Exercícios aeróbicos: correr, nadar e andar de bicicleta podem ajudar a
barrar sintomas do déficit de atenção
(Thinkstock/VEJA)
Atividades físicas aeróbicas – como correr, andar de bicicleta e
nadar – podem ajudar a diminuir os sintomas do transtorno de déficit de
atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças, tanto dentro da sala de
aula quanto em casa. Esses sintomas incluem, por exemplo, desatenção,
mudanças de humor e problemas em conviver com outras pessoas.
CONHEÇA A PESQUISA
Título original: A Randomized Trial Examining the Effects of Aerobic Physical Activity on Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms in Young Children
Onde foi divulgada: Journal of Abnormal Child Psychology
Quem fez: Betsy Hoza, Alan Smith, Erin Shoulberg, Kate Linnea, Travis Dorsch, Jordan Blazo, Caitlin Alerding e George McCabe
Instituição: Universidade do Estado de Michigan e Universidade de Vermont, Estados Unidos
Resultado: Crianças que se exercitaram 30 minutos diariamente antes da escola, em comparação com as que realizaram atividades sedentárias, melhoraram sintomas relacionados ao TDAH.
Título original: A Randomized Trial Examining the Effects of Aerobic Physical Activity on Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms in Young Children
Onde foi divulgada: Journal of Abnormal Child Psychology
Quem fez: Betsy Hoza, Alan Smith, Erin Shoulberg, Kate Linnea, Travis Dorsch, Jordan Blazo, Caitlin Alerding e George McCabe
Instituição: Universidade do Estado de Michigan e Universidade de Vermont, Estados Unidos
Resultado: Crianças que se exercitaram 30 minutos diariamente antes da escola, em comparação com as que realizaram atividades sedentárias, melhoraram sintomas relacionados ao TDAH.
Essa é a conclusão de uma pesquisa conduzida na Universidade do
Estado de Michigan, nos Estados Unidos, e publicada nesta terça-feira. O
estudo foi feito com cerca de 200 crianças de seis anos de idade, em
média. Metade delas foi considerada como tendo um alto risco de TDAH
por apresentarem sintomas relacionados ao transtorno.
Comparação — Na pesquisa, parte das crianças passou a
fazer parte de um grupo que praticava 30 minutos de exercícios
aeróbicos diariamente antes de irem para a escola. O restante realizou
atividades dentro da sala de aula, que não exigiam esforço físico. Os
estudantes, então foram acompanhados durante três meses.
Segundo o estudo, todas as crianças apresentaram uma melhora em
relação aos sintomas do TDAH. No entanto, o maior benefício ocorreu
entre aquelas com maior risco de TDAH e que praticaram atividades
físicas. A melhora foi observada tanto no ambiente escolar quanto na
casa das crianças.
Para Alan Smith, pesquisador da Universidade do Estado de Michigan e
um dos autores do estudo, pesquisas futuras devem ser feitas para
descobrir a quantidade e a frequência de exercícios necessárias para
promover o benefício a crianças com TDAH.
“Apesar das questões que ainda precisam ser respondidas, a atividade
física parece ser uma intervenção promissora para TDAH, e que ainda
oferece benefícios para a saúde em geral. Isso dá às escolas mais uma
boa razão para incorporar exercícios físicos no currículo”, diz Smith.
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