terça-feira, 24 de junho de 2014

10 maneiras de usar o Twitter em sala de aula

 
Olá leitores!

As redes sociais estão cada vez mais sendo inseridas nas salas de aula pelos professores. O objetivo é dinamizar e prender a atenção dos alunos durante as aulas, além de serem uma boa fonte de informação. Pensando nisso, reservamos o post de hoje para mostrar 10 maneiras de como utilizar o microblog Twitter na sala de aula. Dividimos as tarefas em três níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil). Confira!
FÁCEIS
As atividades fáceis podem ser chamadas de “tarefas visuais”. Os alunos apenas observam  os posts do professor e seguem informações que ele oferece através de seu perfil.
1 – Postar metas diárias de aprendizagem.
2 - Promover links interessantes.
3 - Moderar conversas com profissionais do mundo da educação.
MÉDIAS
Durante as atividades de dificuldade média, os alunos poderão interagir com o professor e até mesmo produzir seu próprio material a partir de tweets.  É importante que o professor tenha domínio da rede social e facilidade em explicar as atividades.
4 – Criar e promover hashtags relevantes.
5 – Analisar a matemática por trás de um tweet viral.
6 – Analisar o fluxo de um tweet (por exemplo: o raio de alcance da informação).
DIFÍCIL
As tarefas difíceis exigem que o professor possua domínio e entendimento da ferramenta e que tenha experiência com as técnicas por trás do Twitter.
7 – Criar ”nuvens de palavras” (lista de tags) a partir de fluxos de tweets selecionados para avaliar e medir audiência e linguagem.
8 - Criar perfis ficcionais de personagens literárias, escritores, personalidades históricas enquanto um assunto é desenvolvido em aula por períodos mais longos.
9 – Promover discussões para avaliar a opinião dos alunos.
10 - Fazer com que os alunos sejam responsáveis por discussões e conversas.
Até a próxima!
Fonte: Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário