Curso de Aprimoramento sobre Autismo
Local: Colégio Pedro II - Rua São Francisco Xavier, 204 / 208 - Sala – Tijuca - Rio de Janeiro (como chegar)
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 98832 6047 (oi) | (21) 981891109 (tim)
Carga Horária: 84h
Duração do curso: Fevereiro a Julho de 2015 em 6 módulos.
PÚBLICO ALVO:
Professores, Mediadores (Estagiários,
Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Psicólogos, Médicos,
Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Musicoterapeutas,
Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no
assunto, ou que lidem com autistas.
CRONOGRAMA:
27 e 28 de fevereiro - módulo 1;
13 e 14 de março - módulo 2;
17 e 18 de abril - módulo 3;
15 e 16 de maio - módulo 4;
12 e 13 de junho - módulo 5;
10 e 11 de julho - módulo 6.
13 e 14 de março - módulo 2;
17 e 18 de abril - módulo 3;
15 e 16 de maio - módulo 4;
12 e 13 de junho - módulo 5;
10 e 11 de julho - módulo 6.
Horário:
Sexta
16h às 17h - Credenciamento
17h às 20h - Curso
Sábado
8h às 9h - Credenciamento
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.
OBJETIVO:
Apresentar e discutir bases teóricas e
práticas para a formação de profissionais e estudantes das áreas da
saúde e educação envolvidos no atendimento de indivíduos com diagnóstico
do espectro do autismo.
Divulgar o conhecimento científico e
práticas clínicas e educacionais que contribuem com a melhoria da
qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA.
Contribuir com a formação dos
profissionais para que possam avaliar suas práticas clínicas e
educacionais e sejam capazes de aprimorá-las e adequá-las às
necessidades individuais de seus pacientes/estudantes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo I - Conceitos e Neurobiologia
Carga Horária: 12h | Professora: Rita Thompsona) Introdução ao Conceito de Autismo e Diagnóstico;
b) Instrumentos de Diagnóstico: ADI-R, ADOS 2 E CARS 2;
c) Neurobiologia do Autismo: Modelos Neurológicos.
Módulo II – Perspectivas, Avaliação e Intervenção I
Carga Horária: 12ha) Cognição e Linguagem | Professora: Anna Carolina Miguel
b) Tratamento Nutricional | Professora: Dra. Geórgia Fonseca
c) Teoria da Mente | Professora: Mariana Garcia
Módulo III – Intervenção Pedagógica
Carga Horária: 12h | Professora: Vera JuhlinHistórias Sociais
1) Porque usar historias sociais como técnica pedagógica? Histórias Sociais: Carol Gray, 1991.
2) Recurso pedagógico para a crianca entender o que aconteceu;
3) Deve ser adaptado indivualmente;
4) Ajuda a compensar as dificuldades cognitivas da pessoa com autismo;
5) Explica e expressa algo que é abstrato, de uma forma visual e concreta;
6) Torna claro detalhes importantes em uma situação de conflito;
7) Ajuda a compreender o todo;
8) É um manuscrito e estratégia de ação para agir no futuro;
9) Dá dicas para tomar iniciativa numa comunicacão;
10) Facilita lembrar do que deve fazer em uma dada situacão.
Alfabetização
1) A importância da rabiscação (garatujas) na imitação viso-motora;
2) Análise de rabiscos espontâneos das crianças;
3) Como ensinar a criança a escrever o seu próprio nome;
4) O desenvolvimento da Leitura e da Escrita;
5) Período pré-silábico - apresentação de escritas de crianças especiais;
6) Planejamento em grupo de uma aula do período pré-silábico – que pedagogia usar?
7) O período alfabético – análise de escritas espontâneas.
Módulo IV – DIR/Floortime e as questões sensoriais
Carga Horária: 12h | Helena Gueirosa) Questões Sensoriais;
b) Problemas sensoriais no autismo;
c) Introdução ao modelo DIR/Floortime.
Módulo V: Perspectivas, Avaliação e Intervenção II
Carga Horária: 12ha) Aguardando confirmação do palestrante
b) Neurofeedback | Fabrício Cardoso
c) Comunicação Alternativa com Autistas utilizando ferramentas Tecnológicas: pranchas de comunicação, comunicadores e Ipads | Ana Helena Schreiber
Módulo VI: Perspectivas, Avaliação e Intervenção III
Carga Horária: 12ha) Musicoterapia | Simone Presotti Tibúrcio
b) Autismo e Inclusão na Escola | Eugênio Cunha
c) Aguardando confirmação do palestrante
CORPO DOCENTE:
Rita Thompson -
Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria
Infantil; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em
Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em
Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Supervisora do
atendimento à crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade; com Autismo e Retardo Mental no Setor de
Neuropsiquiatria Infanto-Juvenil na Santa Casa de Misericórdia – RJ;
Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - SBP.
Anna Carolina Miguel -
Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Medicina da UFRJ (2006).
Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto-Juvenil pela
Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Especialista em
Neurociências aplicada à aprendizagem - IPUB/ UFRJ (2012). Idealizadora
do projeto DESPERTA! - Núcleo Transdisciplinar para Desenvolvimento da
Saúde do Aprendiz. Colaboradora do Neuroeduc (Centro de Estudos em
Neurociências e Educação - UFRJ) e OCC (Organização Ciências e Cognição -
UFRJ). CREFONO 12435.
Dra. Geórgia Fonseca -
Médica Pediatra da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro;
Médica DAN! Especialista em Pediatria, Puericultura, Desenvolvimento
Infantil e Saúde Mental; Especialista em Homeopatia pelo Instituto
Hahnemmaniano do Brasil; Especialista em Homeopatia pela Federação
Brasileira de Homeopatia; Membro do Programa Estadual de Homeopatia do
Rio de Janeiro; Formação em Saúde Mental pela Fundação Osvaldo Cruz;
Pesquisadora em Autismo da Federação Brasileira de Homeopatia; Ganhadora
do Primeiro Prêmio Orgulho Autista Brasil 2005 na categoria Terapia
Alternativa; Mãe de Juliana, 8 anos, autista; Desenvolvendo pesquisa
pela Federação Brasileira de Homeopatia em remédios homeopáticos
aplicáveis ao auxílio do desenvolvimento cognitivo-motor de pacientes
autistas; Tratamento biomédico para autismo; Autora do primeiro trabalho
em autismo e homeopatia usando avaliação reconhecida internacionalmente
para autismo; “Effect of the Homeopathic Medication on the cognitive
ando motor performance of Autistic Children – International Journal of
High Dilution Research,v7,issue23, p20-27-June 2008.
Mariana Garcia - Psicóloga/UFSCar; Doutora em Psicologia Clínica/PUC-Rio.
Vera Juhlin -
Professora especial sueca com classe de crianças com autismo de 6 a 8
anos. Tradutora do livro "Comunicação, auto-confiancae introdutora dos
movimentos Sherborne no Brasil e em Portugal; Autora do livro "O
Desenvolvimento da leitura e da escrita das crianças com necessidades
especiais, autismo, síndrome de Tourette, X frágil, Síndrome de Down,
retardo mental e hiperativas".
Helena Gueiros -
Fisioterapeuta; Psicomotricista; Terapeuta DIR/Floortime C2 pelo ICDL
Institute; Certificada em Integração Sensorial - Mentorship 1 pela SPD
Foundation CREFITO-2: 113320-F.
Fabrício Cardoso -
Formado em Educação Física pela UCB (2002), mestre em Ciencia da
Motricidade Humana pela UCB (2007). Pesquisador do Neuroeduc (Centro de
Estudos em Neurociências e Educação - UFRJ) e do Laboratório de Tema
Filosóficos em Conhecimento Aplicado (LABFILC-UERJ), Membro de corpo
editorial da Ciências & Cognição (UFRJ), Membro da Comissão
Científica do Associação Brasileira de Psicomotricidade. Professor de
pós graduação em Dificuldades da Aprendizagem - UERJ. Doutorando em
Biofísica UFRJ.
Ana Helena Schreiber - Terapeuta Ocupacional; Especializada em Neurologia; Psicopedagoga.
Simone Presotti Tibúrcio -
Pós Graduada pela Faculdade Metodista Izabela Hendrix - FAMIH/BH 1998 -
Especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem. Graduada em
Psicologia Clínica PUC/MG 1988. Habilitação específica: Curso Preliminar
de Música UEMG 1999. - Ordem dos Músicos do Brasil-OMB-14.810.
Aprofundamento Modelo Benenzon de Musicoterapia BuenosAires-2006.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Atua no campo da psicologia clínica com
crianças, adolescentes e orientação familiar há mais de vinte anos.
Pioneira no trabalho de Musicoterapia, fundadora da AMT- MG / Associação
de Musicoterapia de Minas Gerais. Membro do Conselho Diretor da ABPC
Associação Brasileira de Paralisia Cerebral. Autora de artigos sobre a
utilização do recurso musical aplicado aos processos psicoterápicos e
palestrante em eventos nacionais e internacionais. CRP: 04 8.052
Eugênio Cunha -
Doutorando e Mestre em Educação, Psicopedagogo, Jornalista,
Palestrante, Pesquisador do GRUPPE/UFF/CNPq, Professor do Sistema
Montessori e da Faculdade Cenecista de Itaboraí. Autor dos livros:
“Afeto e aprendizagem”, “Autismo e inclusão”, “Afetividade na prática
pedagógica” e 'Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade',
publicados pela WAK Editora.
OBSERVAÇÃO: Se, por motivo
de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos
palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica
ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por
outro profissional, ou a remarcação do módulo.
INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite):
• ATÉ 31 DE OUTUBRO - CURSO COMPLETO - 6 MÓDULOS - de R$ 1000,00 por:
- OPÇÃO CARTÃO: até 10X de R$ 60,00 - valor total de R$ 600,00 - parcelado em até 10 vezes sem juros no cartão OU;
- OPÇÃO DEPÓSITO: individual - 1ª parcela de R$ 150,00 e mais 4 parcelas de R$ 100,00 - valor total de 550,00 OU;
- OPÇÃO GRUPO: a partir de 3 pessoas - 1ª parcela de R$ 100,00 e mais 4 parcelas de R$ 100,00 - cada inscrito (depósito) - valor total de R$ 500,00.
• ATÉ 31 DE OUTUBRO - MÓDULO INDIVIDUAL - de R$ 250,00 por:
- OPÇÃO CARTÃO: R$ 120,00;
- OPÇÃO DEPÓSITO: individual - R$ 100,00;
- OPÇÃO GRUPO: a partir de 3 pessoas - R$ 90,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário