quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Curso de Aprimoramento sobre Autismo

 

 

Curso de Aprimoramento sobre Autismo

Local: Colégio Pedro II - Rua São Francisco Xavier, 204 / 208 - Sala – Tijuca - Rio de Janeiro (como chegar)

E-mail: contato@creativeideias.com.br

Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 98832 6047 (oi) | (21) 981891109 (tim)

Carga Horária: 84h

Duração do curso: Fevereiro a Julho de 2015 em 6 módulos.



PÚBLICO ALVO:

Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Psicólogos, Médicos, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Musicoterapeutas, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com autistas.


CRONOGRAMA:

27 e 28 de fevereiro - módulo 1;

13 e 14 de março - módulo 2;

17 e 18 de abril - módulo 3;

15 e 16 de maio - módulo 4;

12 e 13 de junho - módulo 5;

10 e 11 de julho - módulo 6.


Horário:

Sexta
16h às 17h - Credenciamento
17h às 20h - Curso

Sábado
8h às 9h - Credenciamento
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.


OBJETIVO:

Apresentar e discutir bases teóricas e práticas para a formação de profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação envolvidos no atendimento de indivíduos com diagnóstico do espectro do autismo.
Divulgar o conhecimento científico e práticas clínicas e educacionais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA.
Contribuir com a formação dos profissionais para que possam avaliar suas práticas clínicas e educacionais e sejam capazes de aprimorá-las e adequá-las às necessidades individuais de seus pacientes/estudantes.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


Módulo I - Conceitos e Neurobiologia

Carga Horária: 12h | Professora: Rita Thompson

a) Introdução ao Conceito de Autismo e Diagnóstico;
b) Instrumentos de Diagnóstico: ADI-R, ADOS 2 E CARS 2;
c) Neurobiologia do Autismo: Modelos Neurológicos.

Módulo II – Perspectivas, Avaliação e Intervenção I

Carga Horária: 12h

a) Cognição e Linguagem | Professora: Anna Carolina Miguel
b) Tratamento Nutricional | Professora: Dra. Geórgia Fonseca
c) Teoria da Mente | Professora: Mariana Garcia

Módulo III – Intervenção Pedagógica

Carga Horária: 12h | Professora: Vera Juhlin

Histórias Sociais
1) Porque usar historias sociais como técnica pedagógica? Histórias Sociais: Carol Gray, 1991.
2) Recurso pedagógico para a crianca entender o que aconteceu;
3) Deve ser adaptado indivualmente;
4) Ajuda a compensar as dificuldades cognitivas da pessoa com autismo;
5) Explica e expressa algo que é abstrato, de uma forma visual e concreta;
6) Torna claro detalhes importantes em uma situação de conflito;
7) Ajuda a compreender o todo;
8) É um manuscrito e estratégia de ação para agir no futuro;
9) Dá dicas para tomar iniciativa numa comunicacão;
10) Facilita lembrar do que deve fazer em uma dada situacão.

Alfabetização
1) A importância da rabiscação (garatujas) na imitação viso-motora;
2) Análise de rabiscos espontâneos das crianças;
3) Como ensinar a criança a  escrever o seu próprio nome;
4) O desenvolvimento da Leitura e da Escrita;
5) Período pré-silábico - apresentação de escritas de crianças especiais;
6) Planejamento em grupo de uma aula do período pré-silábico – que pedagogia usar?
7) O período alfabético – análise de escritas espontâneas.

Módulo IV – DIR/Floortime e as questões sensoriais

Carga Horária: 12h | Helena Gueiros

a) Questões Sensoriais;
b) Problemas sensoriais no autismo;
c) Introdução ao modelo DIR/Floortime.

Módulo V: Perspectivas, Avaliação e Intervenção II

Carga Horária: 12h

a) Aguardando confirmação do palestrante
b) Neurofeedback | Fabrício Cardoso
c) Comunicação Alternativa com Autistas utilizando ferramentas Tecnológicas: pranchas de comunicação, comunicadores e Ipads | Ana Helena Schreiber

Módulo VI: Perspectivas, Avaliação e Intervenção III

Carga Horária: 12h

a) Musicoterapia | Simone Presotti Tibúrcio
b) Autismo e Inclusão na Escola | Eugênio Cunha
c) Aguardando confirmação do palestrante

CORPO DOCENTE:

Rita Thompson - Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Supervisora do atendimento à crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; com Autismo e Retardo Mental no Setor de Neuropsiquiatria Infanto-Juvenil na Santa Casa de Misericórdia – RJ; Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - SBP.

Anna Carolina Miguel - Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Medicina da UFRJ (2006). Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto-Juvenil pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Especialista em Neurociências aplicada à aprendizagem - IPUB/ UFRJ (2012). Idealizadora do projeto DESPERTA! - Núcleo Transdisciplinar para Desenvolvimento da Saúde do Aprendiz. Colaboradora do Neuroeduc (Centro de Estudos em Neurociências e Educação - UFRJ) e OCC (Organização Ciências e Cognição - UFRJ). CREFONO 12435.

Dra. Geórgia Fonseca - Médica Pediatra da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro; Médica DAN! Especialista em Pediatria, Puericultura, Desenvolvimento Infantil e Saúde Mental; Especialista em Homeopatia pelo Instituto Hahnemmaniano do Brasil; Especialista em Homeopatia pela Federação Brasileira de Homeopatia; Membro do Programa Estadual de Homeopatia do Rio de Janeiro; Formação em Saúde Mental pela Fundação Osvaldo Cruz; Pesquisadora em Autismo da Federação Brasileira de Homeopatia; Ganhadora do Primeiro Prêmio Orgulho Autista Brasil 2005 na categoria Terapia Alternativa; Mãe de Juliana, 8 anos, autista; Desenvolvendo pesquisa pela Federação Brasileira de Homeopatia em remédios homeopáticos aplicáveis ao auxílio do desenvolvimento cognitivo-motor de pacientes autistas; Tratamento biomédico para autismo; Autora do primeiro trabalho em autismo e homeopatia usando avaliação reconhecida internacionalmente para autismo; “Effect of the Homeopathic Medication on the cognitive ando motor performance of Autistic Children – International Journal of High Dilution Research,v7,issue23, p20-27-June 2008.

Mariana Garcia - Psicóloga/UFSCar; Doutora em Psicologia Clínica/PUC-Rio.

Vera Juhlin - Professora especial sueca com classe de crianças com autismo de 6 a 8 anos. Tradutora do livro "Comunicação, auto-confiancae introdutora dos movimentos Sherborne no Brasil e em Portugal; Autora do livro "O Desenvolvimento da leitura e da escrita das crianças com necessidades especiais, autismo, síndrome de Tourette, X frágil, Síndrome de Down, retardo mental e hiperativas".

Helena Gueiros - Fisioterapeuta; Psicomotricista; Terapeuta DIR/Floortime C2 pelo ICDL Institute; Certificada em Integração Sensorial - Mentorship 1 pela SPD Foundation CREFITO-2: 113320-F.

Fabrício Cardoso - Formado em Educação Física pela UCB (2002), mestre em Ciencia da Motricidade Humana pela UCB (2007). Pesquisador do Neuroeduc (Centro de Estudos em Neurociências e Educação - UFRJ) e do Laboratório de Tema Filosóficos em Conhecimento Aplicado (LABFILC-UERJ), Membro de corpo editorial da Ciências & Cognição (UFRJ), Membro da Comissão Científica do Associação Brasileira de Psicomotricidade. Professor de pós graduação em Dificuldades da Aprendizagem - UERJ. Doutorando em Biofísica UFRJ.

Ana Helena Schreiber - Terapeuta Ocupacional; Especializada em Neurologia; Psicopedagoga.

Simone Presotti Tibúrcio - Pós Graduada pela Faculdade Metodista Izabela Hendrix - FAMIH/BH 1998 - Especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem. Graduada em Psicologia Clínica PUC/MG 1988. Habilitação específica: Curso Preliminar de Música UEMG 1999. - Ordem dos Músicos do Brasil-OMB-14.810. Aprofundamento Modelo Benenzon de Musicoterapia BuenosAires-2006. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e orientação familiar há mais de vinte anos. Pioneira no trabalho de Musicoterapia, fundadora da AMT- MG / Associação de Musicoterapia de Minas Gerais. Membro do Conselho Diretor da ABPC Associação Brasileira de Paralisia Cerebral. Autora de artigos sobre a utilização do recurso musical aplicado aos processos psicoterápicos e palestrante em eventos nacionais e internacionais. CRP: 04 8.052

Eugênio Cunha - Doutorando e Mestre em Educação, Psicopedagogo, Jornalista, Palestrante, Pesquisador do GRUPPE/UFF/CNPq, Professor do Sistema Montessori e da Faculdade Cenecista de Itaboraí. Autor dos livros: “Afeto e aprendizagem”, “Autismo e inclusão”, “Afetividade na prática pedagógica” e 'Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade', publicados pela WAK Editora.


OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional, ou a remarcação do módulo.


INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite):



ATÉ 31 DE OUTUBRO - CURSO COMPLETO - 6 MÓDULOS - de R$ 1000,00 por:
  • OPÇÃO CARTÃO: até 10X de R$ 60,00 - valor total de R$ 600,00 - parcelado em até 10 vezes sem juros no cartão OU;
  • OPÇÃO DEPÓSITO: individual - 1ª parcela de R$ 150,00 e mais 4 parcelas de R$ 100,00 - valor total de 550,00 OU;
  • OPÇÃO GRUPO: a partir de 3 pessoas - 1ª parcela de R$ 100,00 e mais 4 parcelas de R$ 100,00 - cada inscrito (depósito) - valor total de R$ 500,00.


ATÉ 31 DE OUTUBRO - MÓDULO INDIVIDUAL - de R$ 250,00 por:
  • OPÇÃO CARTÃO: R$ 120,00;
  • OPÇÃO DEPÓSITO: individual - R$ 100,00;
  • OPÇÃO GRUPO: a partir de 3 pessoas - R$ 90,00.

INSCRIÇÕES: www.creativeideias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário