma linguagem própria, permitindo expressar os pensamentos, as emoções e as reações instintivas, tendo como objetivo atingir a estrutura da personalidade, mudar os estados emocionais, até mesmo perceber as necessidades espirituais, através dos conflitos, dos desejos e das lutas diárias. Esse corpo faz parte de cada Ser, ele nasce, cresce e morre. Participa de uma engrenagem perfeita, mas que falha, dando sinais de quando a saúde não vai bem. . O corpo é o espelho revelador do inconsciente, é a projeção de nossa mente.  Precisamos aprender a viver e envelhecer, agir de forma inteligente.

"Nosso corpo é antes de tudo, um centro de informações para nós mesmos. É uma linguagem que não mente" (Pierre Weil, 2001)
        
  A linguagem corporal conjuga a compreensão do conhecimento dos gestos e movimentos, é imprescindível para uma comunicação harmônica que ajuda nas relações, no comportamento humano. Pode estar contando uma história, é capaz de mostrar o estado de equilíbrio do sujeito, de apontar mudanças necessárias para reatar o contato com o equilíbrio, instintos, sentimentos ou pensamentos. A linguagem corporal nos leva a possibilidades, de mostrar as capacidades, a aprendizagem de dominar nossos instintos, nossas emoções e nossas razões. Encontrar o equilíbrio com o significado de amor e descobrirmos que somos membros de um só corpo.

Referência Bibliográfica:
 WEIL, Pierre. O Corpo Fala: A linguagem Silenciosa da Comunicação Não-Verbal. 27. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário