segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Coluna do dia: A educação inclusiva sofre um atentado



Vimos no início do ano os atentados em Paris, independente de qualquer coisa, é algo que nos faz refletir, e uma onda de protestos a favor ou contra surgiram em diversos lugares. Na mesma semana, antes de Paris, ocorreu um atentado na Nigéria, onde foram dizimados os habitantes de um vilarejo inteiro, quase 2 mil pessoas foram mortas, mas esse, teve pouca informação na mídia, e nenhum protesto. Porque?

Je Suis Charlie, gritavam nas ruas... Não ouvimos Je Suis Nigéria... não ouvimos Je Suis Brasil!

Sim... Diariamente sofremos atentados no Brasil. De diversas formas, de diversos tipos. Um dos piores atentados que sofremos, é na área da educação, e só para ilustrar, a educação inclusiva sofreu um grande "atentado" na última semana. Pais de crianças especiais, foram e sempre são as principais vítimas. O "atentado" ocorreu em Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde uma escola, a E.M. CIAC Lucas Monteiro Machado, foi interditada pela Defesa Civil. E não há previsão de obras!

O que os pais dessas crianças iram fazer no ano letivo que está quase começando? A prefeitura informou que irá remanejar as crianças para outras escolas. Mas e todo o projeto pedagógico já desenvolvido? E os alunos autistas que sofrem com essas mudanças bruscas?

Ainda não temos respostas... Talvez nunca teremos... É o que sempre acontece... Os "atentados" diários brasileiros, atingem sempre o lado mais fraco. Mais fraco? Ou a união faz a força?

Talvez seja hora de cada pai, seja de criança especial ou não, se unirem para que a prefeitura dê uma solução rápida, e que prejudique o menos possível essas crianças. Pais e profissionais dessa escola, se uniram, e estão mostrando via imprensa, todo o ônus que esse fechamento irá causar.

Mas quantas escolas, quantas pessoas, quantas famílias, estão sofrendo, todos os tipos de "atentados", e nem sabemos? Até quando?

Até quarta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário