por Malu Gonçalves
Até 3 meses
É
nesse período que a criança vai aprender a sustentar a cabeça. Então,
ajude-a a fortalecer os músculos do pescoço. os braços e as pernas ainda
ficam muito flexionados, como no útero. A dica é estendê-los suavemente
para alongá-los.
Brinque: coloque-a de bruços
sobre a cama ou outra superfície segura e chame sua atenção comum, objeto
sonoro, como o chocalho, fazendo-a levantar o rosto. Fora do campo de
visão do bebê, bata palmas para que ele tente localizar de onde vem o
som virando a cabeça.
Dos 3 aos 6 meses
Dos 3 aos 6 meses
O
tronco já está começando a se firmar. coloque a criança sentada em seu
colo e também na cama, com um apoio nas costas. Isso a ajudará a
desenvolver a musculatura da região. Deite o bebê de barriga para cima e
cruze suas pernas, incentivando-o a rolar sobre si mesmo.
Brinque:
crie um tapete de texturas. Deixe seu filho de bruços na cama e espalhe
objetos com diferentes toques próximos a ele para explorar o tato, que
já está mais sensível nessa fase. Vale também pendurar móbiles no berço.
Dos 6 aos 9 meses
Dos 6 aos 9 meses
A
mãos estão mais fortes e a criança consegue segurar objetos grandes.
estimule-a a transferi-los de uma mão para a outra. Lembre-se de que ela
está na fase oral e tudo é levado até a boca. Por isso, escolha
brinquedos grandes, macios, não cortantes, laváveis e que não soltem
pedaços. Algumas crianças já começam a ficar de pé nessa fase. Desça o
estrado do berço para evitar acidentes.
Brinque:
tire seu filho da cadeirinha e coloque-o no chão, dando espaço para que
possa se arrastar e engatinhar. Não se esqueça de tampar tomadas e tirar
do alcance o que possa ser puxado, como a toalha de mesa. Faça o
jogo do “um pouquinho mais longe”. Distribua objetos a uma certa
distância, começando mais próximo, incentivando seu filho a engatinhar
até eles. Cada vez que ele conseguir alcançá-los, faça festa e afaste-os
um pouco mais.
Dos 9 meses a 1 ano
Dos 9 meses a 1 ano
A
criança começa a adquirir o movimento de pinça, pegando objetos com os
dedos polegar e indicador. Ofereça tampinhas ou bolas de papel para
aprimorar a preensão, sempre sob supervisão, pois são pequenas e podem
ser engolidas. Nessa fase, você já pode ajudá-la a ficar de pé
sustentando-a pelas mãos.
Brinque: bata palmas e dê tchau para que ele imite você. Se não conseguir, ensine-o segurando as mãos dele.
De 1 ano a 1 ano e 6 meses
De 1 ano a 1 ano e 6 meses
Nessa
fase, seu filho vai conseguir andar sozinho. ajude-o a trabalhar o
equilíbrio oferecendo brinquedos que possam ser puxados ou empurrados,
como um carrinho amarrado a um barbante. a criança já tem capacidade
para utilizar papel e giz de cera grosso atóxico. ensine-a como fazer
rabiscos na folha, estimulando a coordenação motora.
Brinque:
disponibilize caixas de diferentes tamanhos e peça que seu filho
coloque umas dentro das outras. Isso ajuda a desenvolver a compreensão.
De 1 ano e 6 meses a 2 anos
De 1 ano e 6 meses a 2 anos
Já
com um pouco mais de desenvoltura e habilidade, permita que ele folheie
revistas velhas, rasgue-as e amasse as páginas, é uma ótima maneira de
estimular a coordenação motora das mãos. Fale os nomes das partes do
corpo e peça que vá apontando, uma por uma, para despertar a consciência
corporal e treinar o controle do indicador estendido quando os outros
dedos estão abaixados.
Brinque: nessa fase, toda
criança – menino ou menina – adora brincar com bola. Estimule seu filho a
chutar e fazer gol para trabalhar a agilidade das pernas.
De 2 a 3 anos
De 2 a 3 anos
Seu
filho já consegue correr, então leve-o para um parque e incentive-o a
brincar de pega-pega, dar pulos e ficar apoiado em um pé só, o que
desenvolve o equilíbrio. Também já é possível permitir que ele mesmo
lave o corpo durante o banho, o que desenvolve a coordenação, como
quando faz movimentos de sobe e desce com o sabonete. Para promover o
senso de direção e fortalecer a musculatura das pernas, outra boa opção é
o triciclo.
Brinque: monte um ateliê para
brincarem com argila, massa de modelar e tinta guache. Brincar de
artista ajuda a controlar a força na ponta dos dedos e o movimento do
punho e das mãos.
De 3 a 4 anos
De 3 a 4 anos
Chegou
a hora em que seu filho se move independentemente pela casa: sobe e
desce escadas alternando os pés, pula obstáculos e desvia de móveis.
Ajude-o a empilhar de 6 a 8 objetos, estimulando o controle neuromotor.
Brinque:
desafie-o a desenhar formas geométricas, começando pelo círculo. Assim
ele pratica a coordenação motora fina, responsável pelos movimentos mais
delicados e precisos do corpo.
De 4 a 5 anos
De 4 a 5 anos
Cada
vez mais seu filho é capaz de realizar tarefas que exigem controle
preciso do corpo. A mão, por exemplo, tem firmeza para segurar o lápis e
habilidade para desenhar um homem com três partes – cabeça, tronco e
pernas. Habitue-o a organizar os próprios pertences e a ajudar nas
tarefas da casa. Além de desenvolver o senso de responsabilidade, essa
rotina exercita a coordenação motora, como ao dobrar peças de roupa ou
guardar objetos na gaveta.
Brinque: desafie seu
filho a andar nas pontas dos pés e a imitar os animais utilizando todo o
corpo: rastejando, se for uma cobra; saltando agachado, se for um sapo,
etc.
De 5 a 6 anos
De 5 a 6 anos
A
criança já demonstra boa habilidade motora, mas ainda não tem noção de
perigo. Nessa fase irá manusear a tesoura, por isso alerte-a sobre os
cuidados necessários para não se cortar. Os reflexos estão mais rápidos e
permitem à criança defender ou agarrar a bola com as duas mãos, sem
deixá-la escapar.
Brinque: chute a gol e queimada
são duas brincadeiras novas para o repertório do seu filho. Ele já
diferencia direita e esquerda, então aproveite para treinar essas
noções.
De 6 a 8 anos
De 6 a 8 anos
A
coordenação motora fina está melhorando. Assim, seu filho vai aprender a
segurar o lápis fazendo uma pinça como polegar, o indicadoreo dedo
médio. Uma boa dica para ajudá-lo nessa tarefa é pedir que ele junte o
dedo mindinho e o anelar e, na sequência, tente segurar um lápis com os
outros três dedos. De forma natural ele conseguirá empunhá-lo.
Brinque:
que tal organizar passeios de bicicleta? Nessa fase, seu filho não terá
dificuldades em pedalar com rodinhas, pois tem o equilíbrio, o senso de
direção e a força exigidos pela atividade. Depois de adquirir mais
confiança, proponha eliminar as rodinhas, primeiro uma, depois a outra.
Não se esqueça dos equipamentos de segurança!
Fonte: Revista Crescer
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