Quando o jovem indiano Rajesh Kumar Sharma se viu obrigado a
abandonar a faculdade devido a dificuldades financeiras, ele se prometeu
que faria o possível para impedir que outras pessoas passassem pela
mesma situação. Hoje, com 40 anos, ele comanda uma escola gratuita para
crianças pobres em Nova Déli, na Índia, que funciona sob uma ponte do
metrô.
Ao menos 30 crianças das favelas da cidade e de vilarejos vizinhos
comparecem todos os dias úteis da semana para, por duas horas, tomarem
as lições de Sharma e de Laxmi Chandra, pós-graduado em ciências que o
ajuda com as aulas.
As aulas começam no nível básico e ajudam a preparar as crianças para
a admissão nas escolas do governo. Quando Sharma começou, há um ano,
ele tinha 140 alunos. Agora, 70 deles estão em escolas públicas do
governo. Ele ainda permite que crianças tecnicamente jovens demais para
serem admitidas se preparem na “sala” improvisada.
A parte mais difícil, conta o professor, foi convencer os
trabalhadores e agricultores locais a permitir que seus filhos
frequentassem a escola em vez de trabalhar para aumentar a renda
familiar. Sua intenção oferecer a estas crianças as ferramentas
necessárias para superar a pobreza.
O trabalho dos professores, contudo, não se limita à escola sob a
ponte. Sharma e Chandra percorrem comunidades carentes de outras partes
da cidade para darem pequenas aulas. A intenção é alcançar aqueles que
se mudam com as famílias em busca de empregos temporários.
Para o professor, a grande meta atingida até o momento foi a mudança
de atitude dos pais de seus alunos, que passaram a encorajar seus filhos
a estudar.
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