Século XXI, muito imaginado nos filmes dos anos 80, onde já esperávamos grandes revoluções, elas vieram, mas a escola ainda não acompanhou essas evoluções, ou as poucas escolas que tentam, ainda são bastante tímidas.
Não estou falando de prédios arrojados, com design futurista, hoje estou falando do básico: escola adaptada para qualquer aluno, professores e alunos em sinergia, e conteúdo dinâmico. Pegando esses três pontos vemos que as escolas ainda estão no Século XVIII.
Hoje os alunos estão completamente inseridos no Século XXI, mas nossos professores ainda estão trabalhando como no século XX, ou talvez XIX, e a estrutura escolar, o currículo escolar, ainda é pautado no Século XVIII. Mas como podemos alinhar tudo isso? Não é fácil, mas dá para fazer!
A escola ainda está "obrigando" o aluno a aprender um conteúdo, onde ele irá utilizar sua grande parte apenas para o vestibular. Conteúdo é importante, mas o aluno de hoje precisa ser instigado constantemente a participar da aula. Mas a forma como essa aula é dada, é instigante ao aluno?
Ao invés de aprender Ciências/Biologia apenas na sala de aula, vamos para o laboratório, vamos conhecer um ecossistema? Vamos aprender História visitando museus, indo a lugares importantes, conversando com algumas personalidades? Que tal estudar Geografia utilizando o Google Mapas? Calculadora e planilhas eletrônicas auxiliam no ensino de Matemática!
Os professores precisam visualizar que o ambiente digital, hoje, é um grande aliado para trazer o aluno para dentro da aula, há várias possibilidades de utilizar as diversas ferramentas que a internet fornece para as mais variadas disciplinas, mas é preciso direcionar o aluno para isso, e também capacitar os educadores para que eles saibam como utilizar essas ferramentas. Essa transformação já está acontecendo em algumas escolas. O que precisamos é pensar em fazer diferente do que deu errado, é pensar fora caixa!
Que tal utilizar blogs, fóruns e o WhatsApp para transformar a rotina da sua turma?
Até semana que vem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário