Hanen
A
técnica foi criada no ano de 1975, no Canadá, para tratar,
inicialmente, crianças com atraso de linguagem e posteriormente foi
aprimorada para ser aplicada também em crianças dentro do espectro
autista. A missão do Hanen é ajudar as crianças a desenvolverem melhor a
linguagem, habilidades sociais e de alfabetização, incluindo as
crianças com ou em risco de atrasos de linguagem e aqueles com
transtornos de desenvolvimento, como o autismo. O programa é baseado em
evidências e em princípios de educação de adultos, e seus recursos são
voltados para pais, cuidadores, educadores e profissionais que lidam com
a criança, através de uma combinação de sessões de grupos entre pais e
educadores, sessões individuais de devolutivas de vídeos e consultorias,
planos de ação e gerenciamento junto às famílias.
O foco do programa é voltado para a comunicação, esta entendida como um processo dialético entre a interação e a introdução da linguagem.
E falar em linguagem não é tão somente pensar na fala do sujeito. A fala é uma das modalidades de linguagem. De linguagem expressiva! Mas tão importante como a linguagem expressiva, é também a linguagem compreensiva da criança, que se manifesta de maneira passiva, mas que nos permite perceber se ela entende o que lhe é comunicado através da palavra, de gestos, símbolos (objetos, fotos, desenhos) etc.
O foco do programa é voltado para a comunicação, esta entendida como um processo dialético entre a interação e a introdução da linguagem.
E falar em linguagem não é tão somente pensar na fala do sujeito. A fala é uma das modalidades de linguagem. De linguagem expressiva! Mas tão importante como a linguagem expressiva, é também a linguagem compreensiva da criança, que se manifesta de maneira passiva, mas que nos permite perceber se ela entende o que lhe é comunicado através da palavra, de gestos, símbolos (objetos, fotos, desenhos) etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário