quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Faça um cinto de arroz e ajude sua criança a se concentrar

meia

Crianças com problemas no processamento sensorial podem apresentar uma série de comportamentos que interferem nas atividades cotidianas. Essas crianças podem ser aquelas que não param, buscando sempre estímulos (correr, rodar, etc) ou ter um comportamento evitativo a certos estímulos como abraços, brincar no balanço, dentre outros  exemplos. (Caso você tenha alguma dúvida sobre esses comportamentos na sua criança, não deixe de procurar um profissional de Terapia Ocupacional que possa avaliar suas queixas).

Embora muito se fale em disfunção no processamento sensorial em crianças com Autismo, muitas outras condições podem resultar em tal disfunção. Por isso, sempre é importante procurar e conversar com um profissional da área habilitado.Ah, e não se preocupe, isso não é uma doença grave, mas uma condição que precisa ser avaliada e tratada por um profissional competente na área. =)

Caso a sua criança ou cliente tenha perfil para se beneficiar de estímulos sensoriais de pressão, este post pode ajudar a construir um brinquedo/acessório que pode ajudar a criança: um cinto de meia preenchido de arroz. A ideia veio do blog Kids Activities Blog e vamos compartilhá-la aqui!
Mas qual a ideia por trás desse recurso? Um cinto cujo peso e pressão constantes ajudem a criança a se concentrar durante atividades, como a leitura.

Vamos aprender a fazê-lo? 

Material necessário:
1- Uma meia limpa. O recomendado é uma meia daquelas que chega no joelho. Claro que esta medida não é fechada, o ideal é que seja uma meia longa o suficiente para envolver o quadril da criança enquanto ela está sentada. Esteja também atento a textura (maciez) da meia. A depender do perfil sensorial da criança esse estímulo tátil (textura) pode não agradável.

2- Arroz. Para a meia que vocês veem na foto acima, foram usadas 8 xícaras de arroz. Essa medida também pode variar, de acordo com o tamanho da sua xícara e a da meia. Tenha em mente que a meia deve ser preenchida igualmente e o arroz deve estar distribuído.

3- Agulha e linha.
Óleos essenciais com aromas que ajudam a relaxar são uma sugestão à parte, mas que pode ser extremamente válida ao pensarmos que outro órgão sensorial estará sendo estimulado.

No mais, é preencher a meia com o arroz. Você pode usar um funil para facilitar a tarefa ou ir preenchendo aos poucos. Lembre-se de não colocar arroz até a borda porque você precisará de um espaço para fechar a meia. E, muito provavelmente, você não quer vazamentos! Certifique-se que a meia está bem lacrada e que a criança pode manipular o cinto sem abrir e derramar o arroz. Uma vez fechadinho, adicione os óleos sobre o cinto. Caso você queira usar lavanda em natura, lembre-se de colocá-la antes de fechar o cinto, espalhando-a ao longo do arroz.

Ah, uma outra dica é usar o cinto como almofada de aquecimento. Basta colocá-lo no microondas por 20 segundos de cada vez até que ele chegue a temperatura que você deseja. É uma sensação maravilhosa usar ao redor do seu pescoço, quando você tem dores de cabeça de tensão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário