terça-feira, 16 de junho de 2015

Coluna do dia: Um breve histórico das classes/escolas hospitalares




O atendimento pedagógico hospitalar surgiu em meados do século XX na França mais especificamente após a Segunda Guerra Mundial, no qual inúmeras crianças e adolescentes em idade escolar foram mutiladas e feridas, o que motivou a permanência delas em hospitais por longos períodos.

 Diante dessa realidade surge então, a classe hospitalar em 1935 em Paris, criada por Henri Sellier, no intuito de tentar amenizar as consequências da guerra e que oportunizasse a essas crianças, enquanto alunas, de prosseguir em seus estudos ali mesmo no hospital. E assim com incentivo de médicos, religiosos e voluntários, a classe hospitalar foi conquistando um espaço na sociedade, sendo difundida para vários países, entre os quais se pode citar a Alemanha e os Estados Unidos que aderiram à criação de Classe hospitalar com o objetivo de beneficiar crianças tuberculosas que na época eram isoladas do convívio social e impossibilitadas de frequentar a escola.

 Em 1935, Na capital Guanabara, foi inaugurado o Hospital Geral Jesus pelo então prefeito do Distrito Federal Dr. Pedro Ernesto.  “O primeiro time de médicos e cirurgiões, deram os primeiros passos no atendimento diferenciado às crianças hospitalizadas no Estado do Rio de Janeiro”, principalmente no tratamento das crianças com poliomielite. De acordo com o acervo histórico disponível no Centro de Estudos do Hospital Municipal Jesus há registro de que em 14 de Agosto de 1950 através da Portaria nº 634 foi implementado o trabalho da Classe Hospitalar Jesus no então Hospital Geral Jesus, com a finalidade de dar assistência às crianças internadas.  Essa Classe Hospitalar funciona até hoje, vinculada a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário