terça-feira, 5 de maio de 2015

Vejo e Aprendo - o ensino estruturado para pessoas com autismo. Fundamentos do Programa TEACCH


Vamos mudar o enfoque? 

Parar de dar ênfase ao aspecto físico e entender o conceito? A começar por PASTAS e PRANCHAS! Não é a PRANCHA que interessa! Prancha não é nada! Pasta, muito menos! Quem dá ênfase nisso, não entendeu nada!

O que importa é o que ela carrega, o que está dentro da PASTA e não a pasta em si. O que vale é o entendimento de que, por conta da estrutura, um material precisa estar visualmente disposto e por isso, áreas de armazenamento, execução e fim (Fonseca & Ciola, 2014).

"Prancha"? Pasta? Ficha? Cartão?

De nada valem se você não entender o que está por trás disso tudo. Se a ênfase recai nisso, só vai mecanizar o menino. Sim, vai automatizar sem função!

Um pedaço de velcro não cola uma idéia desprovida de conceito.

Pensem nisso!
————
Fonseca, M.E.G.F, Ciola, J.C.B. Vejo e Aprendo - o ensino estruturado para pessoas com autismo. Fundamentos do Programa TEACCH". Editora Booktoy




Nenhum comentário:

Postar um comentário