segunda-feira, 12 de março de 2012

Monica e David: uma história de amor entre um casal com síndrome de down

Monica & David

O documentário Monica & David explora o casamento entre dois adultos com síndrome de Down e da família que se esforça para apoiá-los. Monica e David são abençoados no amor e querem que outras pessoas tenham também uma vida independente. Cheio de humor, romance e drama familiar, o filme revela aos poucos a complexidade de sua história. Enquanto o casal deseja quebrar qualquer tipo de preconceito, seus pais, conscientes da rejeição da sociedade em relação a pessoas com deficiência intelectual, têm dificuldade em lidar com isso.

Dirigido pelo primo de Monica, o documentário tem um começo de contos de fadas com um jovem casal cheio de esperança e alegria. Pouco antes do casamento, a autoconfiante Monica declara: “É tudo sobre ele, e tudo sobre mim. É a minha vida estar com meu marido para sempre”. E no altar, duas mães corajosas realizando os sonhos de seus filhos.

Casamento entre pessoas com síndrome de Down é muito incomum, em parte porque, até recentemente, as pessoas com Down tinham menos expectativa de vida e viviam isoladas. Em 1983 a expectativa de vida era de 25, mas hoje é de 60 anos.

Embora a questão não seja o amor entre Monica e David, a harmonia entre o casal lentamente desaparece à medida que a realidade da vida cotidiana se mostra. Monica e David se preparam para mudar para o apartamento novo de Maria Elena (mãe de Monica) e pai adotivo (Bob), rompendo com a rotina que os dois já estavam se habituando. No meio do caos, David é diagnosticado com diabetes e fica mais difícil para o casal conquistar sua independência.

O documentário Monica & David recebeu em 2010, um troféu pelo festival de cinema de Tribeca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário