segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Saiba mais sobre a Deficiência Intelectual.


Segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento (AAIDD), a Deficiência Intelectual é caracterizada por uma limitação significativa no funcionamento intelectual e nos comportamentos adaptativos expressa em questões conceituais, sociais e nas atividades da vida prática. Esse funcionamento se origina necessariamente antes dos 18 anos. (AAIDD - http://www.aamr.org/)



A Deficiência Intelectual é resultado, quase sempre, de uma alteração na estrutura cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas do parto ou na vida pós-natal. O grande desafio para os estudiosos reside no fato de que, em grande parte dos casos estudados, essa alteração não tem sua causa conhecida ou identificada, e muitas vezes não se chega a estabelecer com clareza a causa da deficiência.
 


Geralmente, a família procura por um diagnóstico, quando detectam algumas características que diferenciam sua criança das outras, como por exemplo: o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (a criança demora em firmar a cabeça, sentar, andar, falar) e a dificuldade no aprendizado (dificuldade de compreensão de normas e ordens, dificuldade no desenvolvimento escolar), entre outros.

ATENÇÃO:
Um único aspecto não pode ser considerado indicativo de qualquer deficiência.

Sempre que possível o diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.


Fonte: Apae São Paulo 


Um comentário: