segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

COLUNA DO DIA: Intervenção não Farmacológica na Doença de Parkinson e a importância do Tratamento Fonoaudiológico





Dia 11 de Abril é o dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson. Essa doença, quando chega, não vem sozinha; ou seja, quando ela chega, traz uma série de dúvidas e incertezas para a família, que precisa aprender a conviver com esse recomeço.

Lidar com o mal de Parkinson não é tarefa das mais fáceis, principalmente quando a doença acomete alguém muito próximo; alguém que faça parte do nosso convívio diário; ou alguém a quem amamos muito.

O Parkinson é uma doença neurológica, neuromuscular, degenerativa progressiva, devido diminuição da liberação do neurotransmissor chamado: Dopamina. Há degeneração de neurônios do sistema nervoso central (SNC), especificamente localizados na substância negra do mesencéfalo.

           O Parkinson é identificado pelos tremores, lentidão, rigidez muscular, desequilíbrio, instabilidade postural, caminhada em marcha, depressão e alterações na fala/deglutição e na escrita. Os sintomas, geralmente podem ser inicialmente identificados quando o paciente se queixa de que um lado do corpo não está acompanhando,  os passos tornam-se mais curtos ao caminhar a memória pode ficar mais lenta, agravada por alguns esquecimentos e além disso, depressão sem motivos aparentes.  Tais sinais começam a se manifestar em alguns anos após o início da doença. 

        Diante da presença da doença de Parkinson, o Fonoaudiólogo irá atuar com pacientes que apresentam mudanças na voz, na fala, na deglutição, dentre outras alterações; pois a doença afeta os músculos da laringe (garganta), das pregas vocais e da boca (língua, bochechas, lábios, céu da boca), entre outras; logo, quanto antes estas mudanças puderem ser tratadas melhor e mais duradouros serão os resultados.

As medidas não-farmacológicas compreendem uma série de hábitos e medidas de valor especial à doença de Parkinson. Elas minimizam algumas de suas complicações. Mas é preciso esclarecer: preventivamente, estas medidas atenuam a gravidade da doença, porém, não impedem sua progressão. Elas mantém o indivíduo melhor preparado para enfrentar as alterações típicas desta enfermidade por mais tempo.

A Reabilitação Fonoaudiológica visa a otimização da coordenação pneumo-fono-articulatória,  a melhora de problemas ocasionados na Voz, na Fala e na Deglutição. Na maioria dos casos, a deglutição é comprometida, isso ocorre devido à rigidez muscular da laringe, falta de coordenação dos movimentos e lentidão. Os pacientes podem apresentar dificuldades em engolir líquidos, inclusive a água; o mesmo ocorre na deglutição de saliva que acumula na boca, geralmente nos cantos, conhecida popularmente por “baba”. O acumulo de saliva pode também comprometer a emissão correta dos sons e a compreensão da fala.

Nesse processo, os pacientes não conseguem engolir os comprimidos ou mastigar biscoitos, causando incômodos e, muitas vezes gerando tosses, manifestação clássica após a aspiração, que é um mecanismo de defesa natural para eliminação do objeto aspirado, devido a  obstrução da passagem total ou parcial do ar, ocasionando engasgos e/ou falta de ar. Posteriormente esses problemas poderão evoluir para possíveis broncoaspirações; que é a aspiração do conteudo alimentar, saliva ou secreção, que faz o percurso errado, em vez de ir do esôfago para o estômago, penetra na laringe, passando pelas pregas vocais, traquéia e chega aos pulmões, podendo desenvolver pneumonias de repetição, o que é uma das maiores causas de óbito nos idosos com doenças degenerativas neurológicas.


*  A voz pode ficar mais baixa, portanto, não peçam a todo o momento para que repitam o que falou e/ou falem mais alto; por vezes, reclamando que a voz é baixa. Isso é muito frustrante para ele. Aproxime-se deles quando quiserem conversar;
*  Estimule-o a beber bastante água, já que esta auxilia no bom funcionamento e hidratação das pregas vocais;
*  Estimule-o a fazer atividades cognitivas, tais como: fazer a lista do supermercado / palavras cruzadas / ler manchetes de jornal. Importante manter o interesse intelectual e realizar atividades que agrade a eles;
*  Respeite o tempo para o paciente executar as tarefas de vida diária. Devido o tremor e a lentidão dos movimentos voluntários (bradicinesia), as ações ficarão mais lentas, não o apresse.

Dicas de cuidados na alimentação tais como:

*  O paciente deve estar bem acordado, desperto, confortável e sempre na posição sentado, ou com a cabeceira do leito elevada em ângulo de 90°;
*  Após a refeição, não deite o paciente; deixe-o aguardando sentado por, no mínimo, 45min, assim o alimento desce por completo do esôfago para o estômago;
*  A colher não deve estar nem muito cheia, nem muito vazia; dê preferência à utilização de colher de sobremesa;
*  O paciente deve comer sem pressa para que não aconteçam engasgos, nem tosses e riscos de aspirações;
*  Caso, o paciente apresente “voz molhada” pedir para raspar a garganta e engolir; essa voz é uma alteração que indica secreção nas cordas vocais, que costuma ocorrer após o engasgo.
*  Enquanto o paciente é alimentado devem ser evitados variados distrativos, tais como: televisão, rádios, conversas entre outros;
*  Caso o paciente utilize prótese dentária, importante verificar se ela está firme. Caso esteja solta, esta deve ser retirada durante as refeições e, se necessário, procure um dentista para a avaliar a necessidade de fazer outra.

         Sinais de Alerta

• Engasgos;
• Tosse antes, durante e apos a alimentação
• Sensação de bolo parado na garganta;
• Pigarro;
• Febre de causa desconhecida

Lembre-se: em caso da maioria dos sintomas listados acima, o paciente precisa o quanto antes da ajuda do Profissional , para avaliação e/ou tratamento Fonoterápico urgente.

 
Até a próxima!

Maria Paula Costa Raphael
CRFa 7364-RJ
Fonoaudióloga, Socioterapeuta,Sociopsicomotricista Ramain-Thiers, Docente da AVM  Faculdade Integrada, cursos de pós graduação (UCAM), Eventos em Educação presencial e on-line, Supervisora na Formação em Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, Palestrante em eventos de educação e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário