Uma pedagogia da exclusão: Desde dos tempos
mais remotos se observa na historia universal teorias e praticas sociais
excludentes, principalmente, no que diz respeito à aquisição do conhecimento.
Os indivíduos com deficiências eram vistos
como “doentes” e incapazes, ocupando no imaginário das pessoas, o lugar daquele
que precisa da caridade popular e da atenção especial da assistência social.
Não eram vistos como pessoas com direitos sociais entre os quais se incluiu a
educação.
Nos dias de hoje, ainda se
constata a dificuldade de aceitação do diferente no ambiente familiar e social,
principalmente, do indivíduo com deficiências múltiplas e graves, que na escola
pode apresentar dificuldades mais acentuadas de aprendizagem.
Cada indivíduo com necessidades
especiais vai requerer diferentes estratégias pedagógicas, que lhes
possibilitem o acesso à herança cultural, ao conhecimento que foi construído
pela sociedade e a vida produtiva: parte das condições para a inclusão e para o
pleno exercício da cidadania.
Entende-se, em geral, por
inclusão, a garantia a todos de acesso ao espaço comum da vida em sociedade.
Sociedade essa que precisa ser orientada por relações de acolhimento a
diversidade humana, de aceitação das diferenças e da igualdade de
oportunidades.
Até bem pouco tempo a teoria e a prática
dominantes eram as de separar as pessoas com necessidades especiais em escolas
ou classes especiais.
Para tentar eliminar os preconceitos e integrar os alunos portadores de deficiências
nas escolas comuns do ensino regular, é que surgiu o movimento de integração
escolar. Esse movimento se caracterizou de inicio, pela utilização das classes
especiais (integração parcial) na preparação do aluno para a integração total
na classe comum.
Atualmente, com o movimento pela
superação da ideologia de exclusão, favoreceu - se a implantação da política de
inclusão. A legislação brasileira se caracteriza pelo atendimento dos alunos
com necessidades especiais preferencialmente em classes regulares das escolas,
em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino.
O grande desafio da Educação
atualmente é: garantir o acesso aos conteúdos básicos que a escolarização deve
proporcionar a todos os indivíduos, inclusive aqueles com necessidades
educacionais especiais.
Até semana que vem!
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