Local: Rio de Janeiro
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 98832 6047
Carga Horária: 96h
Duração do curso: Maio à Dezembro de 2015 em 8 módulos.
PÚBLICO ALVO:
Professores, Mediadores (Estagiários,
Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Psicólogos, Terapeuta
Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação
e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com
autistas.
CRONOGRAMA:
22 e 23 de maio - módulo 1;
26 e 27 de junho - módulo 2;
24 e 25 de julho - módulo 3;
14 e 15 de agosto - módulo 4;
11 e 12 de setembro - módulo 5;
2 e 3 de outubro - módulo 6;
6 e 7 de novembro - módulo 7;
4 e 5 de dezembro - módulo 8.
26 e 27 de junho - módulo 2;
24 e 25 de julho - módulo 3;
14 e 15 de agosto - módulo 4;
11 e 12 de setembro - módulo 5;
2 e 3 de outubro - módulo 6;
6 e 7 de novembro - módulo 7;
4 e 5 de dezembro - módulo 8.
Horário:
Sexta
16h às 17h - Credenciamento | Secretaria
17h às 20h - Curso
Sábado
8h às 8h30 - Credenciamento | Secretaria
8h30 às 17h30 - Curso com intervalo para almoço.
OBJETIVO:
Apresentar e discutir bases teóricas e práticas que fundamentam uma intervenção em Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com desenvolvimento atípico.O curso fornece aos alunos embasamento teórico e ferramentas para a aplicação de alguns princípios da análise do comportamento aplicada, aprimorando as práticas de cada profissional.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1 | Conceitos Básicos e Introdução a Terapia ABA
Carga Horária: 12hO módulo 1 tem o objetivo de ensinar os princípios básicos da Ciência do Comportamento que fundamentam a avaliação e a intervenção. Além disto, neste módulo são abordadas as características diagnósticas do TEA e é feita uma introdução à Terapia ABA.
Atualizações sobre os Transtornos de Espectro Autistaa) DSM V
Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento - Conceitos Básicosa) Filosofia Behaviorista Radical
b) Comportamento Respondente
c) Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção
d) Esquemas de Reforçamento e Modelagem
e) Operações Motivadoras
f) Controle de estímulos: Discriminação e Generalização
g) Comportamento Verbal
Introdução à Terapia ABA: Um panorama da áreaa) O que é Terapia ABA: Características
Módulo 2 | Avaliação do Comportamento
Carga Horária: 12h
O módulo 2 aborda a Avaliação
Comportamental. Neste módulo, é discutida a realização da avaliação do
repertório do cliente em termos de métodos, instrumentos utilizados e
habilidades a serem observadas. Os critérios de seleção dos
comportamentos-alvo que devem ser prioridades para intervenção e o
desenvolvimento de um Plano de Ensino Individualizado (PEI) também são
discutidos.
Definição de Avaliação Comportamentala) Objetivos da Avaliação
b) Características da Avaliação
Métodos de Avaliaçãoa) Tipos de Medidas de Comportamento
b) Procedimentos para Medir Comportamento
Avaliação Iniciala) Instrumentos e Habilidades Básicas
Programa de ensino Individualizado (PEI)a) Determinando os objetivos da Intervenção
Definição de Avaliação Comportamentala) Objetivos da Avaliação
b) Características da Avaliação
Métodos de Avaliaçãoa) Tipos de Medidas de Comportamento
b) Procedimentos para Medir Comportamento
Avaliação Iniciala) Instrumentos e Habilidades Básicas
Programa de ensino Individualizado (PEI)a) Determinando os objetivos da Intervenção
Módulo 3 | Manejo de Comportamentos-Problema
Carga Horária: 12h
O módulo 3 aborda a avaliação e
intervenção em comportamentos-problema. O termo "comportamento-problema"
se refere a déficits ou excessos comportamentais que podem prejudicar o
cliente, suas interações e atrapalhar o desenvolvimento de novas
aprendizagens. Neste módulo, são descritas diferentes maneiras de
analisar e desenvolver estratégias para lidar com
comportamentos-problema, como, por exemplo, birras, lesões e
dificuldades alimentares.
O que é Comportamento-Problema
a) Tipos e Funções Comuns de Comportamentos-Problema
Avaliação de Comportamentos-Problema
a) Características da Avaliação Funcional
b) Métodos de Avaliação
Estratégias para Intervenção em Comportamentos-Problema
a) Reforçamento Diferencial
b) Estratégias Antecedentes
c) Estratégias Consequentes
O que é Comportamento-Problema
a) Tipos e Funções Comuns de Comportamentos-Problema
Avaliação de Comportamentos-Problema
a) Características da Avaliação Funcional
b) Métodos de Avaliação
Estratégias para Intervenção em Comportamentos-Problema
a) Reforçamento Diferencial
b) Estratégias Antecedentes
c) Estratégias Consequentes
Módulo 4 | Fortalecimento de Repertório Comportamental e Tentativas Discretas
Carga Horária: 12h
O módulo 4 aborda os princípios de
ensino da análise do comportamento aplicada. Este módulo descreve
estratégias estruturadas de fortalecimento de repertório comportamental,
particularmente o ensino por tentativas discretas, focando na
aplicação, registro dos dados e análise dos resultados da intervenção.
Estratégia de Ensino
a) Modelagem e Esvanecimento
b) Encadeamento
c) Imitação
Princípios de Ensino
a) Avaliação Constante
b) Ensino Personalizado
c) Aprendizagem sem erros
Ensino por Tentativas Discretas
a) Elementos da Tentativa Discreta
b) Registro de Desempenho e Análise dos dados
Estratégia de Ensino
a) Modelagem e Esvanecimento
b) Encadeamento
c) Imitação
Princípios de Ensino
a) Avaliação Constante
b) Ensino Personalizado
c) Aprendizagem sem erros
Ensino por Tentativas Discretas
a) Elementos da Tentativa Discreta
b) Registro de Desempenho e Análise dos dados
Módulo 5 | Ensino em Ambiente Natural e Generalização
Carga Horária: 12h
O módulo 5 continua os temas iniciados
no módulo IV sobre estratégias e princípios de ensino. A ênfase deste
módulo é o desenvolvimento de repertório complexo e o ensino em ambiente
natural, fundamental para a generalização das habilidades aprendidas
pelo cliente.
Tornando o Ensino Complexo
a) Programas Complexos em Tentativa Discreta
Ensino em Ambiente Natural
a) Elementos Fundamentais
b) Programando Ensino em Ambiente Natural
Outras Estratégias de Ensino
a) Vídeo-modelação
b) História Social
c) Economia de Fichas
Generalização
a) Transferindo o Comportamento para Novos Contextos
b) Programando a manutenção do Comportamento
Tornando o Ensino Complexo
a) Programas Complexos em Tentativa Discreta
Ensino em Ambiente Natural
a) Elementos Fundamentais
b) Programando Ensino em Ambiente Natural
Outras Estratégias de Ensino
a) Vídeo-modelação
b) História Social
c) Economia de Fichas
Generalização
a) Transferindo o Comportamento para Novos Contextos
b) Programando a manutenção do Comportamento
Módulo 6 | Comportamento Verbal
Carga Horária: 12h
O módulo 6 retoma os princípios básicos
relacionados ao comportamento verbal para discutir o desenvolvimento de
habilidades básicas e avançadas de linguagem. Neste módulo, são
abordados programas de ensino de habilidades de comunicação como
solicitar verbalmente, descrever o mundo ao redor e iniciar e manter
conversação. Além disto, são abordadas estratégias de comunicação
alternativa.
Comportamento Verbal
a) Linguagem como Comportamento
b) Etapas do Desenvolvimento Verbal
c) Operantes Verbais
Ensino de Comportamento Verbal
a) Compreensão de Linguagem: Comportamento de Ouvinte
b) Expressão de Linguagem: Comportamento de Falante
c) Comunicação Alternativa
Linguagem e Interação Social
a) Iniciando e mantendo conversação
Comportamento Verbal
a) Linguagem como Comportamento
b) Etapas do Desenvolvimento Verbal
c) Operantes Verbais
Ensino de Comportamento Verbal
a) Compreensão de Linguagem: Comportamento de Ouvinte
b) Expressão de Linguagem: Comportamento de Falante
c) Comunicação Alternativa
Linguagem e Interação Social
a) Iniciando e mantendo conversação
Módulo 7 | Atividades de Vida Diária, Repertório Social e de Brincar
Carga Horária: 12h
No módulo 7 são apresentados os
procedimentos para o desenvolvimento das atividades de vida diária (ex:
treino de toilet), iniciação e manutenção de interação social, além de
habilidades de brincar sozinho e em grupo.
Atividades de Vida Diária
a) Análise de tarefas e Encadeamento
b) Atividades de Auto-cuidado
Repertório Social e de Brincar
a) Atenção Compartilhada
b) Iniciando e Mantendo Interações Sociais
c) Repertório Social Complexo: Empatia, Negociação, Cooperação
d) Ensinando Habilidades de Brincar
e) Tipos de Brincadeira
f) Brincar Sozinho e em Grupo
Atividades de Vida Diária
a) Análise de tarefas e Encadeamento
b) Atividades de Auto-cuidado
Repertório Social e de Brincar
a) Atenção Compartilhada
b) Iniciando e Mantendo Interações Sociais
c) Repertório Social Complexo: Empatia, Negociação, Cooperação
d) Ensinando Habilidades de Brincar
e) Tipos de Brincadeira
f) Brincar Sozinho e em Grupo
Módulo 8 | Inclusão Escolar, Habilidades Acadêmicas e Gerenciamento de Equipe
Carga Horária: 12h
O módulo 8 apresenta estratégias e
procedimentos para o processo de inclusão escolar. Desta forma, são
discutidos os parâmetros da inclusão e o desenvolvimento de habilidades
acadêmicas básicas. O gerenciamento da equipe que envolve pais,
terapeutas e profissionais também é abordado neste módulo.
Inclusão Escolar
a) Parâmetros e Procedimentos para Inclusão Escolar
b) Desenvolvimento de um Plano de Ensino Individualizado
c) Produção de Material Adaptado
d) Papel do Facilitador na escola
Habilidades Acadêmicas Básicas
a) Leitura, Escrita e Matemática
Gerenciamento de Equipes
a) Desenvolvimento de Objetivos Comuns
Inclusão Escolar
a) Parâmetros e Procedimentos para Inclusão Escolar
b) Desenvolvimento de um Plano de Ensino Individualizado
c) Produção de Material Adaptado
d) Papel do Facilitador na escola
Habilidades Acadêmicas Básicas
a) Leitura, Escrita e Matemática
Gerenciamento de Equipes
a) Desenvolvimento de Objetivos Comuns
COORDENAÇÃO:
Robson Brino Faggiani -
Doutor em Psicologia Experimental (USP), Especialização em Terapia
Comportamental e Cognitiva (USP) e Mestrado em Psicologia Experimental
(USP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa
Catarina, . Tem experiência na área de Docência e Intervenção em
Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia
clínica, programação de condições de ensino, problemas de aprendizagem,
psicologia e saúde, atendimento a crianças no Transtorno do Espectro
Autista, orientação a novos terapeutas. CRP: 06/80512
PROFESSORES:
Ariene Coelho -
Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São
Paulo; Pesquisadora membro do Laboratório de Estudos de Operantes
Verbais (LEOV) no Departamento de Psicologia Experimental da USP;
Especialista em clinica comportamental pelo Instituto de Terapia por
Contingências de Reforçamento - ITCR/ Campinas - SP. CRP: 06/101144
Luana Zeolla -
Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo;
Pesquisadora membro do Laboratório de Estudos de Operantes Verbais
(LEOV) no Departamento de Psicologia Experimental da USP; Especialista
em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo. Treinamento no
atendimento de crianças com desenvolvimento atípico pelo MIlwaukee
Center for Independence-MCFI (USA). CRP: 06/106295
Robson Brino Faggiani -
Doutor em Psicologia Experimental (USP), Especialização em Terapia
Comportamental e Cognitiva (USP) e Mestrado em Psicologia Experimental
(USP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de
Santa Catarina, . Tem experiência na área de Docência e Intervenção em
Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia
clínica, programação de condições de ensino, problemas de aprendizagem,
psicologia e saúde, atendimento a crianças no Transtorno do Espectro
Autista, orientação a novos terapeutas. CRP: 06/80512
OBSERVAÇÃO: Se, por motivo
de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos
palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica
ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por
outro profissional, ou a remarcação do módulo.
INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite):
* Parcelas pré-datadas a cada 30 dias,
fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. As
parcelas se encerram antes da finalização do curso (parcelas
decrescentes em relação a data de finalização do curso).
Nenhum comentário:
Postar um comentário