terça-feira, 31 de março de 2015

Coluna do dia: O Desafio da Educação Inclusiva






Uma pedagogia da exclusão: Desde dos tempos mais remotos se observa na historia universal teorias e praticas sociais excludentes, principalmente, no que diz respeito à aquisição do conhecimento. 

Os indivíduos com deficiências eram vistos como “doentes” e incapazes, ocupando no imaginário das pessoas, o lugar daquele que precisa da caridade popular e da atenção especial da assistência social. Não eram vistos como pessoas com direitos sociais entre os quais se incluiu a educação. 

Nos dias de hoje, ainda se constata a dificuldade de aceitação do diferente no ambiente familiar e social, principalmente, do indivíduo com deficiências múltiplas e graves, que na escola pode apresentar dificuldades mais acentuadas de aprendizagem.  

Cada indivíduo com necessidades especiais vai requerer diferentes estratégias pedagógicas, que lhes possibilitem o acesso à herança cultural, ao conhecimento que foi construído pela sociedade e a vida produtiva: parte das condições para a inclusão e para o pleno exercício da cidadania. 

Entende-se, em geral, por inclusão, a garantia a todos de acesso ao espaço comum da vida em sociedade. Sociedade essa que precisa ser orientada por relações de acolhimento a diversidade humana, de aceitação das diferenças e da igualdade de oportunidades. 

Até bem pouco tempo a teoria e a prática dominantes eram as de separar as pessoas com necessidades especiais em escolas ou classes especiais.  

Para tentar eliminar os preconceitos e  integrar os alunos portadores de deficiências nas escolas comuns do ensino regular, é que surgiu o movimento de integração escolar. Esse movimento se caracterizou de inicio, pela utilização das classes especiais (integração parcial) na preparação do aluno para a integração total na classe comum. 

Atualmente, com o movimento pela superação da ideologia de exclusão, favoreceu - se a implantação da política de inclusão. A legislação brasileira se caracteriza pelo atendimento dos alunos com necessidades especiais preferencialmente em classes regulares das escolas, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino.   

O grande desafio da Educação atualmente é: garantir o acesso aos conteúdos básicos que a escolarização deve proporcionar a todos os indivíduos, inclusive aqueles com necessidades educacionais especiais.

Até semana que vem!

 

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