LOCAL:
Estácio
- Sala 505 - Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 673, Jabaquara,
São Paulo - SP (próximo a estação Conceição do Metrô L1-Azul) (COMO CHEGAR - MAPA)
CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO*:
160 horas (110h presencial e 50h de estudo bibliográfico)
DURAÇÃO DO CURSO:
11 meses - Fevereiro a Dezembro de 2019
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 ou (21) 980684462 (WhatsApp) - Atendimento de segunda a quinta, das 9h às 18h. Sexta a Domingo não há atendimento!
PÚBLICO-ALVO:
Psicólogos, Professores, Mediadores
(Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Terapeuta
Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação
e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com
autistas ou pessoas com desenvolvimento atípico.
CRONOGRAMA:
9 de fevereiro de 2019 - módulo 1;
23 de março de 2019 - módulo 2;
13 de abril de 2019 - módulo 3;
11 de maio de 2019 - módulo 4;
8 de junho de 2019 - módulo 5;
13 de julho de 2019 - módulo 6;
10 de agosto de 2019 - módulo 7;
14 de setembro de 2019 - módulo 8;
5 de outubro de 2019 - módulo 9;
9 de novembro de 2019 - módulo 10;
14 de dezembro de 2019 - módulo 11.
23 de março de 2019 - módulo 2;
13 de abril de 2019 - módulo 3;
11 de maio de 2019 - módulo 4;
8 de junho de 2019 - módulo 5;
13 de julho de 2019 - módulo 6;
10 de agosto de 2019 - módulo 7;
14 de setembro de 2019 - módulo 8;
5 de outubro de 2019 - módulo 9;
9 de novembro de 2019 - módulo 10;
14 de dezembro de 2019 - módulo 11.
HORÁRIO:
Sábado
8h às 8h30 - Credenciamento | Secretaria
8h30 às 18h - Curso com intervalo para almoço.
OBJETIVO:
Apresentar e discutir bases teóricas e
práticas que se aplicam em uma intervenção baseada na Análise do
Comportamento Aplicada, contribuindo para uma formação fundamentada na
coerência entre prática e princípios analitico-comportamentais, e com
isso, capacitar pais, cuidadores e profissionais da área da educação e
saúde que atuem com indivíduos diagnosticados dentro do espectro do
autismo ou com desenvolvimento atípico a lidarem de maneira educativa e
construtiva com esses indivíduos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1 - Neurodesenvolvimento do Autismo
Carga Horária: 10h
a) Introdução ao Conceito de Autismo e Diagnóstico;
b) Neurobiologia do Autismo: Modelos Neurológicos.
b) Neurobiologia do Autismo: Modelos Neurológicos.
Módulo 2 - Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento - Conceitos Básicos 1
Carga Horária: 10h
a) Filosofia Behaviorista Radical;
b) Comportamento Respondente;
c) Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção.
Módulo 3 - Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento - Conceitos Básicos 2
Carga Horária: 10h
a) Filosofia Behaviorista Radical;
b) Comportamento Respondente;
c) Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção.
Módulo 4 - Comportamento Verbal
Carga Horária: 10h
- O que é Comportamento Verbal
- Identificando os Operantes Verbais
- Controle Múltiplo do Comportamento Verbal
- Aplicações do Comportamento Verbal: Avaliação e intervenção
- Atividade prática.
Módulo 5 - Avaliação Comportamental
Carga Horária: 10h
• O processo de avaliação comportamental
a) Definição e propósito da avaliação comportamental
b) Fases da avaliação comportamental
c) Métodos de avaliação
• Seleção e definição de comportamentos-alvo
a) Como identificar potenciais alvos de intervenção
b) Como estabelecer uma hierarquia de alvos prioritários
• Avaliação Funcional
a) Topografia vs. função
b) Etapas da avaliação funcional
c) Formas de avaliação
d) O papel da avaliação funcional no planejamento de intervenções.
Módulo 6 - Esquemas de Reforço e Controle de Estímulos
Carga Horária: 10h
a) Esquemas de Reforçamento e Modelagem;
b) Operações Motivadoras;
c) Controle de estímulos: Discriminação e Generalização.
Módulo 7 - Estratégias de Ensino em Terapia I: Fortalecimento de Repertório Comportamental e Tentativas Discretas
Carga Horária: 10h
Aguardando conteúdo informado pela profissional.
Módulo 8 - Estratégias de Ensino em Terapia II: Ensino em Ambiente Natural e Generalização
Carga Horária: 10h
Aguardando conteúdo informado pela profissional.
Módulo 9 - Como lidar com comportamentos problema
Carga Horária: 10h
1) Principais comportamentos considerados de difícil manejo;
2) Principais procedimentos para manejo de comportamentos difíceis ou socialmente inadequados;
3) O controle aversivo no manejo de comportamentos difíceis – afinal, o uso da punição é válido?
4) A importância das dicas/pistas visuais na prevenção e manejo de comportamentos considerados difíceis ou socialmente inadequados.
2) Principais procedimentos para manejo de comportamentos difíceis ou socialmente inadequados;
3) O controle aversivo no manejo de comportamentos difíceis – afinal, o uso da punição é válido?
4) A importância das dicas/pistas visuais na prevenção e manejo de comportamentos considerados difíceis ou socialmente inadequados.
Módulo 10 - Habilidades Básicas: Banheiro, Sono, Alimentação e o Brincar
Carga Horária: 10h
1. Toalete
Problemas associados com o controle de esfíncter;
Treino de toalete.
Problemas associados com o controle de esfíncter;
Treino de toalete.
2. Sono
Transtornos frequentes associados com TEA;
Reorganização da rotina do sono;
Avaliação funcional da hora de dormir.
Transtornos frequentes associados com TEA;
Reorganização da rotina do sono;
Avaliação funcional da hora de dormir.
3. Alimentação
Transtornos frequentes associados com TEA;
Estratégias de ensino.
Transtornos frequentes associados com TEA;
Estratégias de ensino.
4. Brincar
Fases;
O que observar;
Como ensinar.
Fases;
O que observar;
Como ensinar.
Módulo 11 - O trabalho do acompanhante terapêutico no processo de inclusão escolar de acordo com a Análise Aplicada do Comportamento
Carga Horária: 10h
1) Acompanhamento terapêutico: breve histórico geral da profissão;
2) O processo de inclusão escolar de acordo com princípios da Análise do Comportamento;
3) Funções do acompanhante terapêutico na escola de acordo com princípios da Análise do Comportamento;
4)
Principais estratégias e procedimentos da Análise Aplicada do
Comportamento utilizados no trabalho do acompanhante terapêutico na
escola.
Módulo Intermediário – Estudo Bibliográfico (opcional)
Carga Horária: 50h
Para complementar a formação do Curso de Qualificação em ABA, é necessário ler todos os livros e entregar uma resenha crítica de cada livro até o módulo 8, impresso em folha A4, com no mínimo 4 laudas, para cada livro, em Times New Roman, tamanho 12, constando a cidade e o nome completo. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 50h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!
Para complementar a formação do Curso de Qualificação em ABA, é necessário ler todos os livros e entregar uma resenha crítica de cada livro até o módulo 8, impresso em folha A4, com no mínimo 4 laudas, para cada livro, em Times New Roman, tamanho 12, constando a cidade e o nome completo. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 50h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!
ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.
a) Sobre o Behaviorismo - B.F. Skinner - Editora Cultrix.
b) Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do
Autismo em condição de inclusão escolar - Laís Pereira Khoury e
colaboradores - Editora Memnon; Clique aqui e baixe o pdf do livro
c) Controle de Estímulos e Comportamento Operante - Tereza Maria de Azevedo Pires Sério - Editora EDUC
d) Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para
profissionais e pais com crianças sob intervenção
analíticocomportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de
Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018. - Dra. Marilu M.
C. Borba e Dr. Romariz S. Barros Clique aqui e baixe o pdf do livro
COORDENAÇÃO DO CURSO:
CORPO DO CENTE (a confirmar):
Ariene Coelho -
Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela USP - Universidade de
São Paulo. Especialista em Clínica com ênfase em Terapia Comportamental
pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR -
Campinas. Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saude
Pública - Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências. CRP:
06/101144
Saulo Missiaggia Velasco -
Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2001),
Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Psicologia Experimental pela
Universidade de São Paulo (esse último, com período sanduíche na
Universidade do Minho em Portugal). Ainda no Departamento de Psicologia
Experimental da USP, realizou pós-doutorado (2013), atuando como docente
e pesquisador associado. Realiza investigações sobre comportamento
complexo em humanos e não humanos, atuando principalmente nos seguintes
temas: comportamento simbólico, análise comportamental de fenômenos
sociais e programação de contingências de ensino. Atualmente, é
professor e orientador nos cursos de Mestrado Profissional em Análise do
Comportamento Aplicada, Especialização em Clínica
Analítico-Comportamental e Especialização em Análise do Comportamento
Aplicada, no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento,
onde também é coordenador e supervisor no curso de Formação em
Tecnologia de Ensino Aplicada ao Estudo. Além disso, trabalha com
desenvolvimento de estratégias e hábitos de estudo em crianças e
adolescentes, na Pró-estudo - Serviços de Psicologia. CRP 06/87867
Daniela Tsubota -
Psicóloga (CRP 06/102416) graduada pela USP, Mestre em Psicologia na
área de Avaliação Neuropsicológica Infantil pelo Instituto de Psicologia
da USP. Especialista em Neuropsicologia pelo INESP. Colaboradora do
Laboratório de Terapia Comportamental da USP (LTC-USP) e do Ambulatório
de Autismo do Instituto de Psiquiatria da USP (PROTEA). Possui
experiência na área de Psicologia Hospitalar, Psicoterapia
Analítico-Comportamental, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica.
Neuropsicóloga colaboradora e pesquisadora no Ambulatório do Programa de
Transtornos do Espectro Autista (PROTEA-IPqHCFMUSP)
Carolina Vieira -
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de
Mesquita Filho (2003); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal
de Santa Catarina (2006). Doutorado em Psicologia (Psicologia
Experimental) PELA usp (2011). Tem experiência na área de Psicologia,
com ênfase em Psicologia Experimental, Psicologia do Ensino e da
Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade
comportamental, controle aversivo, punição, ensino de análise
experimental do comportamento e behaviorismo radical. CRP 81048-06
Cássia Leal da Hora -
Analista do Comportamento e Psicóloga formada pela PUC-SP, Mestre em
Psicologia Experimental e Análise do Comportamento pela USP-SP. Doutora
em Psicologia Experimental na PUC-SP. Tem se dedicado a pesquisar e
intervir com crianças e adolescentes que apresentam desenvolvimento
atípico, coordenando equipes de intervenção baseadas em ABA (Análise do
Comportamento Aplicada). Professora convidada do curso de Aprimoramento
em Orientação Parental do Centro Paradigma. CRP 06/87228
Tiago Florêncio -
Psicólogo pela Universidade de Taubaté – SP (2009), com Formação em
Clínica Analítico Comportamental Infantil pelo Paradigma – Centro de
Ciências do Comportamento (2014). É Mestrando Profissional em Análise do
Comportamento Aplicada pela mesma instituição, sob orientação do
professor Dr. Saulo Velasco. Foi professor de Análise Experimental do
Comportamento na Faculdade Anhanguera. Foi terapeuta e supervisor no
Grupo ARPA de Intervenção ABA para pessoas com TEA e outros distúrbios
de desenvolvimento. Foi pesquisador colaborador do Paradigma – Centro de
Ciências do Comportamento. Tem experiência em Acompanhamento
Terapêutico e em Clínica Analítico Comportamental. Atualmente é auxiliar
de docência no curso de especialização em Análise do Comportamento
Aplicada ao TEA no Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento, atua
como supervisor e terapeuta ABA em casos de desenvolvimento atípico.
CRP 06/99446
OBSERVAÇÃO:
Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo,
qualquer um dos palestrantes contratados para o curso não puder
apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a
substituição por outro profissional, ou a remarcação do módulo.
INVESTIMENTO - CURSO COMPLETO 11 MÓDULOS (para pagamento até a data limite e limitado a capacidade total do auditório):
ATÉ 20/12/18 - de R$ 2.500,00 por:
R$ 2.000,00 - individual (cartão) em até 10x sem juros;
R$ 1.700,00 - individual (depósito) - ou 1a. parcela no depósito de R$ 170,00 e mais 10 parcelas* no boleto de R$ 153,00;
R$
1.400,00 - por inscrito (depósito) - ou 1a. parcela no depósito de R$
140,00 e mais 10 parcelas* no boleto de R$ 126,00 - grupo** a partir de 3
pessoas
* Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. A partir da
2ª parcela, o pagamento será realizado em boleto bancário, que será
enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição! **
Caso o grupo seja desfeito por qualquer motivo, e não atinja o número
mínimo de 3 pessoas durante o curso, a inscrição dos demais
participantes serão consideradas como individual, e será cobrado a
diferença do valor da inscrição.
Lucky Casino Resort - Mapyro
ResponderExcluirFind your way around the 양산 출장샵 casino, 춘천 출장마사지 find the nicest slots, and 광양 출장샵 table games 속초 출장샵 anywhere in 익산 출장마사지 Las Vegas. This casino features slot machines, table games, and poker machines.