Data e Horário: 09 de abril de 2016 | 8h às 18h
Local:
Teatro Mário Lago - Colégio Pedro II São Cristóvão - Campo de São
Cristóvão, 177 - São Cristóvão, Rio de Janeiro - (Em frente a Feira de
Tradições Nordestinas)
Carga Horária do certificado de participação: 10 horas (online com 75% de presença)
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 980684462 (tim)
PÚBLICO ALVO:
Profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação e demais interessados no assunto.
HORÁRIO*:
Sábado*
8h às 8h30 - Credenciamento
8h30 às 9h30 - Emanoele Freitas
9h30 às 9h40 - Intervalo
9h40 às 11h - Helena Gueiros
11h às 11h10 - Intervalo
11h10 às 12h30 - Márcia Denise Pletsch
12h30 às 13h30 - Almoço Livre
13h30 às 15h - Gladis dos Santos
15h às 15h10 - Intervalo
15h10 às 16h20 - Fátima Alves
16h20 às 16h30 - Intervalo
16h30 às 18h - Dayse Serra
18h - Encerramento
* Horário e Cronograma sujeitos a alterações!
PALESTRANTES:
Lei Brasileira da Inclusão no âmbito da educação
Emanoele Freitas - Mediadora
Escolar; Presidente da AAPA (Associação de Apoio a Pessoa Autista) e do
COMUDE (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de
Nova Iguaçu); Autora do livro "Mediador Escolar - Recriando a arte de
ensinar", publicado pela WAK Editora.
Questões Sensoriais de Alunos Autistas dentro da escola
Helena Gueiros - Fisioterapeuta;
Psicomotricista; Terapeuta DIR/Floortime C2 pelo ICDL Institute;
Certificada em Integração Sensorial - Mentorship 1 pela SPD Foundation
CREFITO-2: 113320-F.
A escolarização de alunos com deficiência intelectual
Márcia Denise Pletsch - Doutora
em Educação, com Mestrado em Educação e especialização em Altas
Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental,
pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta do
Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação,
Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordena o Observatório de Educação
Especial e inclusão escolar: práticas curriculares e processos de ensino
e aprendizagem (PPGEduc/UFRRJ) e, por meio de convênio
interinstitucional entre a UFRRJ e a UERJ, também é líder do grupo de
pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais
especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos
psicossociais (UERJ/PROPED). Atualmente é editora adjunta da Revista
Brasileira de Educação Especial e coordena o Observatório da Educação
(CAPES) com projeto de pesquisa em rede na área de deficiência
intelectual. Também coordena pesquisas financiadas pela FAPERJ na área
de deficiência múltipla. Em parceria com Rosana Glat, é autora do livro
Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais (Eduerj), com quem
também organizou o livro Estratégias Educacionais Diferenciadas para
alunos com necessidades especiais (Eduerj). Tem mais de vinte artigos
publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. Autora
do livro Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas
curriculares e deficiência intelectual (2010).
Atividades lúdicas para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita para crianças e adolescentes com síndrome de Down
Gladis dos Santos - Supervisora
e pesquisadora do Ambulatório de Transtornos na Aquisição da Linguagem
Oral – Instituto de Neurologia Deolindo Couto – INDC/UFRJ;
Fonoaudiologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação;
Pós-graduada em psicomotricidade; Mestre em Tecnologia Educacional nas
Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006).
Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio de
Janeiro. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em
Linguagem, fundamentando abordagem clínica pela neuropsicologia e
psicomotricidade, atuando principalmente nos seguintes temas:
transtornos da linguagem oral e escrita, metacognição, reorganização
cognitiva / psicomotora (atenção, percepção, memória, fala, pensamento e
movimento).
Inclusão - muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio
Fátima Alves - Fonoaudióloga
(CRFa. 1547 RJ). Socioterapeuta Ramain-Thiers. Psicomotricista titulada
pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente
da Pós-Graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia
da AVM Faculdade Integrada. Professora convidada dos cursos de
pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP.
Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicomotricidade, atuando
principalmente nos temas de educação, Psicomotricidade, inclusão e
síndrome de Down. Autora dos livros: “Psicomotricidade: corpo, ação e
emoção”; “Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade
multidisciplinar com Amor e União”; e “Para Entender a Síndrome de
Down”; “Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio”,
todos publicados pela Wak Editora. Participante de eventos nacionais e
internacionais, ministrando palestras, cursos e workshops. Autora,
coordenadora, tutora e professora do Curso Para Entender a Síndrome de
Down da GPEC – Educação a Distância – Formação e Aperfeiçoamento.
Intervenções Pedagógicas e Psicopedagógicas com autistas severos
Dayse Serra - Mestre
em Educação Especial pela UERJ; Doutora em Psicologia Clínica pela
PUC-Rio; Pós-Doutoranda em Medicina Preventiva pela UNFESP - Escola
Paulista de Medicina; Professora Adjunta da Universidade Federal
Fluminense; Psicopedagoga especializada em autismo; Pesquisadora do
LIPIS/PUC-Rio e Vice-Presidente da ABENEPI-Rio.
INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e mediante a lotação do auditório):
• ATÉ 12/02/16 - de R$ 100,00 por:
R$ 70,00 - individual (cartão) em até 3x sem jurosR$ 60,00 - individual (depósito)
R$ 50,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas*
• ATÉ 24/03/16:
R$ 80,00 - individual (cartão) em até 3x sem jurosR$ 70,00 - individual (depósito)
Nenhum comentário:
Postar um comentário