2015 já começou, e daqui a um mês os pais de crianças especiais terão novas batalhas pela frente. Novas? Ou serão as mesmas batalhas? Procurar uma escola adequada, conseguir vaga, enfrentar a aceitação dos pais de outros alunos, encontrar um mediador, conversar com a equipe pedagógica, e por aí segue, dependendo de cada caso, de criança para criança, de escola para escola.
Muitas escolas já despertaram para o papel que ela deve ter na vida acadêmica de cada criança, mas muitas ainda fecham os olhos e as portas para as crianças especiais. E eu pergunto: Porque?
Um dos papéis da escola, além de transmitir o conhecimento, não é o de promover a integração entre indivíduos, ou seja, na sociedade?
Mas o que é sociedade? A origem da palavra sociedade vem do latim 'societas', uma "associação amistosa com outros". 'Societas' é derivado de 'socius', que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social.
Então porque cada vez mais lemos notícias sobre escolas que se negam a matricular uma criança especial? Os argumentos são sempre os mesmos, mas o que mais me intriga é: "Não estamos capacitados?" Tudo bem, a faculdade não dá uma boa base sobre como trabalhar esses alunos, mas existem especializações e cursos de aprofundamento que dão, é só pesquisar no Google.
Não podemos esperar esse aluno chegar no início do ano, para preparar a equipe pedagógica, ela tem que ser preparada anualmente, ou até semestralmente, antecipando a chegada de qualquer aluno, seja especial ou neurotípico. Todos os profissionais da instituição, seja do porteiro até a direção, precisam saber lidar com cada deficiência, pois o aluno quando chegar, fará parte da escola, e não apenas de determinada turma.
As escolas precisam entender que não estão fazendo um favor, existem leis. A Declaração de Salamanca (http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf) vai completar 21 anos em 2015, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf) completou 18 anos, no dia 20 de dezembro de 2014, só para citar as principais, então eu me pergunto: Como as escolas ainda não estão preparadas? Como ainda estamos debatendo sobre inclusão? Já deveria ser algo orgânico.
Muitas escolas já despertaram para o papel que ela deve ter na vida acadêmica de cada criança, mas muitas ainda fecham os olhos e as portas para as crianças especiais. E eu pergunto: Porque?
Um dos papéis da escola, além de transmitir o conhecimento, não é o de promover a integração entre indivíduos, ou seja, na sociedade?
Mas o que é sociedade? A origem da palavra sociedade vem do latim 'societas', uma "associação amistosa com outros". 'Societas' é derivado de 'socius', que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social.
Então porque cada vez mais lemos notícias sobre escolas que se negam a matricular uma criança especial? Os argumentos são sempre os mesmos, mas o que mais me intriga é: "Não estamos capacitados?" Tudo bem, a faculdade não dá uma boa base sobre como trabalhar esses alunos, mas existem especializações e cursos de aprofundamento que dão, é só pesquisar no Google.
Não podemos esperar esse aluno chegar no início do ano, para preparar a equipe pedagógica, ela tem que ser preparada anualmente, ou até semestralmente, antecipando a chegada de qualquer aluno, seja especial ou neurotípico. Todos os profissionais da instituição, seja do porteiro até a direção, precisam saber lidar com cada deficiência, pois o aluno quando chegar, fará parte da escola, e não apenas de determinada turma.
As escolas precisam entender que não estão fazendo um favor, existem leis. A Declaração de Salamanca (http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf) vai completar 21 anos em 2015, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf) completou 18 anos, no dia 20 de dezembro de 2014, só para citar as principais, então eu me pergunto: Como as escolas ainda não estão preparadas? Como ainda estamos debatendo sobre inclusão? Já deveria ser algo orgânico.
Infelizmente ainda teremos que travar essas batalhas, mas não podemos desistir, muitas crianças dependem da vitória dessas batalhas.
Mas deixo uma pergunta para vocês, será que a escola, o espaço que deveria promover a socialização das mais variadas formas do ser humano, e fazer com que eles entendam, compreendam e respeitem o outro, não está refletindo o que vivemos fora dos muros escolares, refletindo o que vivemos na sociedade de hoje?
Até semana que vem!
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