O Relation Play ou “Jogo das Relações” foi desenvolvido em Inglaterra por Veronica Sherbone entre 1950 a 1990, baseado em estudos de Rudolf Laban.
O Relation Play
tem como objetivos desenvolver o auto-conhecimento e auto-confiança,
promover a consciencialização do corpo e do espaço e também a
comunicação e interacção.
Aplica-se
praticamente a todas as idades assumindo-se com maior relevo em crianças
com necessidades especiais, nomeadamente em populações com Síndrome de
Down, Deficiência Mental e Perturbação Autista.
Estes
movimentos apoiam-se numa perspectiva global promovendo o
desenvolvimento da criança utilizando movimentos livres, no chão e no
espaço onde todos são bem sucedidos à sua maneira.
É uma técnica
que consiste numa série de movimentos e jogos que promovem a comunicação
corporal, o autoconhecimento, a autoconfiança e a capacidade de
relacionamento com o meio ambiente e outras pessoas.
Em todos os
movimentos a linguagem corporal, a mímica, as expressões faciais, o
toque e o contato ocular estão presentes estimulando uma comunicação
não-verbal.
Sendo este
movimento desenvolvido para crianças com necessidades especiais
contribui essencialmente para a construção da consciência corporal.
Estes exercícios podem ser realizados individualmente ou em dupla (Giselle C. Taiuni, 2005)
Nas atividades
do Relation Play existem diferentes movimentos, nomeadamente os jogos de
relacionamento “com”, “contra” e “partilhado”.
Segundo Melo
(2001), o Relation Play é um valioso recurso, que possibilita uma
agradável interação e envolvimento entre as crianças e o mundo.
Também estudos
feitos por Konaka (2006), com o propósito de avaliar a eficácia da
técnica Relation Play na socialização em crianças e adolescentes,
revelaram melhorias evidentes em relação à capacidade destas conseguirem
manter, por um período de tempo mais prolongado e o contato ocular.
olá, você pode me indicar alguma bibliografia que trate desse assunto? grato, João
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