Local: Teatro Mário Lago - Colégio Pedro II São Cristóvão - Campo de São Cristóvão, 177 - São Cristóvão, Rio de Janeiro - (Em frente a Feira de Tradições Nordestinas)
Carga Horária do certificado de participação: 100 horas (online com 75% de presença, sendo 70h presencial e 30 a distância*)
Duração do curso: Julho de 2016 a Janeiro de 2017 dividido em 7 módulos.
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 980684462 (tim)
PÚBLICO ALVO:
Profissionais e estudantes das áreas da
saúde e da educação, familiares e demais interessados no assunto, ou
que lidem com autistas.
CRONOGRAMA*:
16 de julho de 2016 - módulo 1;
27 de agosto de 2016 - módulo 2;
17 de setembro de 2016 - módulo 3;
15 de outubro de 2016 - módulo 4;
5 de novembro de 2016 - módulo 5;
3 de dezembro de 2016 - módulo 6;
28 de janeiro de 2017 - módulo 7.
27 de agosto de 2016 - módulo 2;
17 de setembro de 2016 - módulo 3;
15 de outubro de 2016 - módulo 4;
5 de novembro de 2016 - módulo 5;
3 de dezembro de 2016 - módulo 6;
28 de janeiro de 2017 - módulo 7.
HORÁRIO*:
Sábado
Módulo 1, 2, 5 e 7
8h às 8h30 - Credenciamento
8h30 às 18h - Curso com intervalo para almoço.
* Cronograma e horário sujeito a alterações!
Módulo 3, 4 e 6
8h às 9h - Credenciamento
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.* Cronograma e horário sujeito a alterações!
OBJETIVO:
Apresentar e discutir bases teóricas e
práticas para a formação de profissionais e estudantes das áreas da
saúde e educação envolvidos no atendimento de indivíduos com diagnóstico
do espectro do autismo.
Divulgar o conhecimento científico e práticas clínicas e educacionais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA.
Contribuir com a formação dos profissionais para que possam avaliar suas práticas clínicas e educacionais e sejam capazes de aprimorá-las e adequá-las às necessidades individuais de seus pacientes/estudantes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1 - Autismo e o Desenvolvimento Neuropsicomotor I
Carga Horária: 10h | Professora: Rita Thompsona) Introdução ao Conceito de Autismo e Diagnóstico;
b) Instrumentos de Diagnóstico: ADI-R, ADOS 2 E CARS 2;
c) Neurobiologia do Autismo: Modelos Neurológicos.
Módulo 2 – Autismo e o Desenvolvimento Neuropsicomotor II
Carga Horária: 10h | Professora: Rita Thompsona) Avaliação;
b) Desenvolvimento;
c) Psicomotricidade.
Módulo 3 – Perspectivas, Avaliação e Intervenção I
Carga Horária: 10ha) Cognição e Linguagem | Professora: Anna Carolina Miguel
b) Contribuições Comportamentais para a Inclusão | Professora: Gabriela Parpinelli
Módulo 4 - Perspectivas, Avaliação e Intervenção II
Carga Horária: 10ha) Comunicação Alternativa com Autistas utilizando ferramentas Tecnológicas: pranchas de comunicação, comunicadores e Ipads | Professora: Ana Helena Schreiber
b) Tratamento Nutricional | Professora: Dra. Geórgia Fonseca
c) Treino de Habilidades Sociais | Professora:Gabriela Parpinelli
Módulo 5 – DIR/Floortime e as questões sensoriais
Carga Horária: 10h | Professora: Helena Gueirosa) Questões Sensoriais;
b) Problemas sensoriais no autismo;
c) Introdução ao modelo DIR/Floortime.
Módulo 6 - Perspectivas, Avaliação e Intervenção III
Carga Horária: 10ha) Sexualidade | Professora: Maurício Canton
b) Musicoterapia | Professora: Simone Presotti Tibúrcio
Módulo 7 – Intervenções Pedagógicas e Psicopedagógicas
Carga Horária: 10h | Professora: Dayse Serraa) Avaliação Pedagógica;
b) Planejamento das Intervenções para a educação;
c) Aprendizagem das atividades na vida autônoma;
d) Como trabalhar com autistas severosl.
Módulo Intermediário (a distância) – Estudo Bibliográfico
Carga Horária: 30h
Para complementar a formação do Curso de Aprimoramento sobre Autismo, é necessário ler os livros e assistir aos vídeos abaixo e entregar uma resenha de cada livro e filme até o módulo 6, impresso em folha A4, com no mínimo 30 linhas, cada uma. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 30h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail, ou em pendrive.
ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.Para complementar a formação do Curso de Aprimoramento sobre Autismo, é necessário ler os livros e assistir aos vídeos abaixo e entregar uma resenha de cada livro e filme até o módulo 6, impresso em folha A4, com no mínimo 30 linhas, cada uma. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 30h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail, ou em pendrive.
a) O que me faz pular - Naoki Higashida - Editora Intrinseca;
b) Brilhante: A Inspiradora História de uma Mãe e seu Filho Gênio e Autista - Kristine Barnett - Editora Zahar;
c) A criança autista - Um Estudo Psicopedagógico - Janine Marta Coelho Rodrigues e Eric Spencer - Editora WAK;
d) O cérebro autista - Pensando através do espectro - Temple Grandin - Editora Record;
e) Filme "TED Talks - Jogos para à cabeça - Temple Grandin" | Clique e assista ao filme: Parte 1 | Parte 2
f) Filme "O cérebro de um gênio: A vida com asperger" ou "O cérebro de Hugo" | Clique aqui e assista ao filme
CORPO DOCENTE:
Rita Thompson -
Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria
Infantil; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de
Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em
Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em
Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do
atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no
Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV; Membro da Sociedade
Brasileira de Psicomotricidade - SBP, e autora de diversos artigos
científicos (em livros de psicomotricidade, neuropsicologia,
neuroeducação e educação).
Anna Carolina Miguel -
Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Medicina da UFRJ (2006).
Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto-Juvenil pela
Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Especialista em
Neurociências aplicada à aprendizagem - IPUB/ UFRJ (2012). Idealizadora
do projeto DESPERTA! - Núcleo Transdisciplinar para Desenvolvimento da
Saúde do Aprendiz. Colaboradora do Neuroeduc (Centro de Estudos em
Neurociências e Educação - UFRJ) e OCC (Organização Ciências e Cognição -
UFRJ). CREFONO 12435.
Dra. Geórgia Fonseca -
Médica Pediatra da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro;
Médica DAN! Especialista em Pediatria, Puericultura, Desenvolvimento
Infantil e Saúde Mental; Especialista em Homeopatia pelo Instituto
Hahnemmaniano do Brasil; Especialista em Homeopatia pela Federação
Brasileira de Homeopatia; Membro do Programa Estadual de Homeopatia do
Rio de Janeiro; Formação em Saúde Mental pela Fundação Osvaldo Cruz;
Pesquisadora em Autismo da Federação Brasileira de Homeopatia; Ganhadora
do Primeiro Prêmio Orgulho Autista Brasil 2005 na categoria Terapia
Alternativa; Mãe de Juliana, 8 anos, autista; Desenvolvendo pesquisa
pela Federação Brasileira de Homeopatia em remédios homeopáticos
aplicáveis ao auxílio do desenvolvimento cognitivo-motor de pacientes
autistas; Tratamento biomédico para autismo; Autora do primeiro trabalho
em autismo e homeopatia usando avaliação reconhecida
internacionalmente para autismo; “Effect of the Homeopathic Medication
on the cognitive ando motor performance of Autistic Children –
International Journal of High Dilution Research,v7,issue23, p20-27-June
2008.
Helena Gueiros - Fisioterapeuta; Psicomotricista; Terapeuta DIR/Floortime C2 pelo ICDL Institute; Certificada em Integração Sensorial - Mentorship 1 pela SPD Foundation CREFITO-2: 113320-F.
Ana Helena Schreiber - Terapeuta Ocupacional; Especializada em Neurologia (método neuro-evolutivo-Bobath); Psicopedagoga. Coordena o Centro de Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro e participa do Projeto Instituto Catarata Infantil. Atua principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, tecnologia assistiva, baixa visão, comunicação alternativa e deficiência múltipla.
Simone Presotti Tibúrcio - Pós Graduada pela Faculdade Metodista Izabela Hendrix - FAMIH/BH 1998 - Especialista em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem. Graduada em Psicologia Clínica PUC/MG 1988. Habilitação específica: Curso Preliminar de Música UEMG 1999. - Ordem dos Músicos do Brasil-OMB-14.810. Aprofundamento Modelo Benenzon de Musicoterapia BuenosAires-2006. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Atua no campo da psicologia clínica com crianças, adolescentes e orientação familiar há mais de vinte anos. Pioneira no trabalho de Musicoterapia, fundadora da AMT- MG / Associação de Musicoterapia de Minas Gerais. Membro do Conselho Diretor da ABPC Associação Brasileira de Paralisia Cerebral. Autora de artigos sobre a utilização do recurso musical aplicado aos processos psicoterápicos e palestrante em eventos nacionais e internacionais. CRP: 04 8.052
Mauricio Canton Bastos - Doutor em Psicologia Social e da Personalidade pela UFRJ. Mestre em Psicologia Cognitiva pela FGV-RJ. Ministrou cadeiras de Psicologia em diferentes universidades ao longo dos últimos 20 anos. Terapeuta cognitivo-comportamental certificado pela FBTC (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas). Diretor Técnico do Centro de Psicologia Aplicada e Formação (CPAF-RJ). Supervisor de Terapeutas Cognitivo-Comportamentais. Professor e Coordenador de cursos de Pós Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CPAF-RJ. Psicoterapeuta individual e de grupo com experiência de mais de 15 anos com pacientes adolescentes e adultos do Espectro Autista.
Gabriela Parpinelli - Psicóloga Analítico Comportamental e Supervisora Clínica; Especialista em Análise do Comportamento - Núcleo Paradigma/SP; Especialista em Neurociências aplicadas a Aprendizagem - IPUB/UFRJ. Tem experiência em intervenção ABA com indivíduos diagnosticado com autismo, em atendimento psicoterapêutico a adolescentes e crianças, e em planejamento de atividades educacionais. Professora de Educação inclusiva do programa de Pós-graduação de Neurociências Aplicadas - IPUB/UFRJ e Supervisora do módulo prático do Curso de Aprimoramento em ABA - Análise do Comportamento realizado pela Creative Ideias. CRP: 05-38557.
Dayse Serra - Mestre em Educação Especial pela UERJ; Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio; Pós-Doutoranda em Medicina Preventiva pela UNFESP - Escola Paulista de Medicina; Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense; Psicopedagoga especializada em autismo; Pesquisadora do LIPIS/PUC-Rio e Vice-Presidente da ABENEPI-Rio.
OBSERVAÇÃO: Se, por motivo
de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos
palestrantes contratados para o evento não puder apresentar-se, fica
ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por
outro profissional. Caso haja algum problema operacional em relação ao
local do evento, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará
a substituição por outro local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário