sábado, 21 de dezembro de 2013

Dicas para estimular crianças autistas

Diariamente procuro novos estímulos que possam ajudar no desenvolvimento do meu filho, mas tento tomar muito cuidado para que o estimulo não se torne rotineiro e desinteressante, de forma a cativar o interesse e curiosidade do meu filho, para isso procuro sempre recolher informações junto de terapeutas, pais com filhos autistas, livros etc. Resolvi escrever este artigo com alguns que estímulos que já testamos e fizeram toda a diferença no dia a dia do nosso filho, ajudando nas habilidades cognitivas, motoras e sensoriais.

Estimular crianças autistas

- Tablet -  como já foi citado em outro artigo o Tablet pode transformar a vida do autista  , utilizamos o tablet com diversos jogos que estimulam as suas habilidades cognitivas, motoras e sensoriais, para alem de se divertir a criança consegue um estimulo essencial para o seu desenvolvimento, mas é necessário ter alguns cuidados, como por exemplo o tempo que uma criança pode se dedicar ao tablet. Atualmente permitimos que o nosso filho interaja com o tablet de uma a duas horas diárias, por ele ficava o dia todo.

- Contacto Visual –  Para a maioria dos autistas olhar nos olhos não é uma tarefa fácil e sem esse contacto por vezes fica “impossível” brincar com um autista, estimular seus sentidos entre outros aspectos o contacto visual é essencial,  fazer com que uma criança aceite o contacto visual auxilia no seu aprendizado, o autista  começa a perceber expressões faciais e passa a entender mais o que o outro espera dele. Como já falamos anteriormente no artigo Estimulando o contato visual no autista . Para realizar esses estimulo um dos cuidados que temos é estar sempre ao nível dos olhos dele quando conversamos com ele, brincamos ou estimulamos ele de alguma forma esse contacto no inicio não é fácil mas ele é extremamente importante para o seu aprendizado e para dizer para ele que alguém esta a interagir com ele. hoje o nosso filho “cobra” esse olhar e esta a interagir muito mais com outras pessoas, olhando nos olhos delas, Acesse o artigo Estimulando o contato visual no autista. nele pode encontrar um vídeo que ensina diversos estímulos que visam o contato visual

- Brincar na frente do espelho –  ficar na frente do espelho é possível mostrar as expressões faciais, partes do corpo e realizar brincadeira de forma a captar a sua atenção, como olha o  papai a fazer caretas , oh quem esta aqui no espelho? o que a mamãe esta a fazer?

- Rede - A rede auxilia o autista a se organizar, diminui a ansiedade e pode ser uma atividade bem divertida, procure estimular a imaginação do seu filho utilizando a rede como um brinquedo, pode ser barco, avião e o que mais a imaginação de vocês quiserem.

- Cama Elástica - Já falamos dela aqui em Cama Elástica e autismo, muitos autistas sentem a necessidade de pular e a cama elástica absorve esta necessidade, além de auxiliar na organização e diminui a ansiedade e nervosismo.

- Brincar com Massas - As massinhas de modelar diminui a defensibilidade tátil do autista além de ajudar no aprendizado das cores e formas geométricas.

- Cartolina – Crie uma cartolina com varias texturas, para criar essas texturas pode colar na cartolina  algodão, grãos de feijão, Bombril, pequenos pedaços de pano, etc. Essa cartolina com texturas vai ajudar a criança autista com as suas sensibilidades de toque.

- Caixas com furos -  Faça um buraco numa caixa ou lata  do tamanho de tampas de garrafa  e brinque com a criança faça com que ela insira as tampas de garrafa nos furos das caixa, vai se surpreender eles adoram.

- Brinquedos –  Procure comprar ou fazer brinquedos criativos que visam o aprendizado, brinquedos artesanais são excelentes, como quebra cabeças de blocos, de animais, rostos humanos, carros, aviões, etc eles são fáceis de manusear estimulam o contacto com os blocos e o raciocino da criança; brinquedos psicomotores que tem como objetivo transferir os objetos de um lado para o outro; formas geométricas, cores e tamanhos diferentes para a criança aprender a distinguir  suas formas e cores; Alfabetização com livros de plástico, pano ou peças de madeira com números e letras; Jogos de montar, como lego. blocos de numeração ou letras entre outros brinquedos existem uma variedade de brinquedos que auxiliam o aprendizado da criança e que podem ser trabalhados com autistas para estimular e ajudar na superação de suas “dificuldades”

Estimular crianças autistas não é uma tarefa fácil, seja criativo, faça as suas brincadeira, insista, não desista nunca porque uma hora a criança cede e o surpreende querendo mais estimulo, cobrando as brincadeiras, cobrando os estímulos e por vezes se senta e realiza aquela atividade aquela brincadeira sozinho, isso é extremamente gratificante.

2 comentários: