Você sabe quantos de seus alunos possuem perfis no Facebook ou no Google +? Já experimentou fazer uso dessas redes sociais para disponibilizar materiais de apoio ou promover discussões online?
Cada vez mais cedo, as redes sociais
passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade
imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de
interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas.
A seguir, listamos 5 formas de usar as redes sociais como aliada da aprendizagem:
1. Faça a mediação de grupos de estudo
Convidar os alunos de séries diferentes
para participarem de grupos de estudo nas redes, separados por turma ou
por escolas em que você dá aulas, pode ajudá-lo a diagnosticar as
dúvidas e os assuntos de interesse dos estudantes que podem ser
trabalhados em sala de aula, de acordo com os conteúdos curriculares já planejados para cada série.
Os grupos no Facebook
podem ser concebidos como espaços de troca de informações entre
professor e estudantes, mas lembre-se: você é o mediador das discussões
propostas e tem o papel de orientar os alunos.
Todos os participantes do grupo podem
fazer uso do espaço para indicar links interessantes ou páginas de
instituições que podem ajudar em seus estudos.
2. Disponibilize conteúdos extras para os alunos
2. Disponibilize conteúdos extras para os alunos
As redes sociais são
bons espaços para compartilhar com os alunos materiais multimídia,
notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de
peças de teatro que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira
complementar.
Esses recursos de apoio podem ser
disponibilizados para os alunos nos grupos ou nos perfis sociais, mas
não devem estar disponíveis apenas no Facebook, porque alguns estudantes
podem não fazer parte desta rede. Para compartilhar materiais de apoio e
exercícios sobre os conteúdos trabalhados em sala, é melhor utilizar
espaços virtuais mais adequados, como a intranet da escola, o blog da
turma ou do próprio professor.
Aproveitar o tempo que os alunos passam
na internet para promover debates interessantes sobre temas do cotidiano
ajuda os alunos a desenvolverem o senso crítico e incentiva os mais
tímidos a manifestarem suas opiniões. Instigue os estudantes a se
manifestarem, propondo perguntas com base em notícias vistas nas redes,
por exemplo. Essa pode ser uma boa forma de mantê-los em dia com as
atualidades, sempre cobradas nos vestibulares.
No Facebook, por meio de ferramentas
como “Meu Calendário” e “Eventos”, você pode recomendar à sua turma uma
visita a uma exposição, a ida a uma peça de teatro ou ao cinema. Esses
calendários das redes sociais também são utilizados para lembrar os
alunos sobre as entregas de trabalhos e datas de avaliações. Porém, vale
lembrar: eles não podem ser a única fonte de informação sobre os
eventos que acontecem na escola, em dias letivos.
Com alguns dias de antecedência, combine
um horário com os alunos para tirar dúvidas sobre os conteúdos
ministrados em sala de aula. Você pode usar os chats do Facebook,
do Google Talk, do MSN ou até mesmo organizar uma Twitcam para conversar
com a turma – mas essa não pode ser a única forma de auxiliá-los nas
questões que ainda não compreenderam.
A grande vantagem de fazer um chat para
tirar dúvidas online é a facilidade de reunir os alunos em um mesmo
lugar sem que haja a necessidade do deslocamento físico.
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