terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Curso de Aprimoramento em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) - Intervenções para desenvolvimento atípico


 Local: Rio de Janeiro

E-mail: contato@creativeideias.com.br

Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 98832 6047

Carga Horária: 96h

Duração do curso: Maio à Dezembro de 2015 em 8 módulos.



PÚBLICO ALVO:

Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com autistas.


CRONOGRAMA:

22 e 23 de maio - módulo 1;

26 e 27 de junho - módulo 2;

24 e 25 de julho - módulo 3;

14 e 15 de agosto - módulo 4;

11 e 12 de setembro - módulo 5;

2 e 3 de outubro - módulo 6;

6 e 7 de novembro - módulo 7;

4 e 5 de dezembro - módulo 8.


Horário:

Sexta
16h às 17h - Credenciamento | Secretaria
17h às 20h - Curso

Sábado
8h às 8h30 - Credenciamento | Secretaria
8h30 às 17h30 - Curso com intervalo para almoço.


OBJETIVO:

Apresentar e discutir bases teóricas e práticas que fundamentam uma intervenção em Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com desenvolvimento atípico.

O curso fornece aos alunos embasamento teórico e ferramentas para a aplicação de alguns princípios da análise do comportamento aplicada, aprimorando as práticas de cada profissional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


Módulo 1 | Conceitos Básicos e Introdução a Terapia ABA

Carga Horária: 12h
O módulo 1 tem o objetivo de ensinar os princípios básicos da Ciência do Comportamento que fundamentam a avaliação e a intervenção. Além disto, neste módulo são abordadas as características diagnósticas do TEA e é feita uma introdução à Terapia ABA.

Atualizações sobre os Transtornos de Espectro Autistaa) DSM V

Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento - Conceitos Básicos
a) Filosofia Behaviorista Radical
b) Comportamento Respondente
c) Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção
d) Esquemas de Reforçamento e Modelagem
e) Operações Motivadoras
f) Controle de estímulos: Discriminação e Generalização
g) Comportamento Verbal

Introdução à Terapia ABA: Um panorama da área
a) O que é Terapia ABA: Características



Módulo 2 | Avaliação do Comportamento

Carga Horária: 12h
O módulo 2 aborda a Avaliação Comportamental. Neste módulo, é discutida a realização da avaliação do repertório do cliente em termos de métodos, instrumentos utilizados e habilidades a serem observadas. Os critérios de seleção dos comportamentos-alvo que devem ser prioridades para intervenção e o desenvolvimento de um Plano de Ensino Individualizado (PEI) também são discutidos.

Definição de Avaliação Comportamental
a) Objetivos da Avaliação
b) Características da Avaliação

Métodos de Avaliação
a) Tipos de Medidas de Comportamento
b) Procedimentos para Medir Comportamento

Avaliação Inicial
a) Instrumentos e Habilidades Básicas

Programa de ensino Individualizado (PEI)
a) Determinando os objetivos da Intervenção

Módulo 3 | Manejo de Comportamentos-Problema

Carga Horária: 12h
O módulo 3 aborda a avaliação e intervenção em comportamentos-problema. O termo "comportamento-problema" se refere a déficits ou excessos comportamentais que podem prejudicar o cliente, suas interações e atrapalhar o desenvolvimento de novas aprendizagens. Neste módulo, são descritas diferentes maneiras de analisar e desenvolver estratégias para lidar com comportamentos-problema, como, por exemplo, birras, lesões e dificuldades alimentares.

O que é Comportamento-Problema
a) Tipos e Funções Comuns de Comportamentos-Problema

Avaliação de Comportamentos-Problema

a) Características da Avaliação Funcional
b) Métodos de Avaliação

Estratégias para Intervenção em Comportamentos-Problema
a) Reforçamento Diferencial
b) Estratégias Antecedentes
c) Estratégias Consequentes


Módulo 4 | Fortalecimento de Repertório Comportamental e Tentativas Discretas

Carga Horária: 12h
O módulo 4 aborda os princípios de ensino da análise do comportamento aplicada. Este módulo descreve estratégias estruturadas de fortalecimento de repertório comportamental, particularmente o ensino por tentativas discretas, focando na aplicação, registro dos dados e análise dos resultados da intervenção.

Estratégia de Ensino
a) Modelagem e Esvanecimento
b) Encadeamento
c) Imitação

Princípios de Ensino
a) Avaliação Constante
b) Ensino Personalizado
c) Aprendizagem sem erros

Ensino por Tentativas Discretas
a) Elementos da Tentativa Discreta
b) Registro de Desempenho e Análise dos dados


Módulo 5 | Ensino em Ambiente Natural e Generalização

Carga Horária: 12h
O módulo 5 continua os temas iniciados no módulo IV sobre estratégias e princípios de ensino. A ênfase deste módulo é o desenvolvimento de repertório complexo e o ensino em ambiente natural, fundamental para a generalização das habilidades aprendidas pelo cliente.

Tornando o Ensino Complexo
a) Programas Complexos em Tentativa Discreta

Ensino em Ambiente Natural
a) Elementos Fundamentais
b) Programando Ensino em Ambiente Natural

Outras Estratégias de Ensino

a) Vídeo-modelação
b) História Social
c) Economia de Fichas

Generalização
a) Transferindo o Comportamento para Novos Contextos
b) Programando a manutenção do Comportamento


Módulo 6 | Comportamento Verbal

Carga Horária: 12h
O módulo 6 retoma os princípios básicos relacionados ao comportamento verbal para discutir o desenvolvimento de habilidades básicas e avançadas de linguagem. Neste módulo, são abordados programas de ensino de habilidades de comunicação como solicitar verbalmente, descrever o mundo ao redor e iniciar e manter conversação. Além disto, são abordadas estratégias de comunicação alternativa.

Comportamento Verbal
a) Linguagem como Comportamento
b) Etapas do Desenvolvimento Verbal
c) Operantes Verbais

Ensino de Comportamento Verbal
a) Compreensão de Linguagem: Comportamento de Ouvinte
b) Expressão de Linguagem: Comportamento de Falante
c) Comunicação Alternativa

Linguagem e Interação Social
a) Iniciando e mantendo conversação


Módulo 7 | Atividades de Vida Diária, Repertório Social e de Brincar

Carga Horária: 12h
No módulo 7 são apresentados os procedimentos para o desenvolvimento das atividades de vida diária (ex: treino de toilet), iniciação e manutenção de interação social, além de habilidades de brincar sozinho e em grupo.

Atividades de Vida Diária
a) Análise de tarefas e Encadeamento
b) Atividades de Auto-cuidado

Repertório Social e de Brincar
a) Atenção Compartilhada
b) Iniciando e Mantendo Interações Sociais
c) Repertório Social Complexo: Empatia, Negociação, Cooperação
d) Ensinando Habilidades de Brincar
e) Tipos de Brincadeira
f) Brincar Sozinho e em Grupo


Módulo 8 | Inclusão Escolar, Habilidades Acadêmicas e Gerenciamento de Equipe

Carga Horária: 12h
O módulo 8 apresenta estratégias e procedimentos para o processo de inclusão escolar. Desta forma, são discutidos os parâmetros da inclusão e o desenvolvimento de habilidades acadêmicas básicas. O gerenciamento da equipe que envolve pais, terapeutas e profissionais também é abordado neste módulo.

Inclusão Escolar
a) Parâmetros e Procedimentos para Inclusão Escolar
b) Desenvolvimento de um Plano de Ensino Individualizado
c) Produção de Material Adaptado
d) Papel do Facilitador na escola

Habilidades Acadêmicas Básicas

a) Leitura, Escrita e Matemática

Gerenciamento de Equipes

a) Desenvolvimento de Objetivos Comuns


COORDENAÇÃO:

Robson Brino Faggiani - Doutor em Psicologia Experimental (USP), Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e Mestrado em Psicologia Experimental (USP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, . Tem experiência na área de Docência e Intervenção em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, programação de condições de ensino, problemas de aprendizagem, psicologia e saúde, atendimento a crianças no Transtorno do Espectro Autista, orientação a novos terapeutas. CRP:  06/80512


PROFESSORES:

Ariene Coelho - Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo; Pesquisadora membro do Laboratório de Estudos de Operantes Verbais (LEOV) no Departamento de Psicologia Experimental da USP; Especialista em clinica comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR/ Campinas - SP. CRP: 06/101144

Luana Zeolla - Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo; Pesquisadora membro do Laboratório de Estudos de Operantes Verbais (LEOV) no Departamento de Psicologia Experimental da USP; Especialista em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo. Treinamento no atendimento de crianças com desenvolvimento atípico pelo MIlwaukee Center for Independence-MCFI (USA). CRP: 06/106295

Robson Brino Faggiani - Doutor em Psicologia Experimental (USP), Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e Mestrado em Psicologia Experimental (USP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, . Tem experiência na área de Docência e Intervenção em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, programação de condições de ensino, problemas de aprendizagem, psicologia e saúde, atendimento a crianças no Transtorno do Espectro Autista, orientação a novos terapeutas. CRP:  06/80512

OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional, ou a remarcação do módulo.


INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite):


ATÉ 26 DE DEZEMBRO DE 2014 - CURSO COMPLETO - 8 MÓDULOS - de R$ 1800,00 por:


* Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. As parcelas se encerram antes da finalização do curso (parcelas decrescentes em relação a data de finalização do curso).


INSCRIÇÕES: www.creativeideias.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário