As redes sociais estão cada vez mais sendo inseridas nas salas de aula pelos professores. O objetivo é dinamizar e prender a atenção dos alunos durante as aulas, além de serem uma boa fonte de informação. Pensando nisso, reservamos o post de hoje para mostrar 10 maneiras de como utilizar o microblog Twitter na sala de aula. Dividimos as tarefas em três níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil). Confira!
FÁCEIS
As atividades fáceis podem ser chamadas
de “tarefas visuais”. Os alunos apenas observam os posts do professor e
seguem informações que ele oferece através de seu perfil.
1 – Postar metas diárias de aprendizagem.
2 - Promover links interessantes.
3 - Moderar conversas com profissionais do mundo da educação.
MÉDIAS
Durante as atividades de dificuldade
média, os alunos poderão interagir com o professor e até mesmo produzir
seu próprio material a partir de tweets. É importante que o professor
tenha domínio da rede social e facilidade em explicar as atividades.
4 – Criar e promover hashtags relevantes.
5 – Analisar a matemática por trás de um tweet viral.
6 – Analisar o fluxo de um tweet (por exemplo: o raio de alcance da informação).
DIFÍCIL
As tarefas difíceis exigem que o
professor possua domínio e entendimento da ferramenta e que tenha
experiência com as técnicas por trás do Twitter.
7 – Criar ”nuvens de palavras” (lista de tags) a partir de fluxos de tweets selecionados para avaliar e medir audiência e linguagem.
8 - Criar perfis
ficcionais de personagens literárias, escritores, personalidades
históricas enquanto um assunto é desenvolvido em aula por períodos mais
longos.
9 – Promover discussões para avaliar a opinião dos alunos.
10 - Fazer com que os alunos sejam responsáveis por discussões e conversas.
Até a próxima!
Fonte: Universia
Nenhum comentário:
Postar um comentário