Curso Programa de Neurociência: Intervenção em leitura e escrita
Curso Método DOLF: Desenvolvimento Oral, Linguístico e Fonológico.
Local: Estácio - Avenida Nossa Senhora de Sabará, 765 - Chácara Flora, São Paulo - SP (estacionamento gratuito no local)
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 98832 6047 (oi) | (21) 98189 1109 (Tim)
Carga Horária do certificado de participação: 15 horas.
PÚBLICO ALVO:
Professores, Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Familiares, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores) e Estudantes de Graduação e/ou Pós e demais interessados no assunto, além de profissionais das áreas de saúde e educação.
CRONOGRAMA (sujeito a alterações):
sexta - 10/10/2014
10h às 11h - Credenciamento
11h às 13h - Palestra
13h às 15h - Almoço Livre
15h às 17h - Palestra
17h - Encerramento e entrega dos certificados (apenas para quem participar do curso de sexta)
sábado - 11/10/2014
9h às 10h - Credenciamento
10h às 12h30 - Palestra
12h30 às 14h - Almoço Livre
14h às 17h - Palestra
17h - Encerramento com sorteio de brindes e entrega dos certificados (para quem participar do curso de dois dias)
Curso Programa de Neurociência: Intervenção em leitura e escrita
O
Programa de Neurociência: Intervenção em Leitura e Escrita tem o
objetivo de apresentar uma abordagem que tem por base a utilização da
Neurociência em prole da educação, do ensino, da aprendizagem.
Trata-se de um Programa especificamente vocacionado para a apropriação das competências da Leitura e Escrita, tendo como propósito, a pré-estimulação cerebral antes das aquisições acadêmicas. No fundo, pretende preparar o cérebro para a dinâmica da Leitura e Escrita.
Trata-se de um Programa especificamente vocacionado para a apropriação das competências da Leitura e Escrita, tendo como propósito, a pré-estimulação cerebral antes das aquisições acadêmicas. No fundo, pretende preparar o cérebro para a dinâmica da Leitura e Escrita.
Assim, este curso irá abordar duas partes que se interligam.
A primeira parte que diz inteiramente respeito à estimulação cerebral de forma adequada e doseada direcionando-se ao hemisfério a estimular. Um programa de exercícios personalizados na forma de jogos que comprovadamente ajudam o aluno a melhorar a sua capacidade de memória, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial.
A segunda parte será onde o aluno poderá estimular a sua consciência fonológica através de exercícios que apelam à sua motricidade fina e à manipulação multissensorial; bem como exercícios para trabalhar a compreensão do oral e do escrito.
Deste modo, o presente Programa torna-se uma ferramenta indispensável para quem, apoiando-se no conhecimento científico moderno sobre o funcionamento do cérebro, quer facilitar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
OBJETIVO:
- Conhecer o Programa de Intervenção em Leitura e Escrita;
- Aplicar o Programa em contexto clínico ou de sala de aula;
- Identificar e aplicar metodologias inovadoras de estimulação cerebral em benefício da aprendizagem da Leitura e da Escrita;
- Aplicar nova metodologia de intervenção;
- Construir materiais para a estimulação da Leitura e Escrita.
- Aplicar o Programa em contexto clínico ou de sala de aula;
- Identificar e aplicar metodologias inovadoras de estimulação cerebral em benefício da aprendizagem da Leitura e da Escrita;
- Aplicar nova metodologia de intervenção;
- Construir materiais para a estimulação da Leitura e Escrita.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- Áreas em estimulação no programa;
- Importância da Neurociência na educação;
- O que é aprendizagem;
- Funcionamento do Cérebro;
- Estrutura dos neurônios;
- As conexões físicas do Cérebro;
- Competências para a Leitura e Escrita;
- A Leitura e Escrita e a Estimulação Cerebral;
- Intervenção Clínica e Pedagógica.
- Exercícios Práticos:
1. Memória visual e auditiva;
2. Capacidade de raciocínio lógico;
3. Cálculo;
4. Discriminação/Percepção Visual
5. Linguagem oral;
6. Consciência Fonológica;
7. Compreensão e expressão escrita.
- Importância da Neurociência na educação;
- O que é aprendizagem;
- Funcionamento do Cérebro;
- Estrutura dos neurônios;
- As conexões físicas do Cérebro;
- Competências para a Leitura e Escrita;
- A Leitura e Escrita e a Estimulação Cerebral;
- Intervenção Clínica e Pedagógica.
- Exercícios Práticos:
1. Memória visual e auditiva;
2. Capacidade de raciocínio lógico;
3. Cálculo;
4. Discriminação/Percepção Visual
5. Linguagem oral;
6. Consciência Fonológica;
7. Compreensão e expressão escrita.
Rafael Silva Pereira - Especialista
em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem; Professor; Doutor em Novos
Contextos de Intervenção Psicológica em Educação, Saúde e Qualidade de
Vida. A sua formação de base é Bacharel do 1º Ciclo do Ensino Básico
pela Escola Superior de Educação de Santarém. Licenciou-se em 1998 pela
Escola Superior de Educação Almeida Garret em 2º Ciclo do Ensino Básico
na variante de Português, História e Ciências Sociais. No ano de 2004,
concluiu o Mestrado em Didática das Línguas na vertente de Língua Não
Materna, pela Universidade de Aveiro. Concluiu sua Tese de Doutoramento
na Universidade da Extremadura, na Espanha. Autor dos livros: Dislexia
e Disortografia; Programa de Neurociência: Intervenção em leitura e
escrita; Programa de reeducação em dislexia e consciência fonológica
volume 1 e 2; Ler - Leitura Escrita e Reeducação.
O Método DOLF é um meio ou ferramenta auxiliar na aprendizagem da fala, linguagem, da leitura e da escrita. Usa estratégias multissensoriais, permitindo à criança ver, ouvir, falar, fazer o gesto e escrever. O método DOLF associa um gesto a cada fonema do português, fazendo posteriormente a ligação ao grafema. Este método chama a atenção para os movimentos da boca, para o modo como se articulam ou como se produzem os sons do português. O uso do gesto serve de apoio à memória auditiva, visual e usa uma memória suplementar, a memória motora. É um método flexível que pode ser aplicado conforme o objetivo e mediante cada aluno a partir dos 3, 4 anos de idade.
Este método destina-se a crianças com perturbações de fala, perturbações fonológicas, perturbações da linguagem ou com perturbações específicas de leitura e escrita (dislexia, disortografia). Pode igualmente ser usado em crianças sem qualquer tipo de perturbação, tendo por isso uma função preventiva.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- Relação entre oralidade e escrita;
- Consciência fonológica: o seu papel no desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita;
- Aprendizagem multissensorial;
- Método DOLF: origem e principais objetivos;
- Ensino estruturado do Método DOLF;
- Parte Prática: análise de estudos de caso.
- Consciência fonológica: o seu papel no desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita;
- Aprendizagem multissensorial;
- Método DOLF: origem e principais objetivos;
- Ensino estruturado do Método DOLF;
- Parte Prática: análise de estudos de caso.
Dra. Ana Sverino - Licenciada
pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão em 2001; Trabalha atualmente
na CERCi-Lisboa, no Centro de recursos para a inclusão, no apoio de
crianças com necessidades educacionais especiais, inseridas no ensino
regular; Co-autora de um CD com «Atividades de Processamento Auditivo –
APA ii», efetuou estágio profissional especializados no Brasil (São
Paulo). Possui o 1º Nível do Método Tomatis (instituto
Tomatis–Barcelona) e fez formação PROMPT (Prompt for restructuring Oral
Muscular Phonetic Targets) em Amesterdão; É também Educadora Clínica
da Escola Superior de Saúde do Alcoitão e leciona formações na área da
Leitura e da Escrita e do Processamento auditivo central. Autora do
Método DOLF e das Cartas de Sons.
INVESTIMENTO:
• OPÇÃO 1 CURSO ( Programa Neurociência OU Método DOLF) até 11/07/2014 - de R$ 250,00 por:
R$ 180,00 - individual (cartão)
R$ 150,00 - individual (depósito)
R$ 120,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 3 pessoas
• OPÇÃO 2 CURSOS ( Programa Neurociência E Método DOLF) até 11/07/2014 - de R$ 400,00 por:
R$ 250,00 - individual (cartão)
R$ 230,00 - individual (depósito)
R$ 200,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 3 pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário