quarta-feira, 27 de março de 2013

Software com animação gráfica auxilia alfabetização de crianças autistas

Imagem: Ufam
Tartaruga será personagem principal do software
Tartaruga será personagem principal do software
 
 
Projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas(Ufam) abre novas perspectivas para inclusão escolar da criança autista. Trata-se da criação de um personagem vitual, uma tartaruga falante que dá dicas de língua portuguesa, auxiliando na alfabetização. Lina é o nome do personagem do software que está sendo desenvolvido.

Criado pela aluna Alice Neves, o método usado foi o Teacch, sigla em inglês que significa Tratamento e Educação de Crianças Autistas e de Comunicação Relacionados a deficientes físicos método cria e organiza uma agenda com todas as atividades diárias da criança, das mais básicas, como horário para tomar banho até as aulas de português para alfabetização.

A finalização está prevista para maio de 2013 e serão necessários mais três meses de testes com crianças para verificação da aceitação. Somente após essa etapa, o software passará por adaptações a fim de que possa ser acessado em desktop e tablet.

Após ser exposto no 4° Encontro Internacional de Pesquisa em Design, no Rio de Janeiro, o ' Lina Educa' , nome o qual o projeto leva, teve grande procura de pais e terapeutas, que levou os responsáveis a inscrever o projeto no Programa de Tecnologia Assistiva (Viver melhor/Pró-assistir).

Com informações da Fapeam

Nenhum comentário:

Postar um comentário