Curso de Aprimoramento de Mediação Escolar
Turma 1
Local: Colégio Pedro II – Rua São Francisco Xavier, 204/208 - Tijuca, Rio de Janeiro/RJ (em frente ao Colégio Militar)
Carga Horária do certificado de participação: 80 horas (48h presencial e 32h a distância)
Duração do curso: 4 meses | setembro a dezembro de 2014
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 3025 2345 | (21) 2577 8691 | (21) 98832 6047 (oi) | 98189 1109 (tim)
PÚBLICO ALVO:
Professores, Mediadores (Estagiários,
Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Psicólogos, Terapeuta
Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação
e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem
com autistas.
CRONOGRAMA:
12 e 13 de setembro - módulo 1;
24 e 25 de outubro - módulo 2;
14 e 15 de novembro - módulo 3;
05 e 06 de dezembro - módulo 4.
24 e 25 de outubro - módulo 2;
14 e 15 de novembro - módulo 3;
05 e 06 de dezembro - módulo 4.
Horário:
Sexta
14h às 15h - Credenciamento
15h às 19h - Curso
Sábado
8h às 9h - Credenciamento
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.
OBJETIVO:
Apresentar e discutir bases teóricas e
práticas que regem uma educação especial inclusiva para que possibilite
uma mediação escolar de qualidade. O objetivo do curso é capacitar novos
mediadores escolares, atualizar os mediadores já experientes, e fazer o
encaminhamento para mediação escolar.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo I - Inclusão e Mediação Escolar
Professora: Ismélia MonteiroCarga Horária: 12h
a) Educação Inclusiva (deficiência intelectual, visual, auditiva, física, múltipla , TGD e TEA-Autismo);
b) Escola Inclusiva (mudanças arquitetônicas, curriculares e comportamentais);
c) Legislação Específica;
d) Educação Especial;
e) Sala de Recurso Multifuncional
f) Atendimento Educacional Especializado;
g) Atendimento Multidisciplinar;
h) Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa.
Módulo II – Inclusão e Mediação Escolar II
Professora: Ismélia MonteiroCarga Horária: 12h
a) Papel da família na inclusão;
b) Mediador Escolar: Quem é este Profissional?
c) Limites e cuidados em mediação escolar
d) Planejamento pedagógico inclusivo
e) Práticas Educativas Inclusivas.
Módulo III – Autismo na Sala de Aula e PEP-R
Professora: Dayse SerraCarga Horária: 12h
a) Habilidades pré-acadêmicas para alfabetização de alunos com autismo;
b) Avaliação psicopedagógica;
c) Métodos eficientes no processo de alfabetização;
d) Técnicas passo-a-passo;
e) PEP-R
O PEP-R (Perfil Psicoeducacional revisado) é um instrumento de avaliação voltado para crianças com autismo e com outros distúrbios de desenvolvimento que nos ajuda a descrever padrões irregulares de aprendizado e caminhos para avaliar comportamentos que comprometem o aprendizado.
Módulo IV – Transtornos e Síndromes
Professora: Rita ThompsonCarga Horária: 12h
a) Aguardando resumo do módulo.
Módulo Intermediário – Estudo Bibliográfico
Carga Horária: 32hPara complementar a formação do Curso de Aprimoramento de Mediação Escolar, é necessário ler e/ou assistir aos livros e vídeos abaixo e entregar um resumo de cada um até o módulo final. ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.
a) Manual dos Transtornos Escolares - Gustavo Teixeira - Editora Best Seller;
b) Desatentos e Hiperativos - Gustavo Teixeira - Editora Best Seller;
c) Autismo na Escola - Eugênio Cunha - Editora WAK;
d) Práticas Pedagógicas para inclusão e diversidade - Eugênio Cunha - Editora WAK;
e) Necessidades educacionais especiais - Heber Maia (organizador) vol 3 - Editora WAK
f) Neuroeducação e ações pedagógicas - Heber Maia (organizador) vol 4 - Editora WAK
g) Filme "Uma Viagem Inesperada - Missão Especial" (Miracle Run)
h) Filme "Autismo: o musical"
PROFESSORES:
Ismélia Monteiro - Fonoaudióloga
- Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - RJ, Psicopedagoga -
Universidade Castelo Branco - RJ, Especialista em Estimulação Precoce -
Escola Superior de Ensino Helena Antipoff - Niterói, Especialista em
Psicomotricidade - Universidade Candido Mendes - RJ, Presidente da
Comissão de apoio a inclusão e mediação escolar de pessoas especiais do
município de Cordeiro - RJ, Sócia fundadora do grupo DEC - Instrução
Especializada voltado para capacitação nas áreas da saúde e educação.
Dayse Serra - Mestre
em Educação Especial pela UERJ; Doutora em Psicologia Clínica pela PUC;
Pós-doutoranda em Medicina Preventiva pela UNFESP - Escola Paulista de
Medicina; Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense;
Psicopedagoga especializada em autismo.
Rita Thompson - Mestre
em Educação; Graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada
em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em Psicopedagogia; Docente na
Universidade Estácio de Sá; Supervisora do atendimento à crianças com
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; com Autismo e Retardo
Mental no Setor de Neuropsiquiatria Infanto-Juvenil na Santa Casa de
Misericórdia – RJ; Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade -
SBP; Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e
Psiquiatria Infantil.
INVESTIMENTO: (para pagamento até a data limite e limitado a capacidade total do auditório)
Nenhum comentário:
Postar um comentário