segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Confira lista com aplicativos para tablets Android usados para a estimulação de pessoas com Síndrome de Down

As fonoaudiólogas Adriana Fernandes de Souza Aquino e Priscila Gama Martins reuniram uma lista de aplicativos para o sistema Android. Vale ressaltar que todos os aplicativos abaixo são gratuitos.

Clique no nome do aplicativo para fazer o download.

Sound Touch Lite – Oferece estimulo visual e auditivo de animais. Trabalha conceitos, vocabulário, percepção e discriminação auditiva de sons onomatopáicos.

Panda Painting – Oferece estimulo visual de cenários. Estimulação de linguagem, conceito de cores, seqüência, coordenação motora.

Lulbaby for babies –  Aplicativos com três canções de ninar, com diferentes tempos de duração. Canções que estimula percepção auditiva, que também podem ser utilizadas para acalmar o bebê.

Daily Necessities – Aplicativo que estimula diferentes conceitos relacionadas a atividades diárias.  Consiste em trabalhar a discriminação visual de pequenos objetos localizados nas cenas.

Memo training -  Jogos da memória de ordem visual, auditiva, e audi-visual. Estimula memorização, atenção/concentração, analise síntese visual e auditiva.

Animal Paradise – Aplicativo com diferentes cenas da natureza, com animais. Estimulação da linguagem: conceitos de animais, discriminação e percepção auditiva dos sons onomatopaicos, associação/pareamento. Estimulação visual.

The Magical Puppet – Consiste em vestir um dos personagens. Estimula  percepção de esquema corporal e visual. O outro personagem move as partes do corpo com o toque, estimula noção de esquema corporal  de forma dinâmica e interativa.

Baby Show – Estimulação da linguagem, trabalhando com as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Consiste em vestir adequadamente o ursinho, de acordo com a estação.

Bango Magic – Estimulação auditiva e coordenação motora.

Próxima Letra – Estimulação de sequencialização de letras. Jogo que trabalha a seqüência das vogais, tanto anterior, quanto posterior.

Baby Animal Sounds – Aplicativo que trabalha conceito de animais. Estimulação visual e auditiva de animais.

Baby Learns Fruits – Aplicativo que trabalha conceito de frutas. Diversos jogos, como jogo de associação, classificação, variando o grau de dificuldade.

Baby Learns Transport – Aplicativo que trabalha conceito de meios  de transportes: terrestres, aquáticos, aéreos. Quebra-cabeça dos transportes. Estimulação interativa.

Baby Soud School (animal) – Conceito de animais e dos respectivos sons onomatopaicos. Imagem real (foto) dos animais.

Animal Sounds -  Aplicativo com vários animais e insetos. Imagem real e seus respectivos sons. Estimulação áudio-visual e de linguagem

Natural Sounds – Estimulação auditiva e visual – sons da natureza, cachoeiras.

My Little Piano -  Estimulação auditiva, interativa de instrumentos musicais e as notas musicais. Estimula atenção/concentração.

Meu Joguinho da Memória Lite – Estimulação da memorização de animais e personagens.



2 comentários:

  1. Olá meu nome é Elaine tenho um filho com Down ele vai fazer 5 anos e se chama Eduardo , e eu fico abismada de ver a intimidade que ele demonstra com o tablet , incrível a facilidade com que ele maneja e joga é lindo , e é visível o quanto tem ajudado ele tanto no raciocinio , na fala e na coordenação motora , as vezes parece até que ele já sabe ler .

    ResponderExcluir
  2. Olá a tod@s, parabéns pela postagem. Minha filha com SD tem 14 anos e está na fase de pré letramento. Em seu último aniversário dei um tablet de presente. Gostaria de sugestões de aplicativos em português para dinamizar seu processo de alfabetização. Necessito também de outra app que estimule a coordenação motora fina, especialmente no desenho de círculos e linhas sinuosas.

    ResponderExcluir