Mostrando postagens com marcador avaliação psicomotora. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador avaliação psicomotora. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 31 de maio de 2016

Importância da Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem

Sempre que se fala em Psicomotricidade o primeiro pensamento que vem à mente relaciona-se com a capacidade que o ser humano tem para executar um movimento e, por conseguinte, o desenvolvimento do corpo, muitas vezes associada à prática do desporto e da Educação Física.

Mas, na realidade, a Psicomotricidade é uma ciência que está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, sendo, deste modo, sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelectoe o afeto.
A psicomotricidade é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio. É um instrumento privilegiado através do qual a consciência se forma e se materializa.
A educação psicomotora é fundamental na vida da criança, e está refletida no histórico de vida do sujeito, podendo observar-se a PARTIR daí, o desenvolvimento da criança, o seu relacionamento com o mundo, a sua interação com as pessoas, a forma como pensa e como atua, expressando as suas sensações e sentimentos, e utilizando o corpo como instrumento rico e significativo para a comunicação.
Este trabalho inicia-se na Educação Infantil, onde as crianças ainda se encontram em fase de experimentações corporais, onde iniciam as descobertas espaciais, temporais e tónicas.
Todas as atividades devem trabalhar as bases psicomotoras, sendo estas: a tonicidade, anoção do corpo, a equilibração, a lateralidade, a estruturação espácio-temporal, a praxia global e a praxia fina. Estas devem ser inseridas e integradas de acordo com a faixa etária.
O desenvolvimento dos fatores psicomotores, permite à criança uma melhoria da postura, da dissociação dos movimentos, da coordenação global dos movimentos, da motricidade fina, do ritmo discriminação táctil, visual e auditivo, da integração das estruturas espaciais e temporais, do aumento da capacidade de atenção e concentração.
A educação psicomotora deve incidir, essencialmente, para crianças até aproximadamente os 7/8 anos de idade, sendo um período fundamental do desenvolvimento infantil, no qual a criança tem necessidade de agir e EXPERIMENTAR para adquirir o conhecimento, favorecendo a maturação psicológica por meio da motricidade, do agir e do brincar, que são a base do desenvolvimento do pensamento.
A Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem pode trabalhar os seguintes fatores, com os seus objetivos:
  • Tonicidade: relaxação ativa e passiva;
  • Equilibração: equilíbrio estático e dinâmico;
  • Noção do corpo: conhecimento do próprio corpo e do corpo de outrem; noções espaciais do próprio corpo e do de outrem; interiorização da imagem corporal; coordenação, caligrafia, leitura harmoniosa, gestual, ritmo de leitura (frase, palavra), imitação, entre outros;
  • Lateralidade: identificação da dominância lateral; reconhecimento da direita e da esquerda; ordenação espacial, direção gráfica, ordem das letras e dos números; discriminação visual; estruturação espácio-temporal; noções espaciais e temporais; estruturação rítmica; perceção visual e auditiva; identificação de ruídos e sons; identificação e combinação de letras e números (modalidades visuais, auditivas e cinestésicas); noções de esquerda e direita, alto e baixo (b / p; n / u; ou / on), dentro e fora (espaço para escrita: progressão/grandeza, classificação/seriação, orientação/cálculos);
  • Praxia global e fina: perturbações do grafismo (motora fina); manipulação / preensão.
No que se refere à aprendizagem da leitura e da escrita, as relações existentes, entre estas e o aumento do potencial psicomotor da criança proporcionam condições favoráveis às aprendizagens escolares.
A aprendizagem da escrita é especialmente, um processo de relação preceptivo-motora, pois os sinais gráficos devem ser transcritos para o papel de forma organizada, seguindo o tempo e o espaço.
Pode-se concluir, portanto, que as contribuições da psicomotricidade na aquisição da pré-escrita estão relacionadas com o domínio do gesto, com a estruturação espacial e a orientação temporal que são os três fundamentos básicos da escrita, os quais supõem: uma direção gráfica (escrevemos horizontalmente da esquerda para a direita); noções de cima e baixo (n e u); de esquerda e direita e de oblíquas e curvas (g); e noção de antes e depois.
A realização de exercícios de pré-escrita e de grafismo são necessários para a aprendizagem das letras e dos números, com a finalidade de permitir à criança atingir o domínio do gesto e do instrumento, a perceção e a compreensão da imagem a reproduzir. Esses exercícios são desenvolvidos através de atividades puramente motoras ou de grafismo.
“Brincar com a criança não é perder tempo, é ganha-lo; se é triste vê-los sem escola, mais triste ainda é vê-los, sentados e enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do Homem.” Drummond

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Estimulação psicomotora utilizada em crianças com atraso no desenvolvimento

estimulacao-psicomotora
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O termo “dificuldade de aprendizagem” começou a ser usado na década de 60 e até hoje é confundido por pais e professores com uma simples desatenção em sala de aula.

Mas a dificuldade, na verdade, é um distúrbio que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais, afetando crianças em época escolar. Para prevenir problemas na aprendizagem infantil, surgiu a psicomotricidade, uma ciência que atua no desenvolvimento do indivíduo em todas suas fases, englobando os campos da Neurologia, da Psicologia e da Pedagogia. Isso acontece porque a psicomotricidade, preocupando-se com a relação entre o indivíduo e o seu corpo, considera não só aspectos motores, mas os cognitivos e sócio-afetivos que constituem o sujeito.

Para a terapeuta ocupacional Lígia Barbosa de Oliveira e a fisioterapeuta Patrícia de Fátima Silva, estimulação psicomotora é a possibilidade de se oferecer à criança acesso a todas as etapas de aprendizagem necessárias no processo de alfabetização, por meio de experiências psicomotoras que criam facilitadores no caminho de aquisições, até estar apta a integralizar esses aprendizados. Tanto que a psicomotricidade pode atuar em crianças com prematuridade e bebês de alto risco, crianças com dificuldades e atrasos no desenvolvimento global, pessoas com deficiência sensoriais, motoras, mentais ou psíquicas, dificuldades de aprendizagem, entre outros.

Dentro do processo de reabilitação, a terapia ocupacional e a fisioterapia têm se tornado importantes aliadas na atuação sobre esses distúrbios, pois utilizam como um dos recursos terapêuticos a estimulação psicomotora, o que contribui para um desenvolvimento harmônico do indivíduo. “É necessário que a criança passe por todas as etapas de seu desenvolvimento. A criança que pula etapas do desenvolvimento, independente de sua causa, com certeza, estará mais propícia a apresentar alguma dificuldade no processo de alfabetização”, revela a terapeuta ocupacional Lígia Barbosa.

A profissional destaca que a fase importante para trabalhar com todos os aspectos do desenvolvimento motor, intelectual e socioemocional é até oito anos.

“É nesse período que se instalam as principais dificuldades em todas as áreas de relação com o meio e que, se não forem exploradas e trabalhadas a tempo, certamente trarão prejuízos como dificuldades na escrita, na leitura, na fala, na socialização, entre outros. Após esse período há um refinamento de suas capacidades básicas, possível apenas com a boa integridade de suas condutas motoras, intelectuais, emocionais e que, aqui, consideramos como condutas psicomotoras”, esclarece.

Ou seja, a estimulação psicomotora atua tanto na prevenção e tratamento das dificuldades quanto para a exploração do potencial ativo de cada um. “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da lateralidade, do ritmo utilizando como instrumento brinquedos, jogos e brincadeiras que proporcionam maior disponibilidade das crianças em realizar as atividades psicomotoras com qualidade”, explica Lígia.
 
 
PARTICIPE DO CURSO "AVALIAÇÃO PSICOMOTORA"  COM A FGA. FÁTIMA ALVES.


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Coluna do dia: Fátima Alves - Ah! O corpo em movimento


Ah! O corpo em movimento. Numa profunda sintonia rítmica, que nos faz cantar melodias e que nos levam a transformações. Denotando uma autonomia espontânea que acaba qualificando cada movimento realizado, levando a comportamentos que facilitam ideias, decisões e dão sentidos a existência deste corpo. Aprendemos a tirar este corpo de um casulo, sem que a casca seja destruída para continuar nos protegendo e assim criar asas para voar e mostrar onde podemos ficar e o que podemos usar. Usamos linguagens, muitas vezes linguagens silenciosas, mas não deixando de se comunicar para revelar os verdadeiros sentimentos e inúmeros pensamentos que nos levarão a vibrações fugazes, transmitindo inconfundíveis significados de cada interesse, de desejos, da inteligência e da compreensão de cada gesto. O corpo se reconhece, organiza-se para chegar a uma consciência, passando a ser o espelho da sua alma, entendendo suas pulsações rítmicas e as dilatações que vão traduzir e demonstrar toda a dimensão de cada comportamento, refletindo os encontros e desencontros para ser dito onde estamos falhando. Quando o corpo sofre alterações, recarrega através de desajustes, apresentando sintomas que o levará ao desamparo, nos fazendo a mudar a história de expressões, manifestações e da própria origem. Precisamos cuida-lo ou mesmo trata-lo quando for necessário. O corpo tem que dizer o que sente, ele é um lugar de expressões e precisamos permitir que sinta e interprete mostrando o que sente. Mesmo que seja a dor. A dor vai embora e no tempo certo será substituída por outras coisas. Precisamos desejar que sejam coisas boas. Todo corpo tem que aprender a partilhar, como também tem que correr riscos para representar o que faz bem e o que faz mal. Ele tem que declamar poesias através de cada gesto que o levará a cantar e caminhar gerações de sentimentos.

Ah! O corpo em movimento. Ele comunica, representa, conhece e decide aprender percursos que o levarão a compreender e interpretar cada reação desencadeada para fazê-lo crescer. Ele pode errar, pode ser modificado e revelar estes erros e estas modificações, levando a desvendar as reações silenciosas. Ele fala, ele dá sinais, desvenda, reage para proporcionar equilíbrio e assim dar significados e conforto as suas realizações que irão revelar e fazer projetar as emoções. Precisamos ser intencionais para mostrar nossas personalidades e observar as capacidades de concretização dos objetivos, da ousadia de sonhar e da ânsia em fazer o bem e assim amar incondicionalmente o próximo. Ele deve ser e se tornar uma fonte de inspiração para construção de conhecimentos, aprendizagens e conseguir demonstrar algo produtivo para o bem comum e trilhar numa estrada onde para aprender que conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria.

Ah! O corpo em movimento que leva as relações e consegue atravessar a fronteira do estranhamento, medindo a grandeza de cada sentimento, estimulando o tempo como uma possibilidade para o sujeito se potencializar na busca de um encontro com a vida. O corpo pulsa, vive das emoções que surgem acreditando no encontro consigo mesmo e levando a consciência de si, do outro e do mundo. Esse corpo existe, num sentido de existência. Se inscreve na cena imperativa da vida e inaugura como espaço e tempo para recordar várias reações vividas, sentidas e vistas como espetáculo de expressão e instrumento único para nunca ser esquecido. O corpo tem suas razões e é uma razão, uma multiplicidade de vários sentidos e sentimentos, que crê, dança, se mostra e que faz ressoar dentro de nós uma sustentação filosófica para forças irredutíveis, indo em busca de caminhos que levem a pensamentos e lembranças importantes em nossas vidas. O corpo busca anjos e faz das descobertas uma alegria celeste. Nos capacita para a arte de ouvir, nos sensibiliza para o respeito e nos faz perceber as lágrimas visíveis e as que nunca foram choradas. Precisamos cuidar e não ser descuidados, ter atitudes e atenção e nos responsabilizar e envolver o afeto naquilo que fazemos, para entender que a verdade é ser feliz e não se acomodar para achar que a infelicidade, é quase ser feliz. O corpo tem memórias. Não faz esquecer porque tem coração. Ele se ilumina com um sorriso ou um gesto inesperado. Traduz sempre em palavras seus sentimentos e envia para quem lhe faz bem e nunca se esquece que doces lembranças quando materializadas levam a momentos inesquecíveis.

Ah! O corpo em movimento. Ele acredita que nada existe sem amor, que ele pode mostrar o caminho a alguém, trazer paixão, fazer descobrir que seu coração não vive sem carinho. Se vê cercado de afeto e amor sólidos e duráveis, com ventos que sopram e conseguem levar um beijo carinhoso e eterno aos pensamentos para que quando existir uma distância não apague uma existência. O corpo mostra que o mundo está na emoção de muitas buscas e caminhadas. Nos faz aprender a caminhar por muitas vielas e faz as emoções emergirem da alma e agir, mostrando as possibilidades que tem e que podem ser criadas para transformar em pura sabedoria a existência de uma bondade, muito mais do que a maldade. O corpo leva a difusão do conhecimento e ao entendimento do sujeito com o seu meio abordando a atenção, para chegar a organização do pensamento. Dando qualidade a este corpo, conseguimos articular dimensões de corporeidade no processo de aprendizagem, um entrelaçamento entre corpo e subjetividade, facilitando o entendimento e a inter-relação de fatores internos e externos que capacitam e potencializam um ser criativo através da prática, buscando a funcionalidade desse corpo em movimento, promovendo o conhecimento dos aspectos neuromotores, cognitivos e subjetivos, atrelados ao desenvolvimento psicomotor infantil

Ah! O corpo em movimento que traz a psicomotricidade como alma para sua reestruturação, trazendo a tona sua essência e representação para um ser integral, enquanto corpo, alma e espírito. É uma expressão artística executando no palco da vida de passos cadenciados e que transmite sensações e sentimentos. Todo movimento deve permitir ao homem adorar-se e adorar o outro, a transformar e causar enormes sensações. Todo movimento é a interpretação de todos os passos e compassos da vida. O movimento interage, colabora e se expressa na construção de uma permanência da essência do ser em movimento na busca de habilidades que irão transformar cada ação numa expressão cheia de intelectualidade, verdade, consciência e intenção. O corpo é produzido para se adequar na construção de afetos e da existência humana.

Até a próxima!


Email: fatimaalves2003@ig.com.br
Blog: http://psicomotricidade1.blogspot.com/
Facebook: Fátima Alves – Rio de Janeiro
Fanpage: http://www.facebook.com/corpoacaoeemocaofatimaalves


A coluna da Fátima Alves é publicada quinzenalmente.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Curso Avaliação Psicomotora



Data: 07 de fevereiro de 2015
Local: Estácio - Avenida Nossa Senhora de Sabará, 765 - Chácara Flora, São Paulo - SP (estacionamento gratuito no local) (como chegar - mapa) 
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 98832 6047 (oi) | (21) 98189 1109 (Tim)
Carga Horária do certificado de participação: 8 horas.

PÚBLICO ALVO:
Fonoaudiólogos, Psicomotricistas, Professores, Psicólogos, Psicopedagogos, Terapeuta Ocupacional, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos eEstudantes de Graduação e/ou Pós e demais interessados no assunto, além de profissionais das áreas de saúde e educação.

OBJETIVO:
Conhecer as diversas possibilidades de avaliação qualitativa e quantitativa das habilidades psicomotoras .


CRONOGRAMA (sujeito a alterações):

9h às 10h - Credenciamento
10h às 12h30 - Palestra
12h30 às 14h - Almoço Livre
14h às 17h - Palestra
17h - Encerramento com sorteio de brindes e entrega dos certificados


PROGRAMA DO CURSO:
_ Introduzir os alunos num corpo conceptual que permita enquadrar a diferenças entre Observação e Avaliação.
_ Saber avaliar os diferentes fatores psicomotores (funcional);
_ Saber observar os diferentes parâmetros psicomotores (relacional);
_ Descrever uma avaliação/diagnóstico psicomotor.

Fátima Alves - Fonoaudióloga, Psicomotricista titulada pela SBP, Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente da Pós-graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada. Orientadora de monografia dos cursos de Psicomotricidade e Arteterapia da AVM Faculdade Integrada. Professora dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP. Presidente da ABP, gestão 2008/2010. Autora dos livros da WAK Editora: “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”; “Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com Amor e União” e “Psicomotricidade e o Idoso” entre outros.



INVESTIMENTO até 20/12/2014 (para pagamento até a data limite e limitado a capacidade total do auditório) - de R$ 200,00 por:

R$ 120,00 - individual (cartão) 
R$ 90,00 - individual (depósito)
R$ 80,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 3 pessoas



INSCRIÇÕES: www.creativeideias.com.br