Curso de Aprimoramento em ABA - Curitiba 2019
LOCAL: PUC
- Auditório John Henry Newmam (Prédio da Biblioteca Central) - Rua
Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho, Curitiba (Entrada pelo Portão 1
ou 2) (Como Chegar - Mapa) IMPORTANTE: Leve um agasalho pois o ambiente possui climatização de 20°C .
CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO:
130 horas ( 90h aula presencial e 40h estudo bibliográfico*)
130 horas ( 90h aula presencial e 40h estudo bibliográfico*)
* Estudo Bibliográfico é opcional!
DURAÇÃO DO CURSO:
9 meses | Abril a Dezembro de 2019
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 ou (21) 980684462 (Somente WhatsApp) - Atendimento de segunda a quinta, das 9h às 17h. Sexta a Domingo não há atendimento!
PÚBLICO-ALVO:
Psicólogos, Professores, Mediadores
(Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Terapeuta
Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação
e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com
autistas ou pessoas com desenvolvimento atípico.
CRONOGRAMA:
6 de abril de 2019 - módulo 1
18 de maio de 2019 - módulo 2
15 de junho de 2019 - módulo 3
20 de julho de 2019 - módulo 4
17 de agosto de 2019 - módulo 5
21 de setembro de 2019 - módulo 6
19 de outubro de 2019 - módulo 7
9 de novembro de 2019 - módulo 8
7 de dezembro de 2019 - módulo 9.
18 de maio de 2019 - módulo 2
15 de junho de 2019 - módulo 3
20 de julho de 2019 - módulo 4
17 de agosto de 2019 - módulo 5
21 de setembro de 2019 - módulo 6
19 de outubro de 2019 - módulo 7
9 de novembro de 2019 - módulo 8
7 de dezembro de 2019 - módulo 9.
HORÁRIO:
Sábado
8h às 9h - Credenciamento | Secretaria
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.
OBJETIVO:
Apresentar e discutir bases teóricas e
práticas que se aplicam em uma intervenção baseada na Análise do
Comportamento Aplicada, contribuindo para uma formação fundamentada na
coerência entre prática e princípios analitico-comportamentais, e com
isso, capacitar pais, cuidadores e profissionais da área da educação e
saúde que atuem com indivíduos diagnosticados dentro do espectro do
autismo ou com desenvolvimento atípico a lidarem de maneira educativa e
construtiva com esses indivíduos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1 | Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento - Conceitos Básicos
Carga Horária: 10h
a) Filosofia Behaviorista Radical;
b) Comportamento Respondente;
c) Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção.
Módulo 2 | Comportamento Verbal
Carga Horária: 10h
- O que é Comportamento Verbal
- Identificando os Operantes Verbais
- Controle Múltiplo do Comportamento Verbal
- Aplicações do Comportamento Verbal: Avaliação e intervenção
- Atividade prática.
Módulo 3 | Esquemas de Reforçamento e Controle de Estímulos
Carga Horária: 10h
a) Esquemas de Reforçamento e Modelagem;
b) Operações Motivadoras;
c) Controle de estímulos: Discriminação e Generalização.
Módulo 4 | Avaliação Comportamental
Carga Horária: 10h
• O processo de avaliação comportamental
a) Definição e propósito da avaliação comportamental
b) Fases da avaliação comportamental
c) Métodos de avaliação
• Seleção e definição de comportamentos-alvo
a) Como identificar potenciais alvos de intervenção
b) Como estabelecer uma hierarquia de alvos prioritários
• Avaliação Funcional
a) Topografia vs. função
b) Etapas da avaliação funcional
c) Formas de avaliação
d) O papel da avaliação funcional no planejamento de intervenções.
Módulo 5 | Estratégias de Ensino em Terapia I: Fortalecimento de Repertório Comportamental e Tentativas Discretas
Carga Horária: 10h
• Aguardando conteúdo informado pela profissional.
Módulo 6 | Estratégias de Ensino em Terapia II: Ensino em Ambiente Natural e Generalização
Carga Horária: 10h
Aguardando conteúdo informado pela profissional.
Módulo 7 | Como lidar com comportamentos problema
Carga Horária: 10h
1) Principais comportamentos considerados de difícil manejo;
2) Principais procedimentos para manejo de comportamentos difíceis ou socialmente inadequados;
3) O controle aversivo no manejo de comportamentos difíceis – afinal, o uso da punição é válido?
4) A importância das dicas/pistas visuais na prevenção e manejo de comportamentos considerados difíceis ou socialmente inadequados.
2) Principais procedimentos para manejo de comportamentos difíceis ou socialmente inadequados;
3) O controle aversivo no manejo de comportamentos difíceis – afinal, o uso da punição é válido?
4) A importância das dicas/pistas visuais na prevenção e manejo de comportamentos considerados difíceis ou socialmente inadequados.
Módulo 8 | O trabalho do acompanhante terapêutico no processo de inclusão escolar de acordo com a Análise Aplicada do Comportamento
Carga Horária: 10h
1) Acompanhamento terapêutico: breve histórico geral da profissão;
2) O processo de inclusão escolar de acordo com princípios da Análise do Comportamento;
3) Funções do acompanhante terapêutico na escola de acordo com princípios da Análise do Comportamento;
4) Principais estratégias e procedimentos da Análise Aplicada do
Comportamento utilizados no trabalho do acompanhante terapêutico na
escola.
Módulo 9 | Habilidades Básicas: Banheiro, Sono, Alimentação e o Brincar
Carga Horária: 10h
1. Toalete
Problemas associados com o controle de esfíncter;
Treino de toalete.
Problemas associados com o controle de esfíncter;
Treino de toalete.
2. Sono
Transtornos frequentes associados com TEA;
Reorganização da rotina do sono;
Avaliação funcional da hora de dormir.
Transtornos frequentes associados com TEA;
Reorganização da rotina do sono;
Avaliação funcional da hora de dormir.
3. Alimentação
Transtornos frequentes associados com TEA;
Estratégias de ensino.
Transtornos frequentes associados com TEA;
Estratégias de ensino.
4. Brincar
Fases;
O que observar;
Como ensinar.
Fases;
O que observar;
Como ensinar.
Módulo Intermediário – Estudo Bibliográfico (opcional)
Carga Horária: 30h
Para complementar a formação do Curso de Qualificação em ABA, é necessário ler os livros e entregar uma resenha crítica de cada livro até o módulo 5, impresso em folha A4, com no mínimo 30 linhas de cada livro, em Times New Roman, tamanho 12. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 40h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!
Para complementar a formação do Curso de Qualificação em ABA, é necessário ler os livros e entregar uma resenha crítica de cada livro até o módulo 5, impresso em folha A4, com no mínimo 30 linhas de cada livro, em Times New Roman, tamanho 12. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 40h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!
ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.
a) Manejo
comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em
condição de inclusão escolar - Laís Pereira Khoury e colaboradores -
Editora Memnon; Clique aqui e baixe o pdf do livro
b)
Manejo comportamental de crianças e adolescentes com Síndrome de
Williams - Solange de Freitas Branco Lima e colaboradores - Editora
Memnon; Clique aqui e baixe o pdf do livro
c) Sobre o Behaviorismo - B.F. Skinner - Editora Cultrix
d) O Conceito de Generalização. Avanços na Análise do Comportamento - Yvanna Aires Gadelha Sarmet - Editora UnB.
CORPO DOCENTE (a confirmar):
Ariene Coelho -
Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela USP - Universidade de
São Paulo. Especialista em Clínica com ênfase em Terapia Comportamental
pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR -
Campinas. Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saude
Pública - Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências. CRP: 06/101144
Saulo Missiaggia Velasco -
Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2001),
Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Psicologia Experimental pela
Universidade de São Paulo (esse último, com período sanduíche na
Universidade do Minho em Portugal). Ainda no Departamento de Psicologia
Experimental da USP, realizou pós-doutorado (2013), atuando como docente
e pesquisador associado. Realiza investigações sobre comportamento
complexo em humanos e não humanos, atuando principalmente nos seguintes
temas: comportamento simbólico, análise comportamental de fenômenos
sociais e programação de contingências de ensino. Atualmente, é
professor e orientador nos cursos de Mestrado Profissional em Análise do
Comportamento Aplicada, Especialização em Clínica
Analítico-Comportamental e Especialização em Análise do Comportamento
Aplicada, no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento,
onde também é coordenador e supervisor no curso de Formação em
Tecnologia de Ensino Aplicada ao Estudo. Além disso, trabalha com
desenvolvimento de estratégias e hábitos de estudo em crianças e
adolescentes, na Pró-estudo - Serviços de Psicologia. CRP 06/87867
Tiago Florêncio -
Psicólogo pela Universidade de Taubaté – SP (2009), com Formação em
Clínica Analítico Comportamental Infantil pelo Paradigma – Centro de
Ciências do Comportamento (2014). É Mestrando Profissional em Análise do
Comportamento Aplicada pela mesma instituição, sob orientação do
professor Dr. Saulo Velasco. Foi professor de Análise Experimental do
Comportamento na Faculdade Anhanguera. Foi terapeuta e supervisor no
Grupo ARPA de Intervenção ABA para pessoas com TEA e outros distúrbios
de desenvolvimento. Foi pesquisador colaborador do Paradigma – Centro de
Ciências do Comportamento. Tem experiência em Acompanhamento
Terapêutico e em Clínica Analítico Comportamental. Atualmente é auxiliar
de docência no curso de especialização em Análise do Comportamento
Aplicada ao TEA no Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento, atua
como supervisor e terapeuta ABA em casos de desenvolvimento atípico.
CRP 06/99446
Carolina Vieira dos Santos - Graduação
em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita
Filho (2003), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa
Catarina (2006) e Doutorado em Psicologia Experimental pela USP (2011).
Fez parte da equipe do Grupo Gradual de Intervenção Comportamental até
2015 e atualmente trabalha na aplicação e atendimento clínico a
indivíduos com diagnósticos de transtornos do desenvolvimento,
especialmente TEA. Principais temas de pesquisa e aplicação: ABA e
desenvolvimento atípico; formação em Psicologia, variabilidade
comportamental, controle aversivo.
Cássia Leal da Hora -
Analista do Comportamento e Psicóloga formada pela PUC-SP, Mestre em
Psicologia Experimental e Análise do Comportamento pela USP-SP. Doutora
em Psicologia Experimental na PUC-SP. Tem se dedicado a pesquisar e
intervir com crianças e adolescentes que apresentam desenvolvimento
atípico, coordenando equipes de intervenção baseadas em ABA (Análise do
Comportamento Aplicada). Professora convidada do curso de Aprimoramento
em Orientação Parental do Centro Paradigma. CRP 06/87228
OBSERVAÇÃO: Se, por motivo
de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos
palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica
ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por
outro profissional, ou a remarcação do módulo.
INVESTIMENTO - CURSO COMPLETO 9 MÓDULOS (para pagamento até a data limite e sujeito a lotação do auditório):
ATÉ 20/12/18 - de R$ 2.500,00 por:
R$ 1.800,00 - individual (cartão) em até 10x sem juros;
R$ 1.500,00 - individual (depósito) - ou 1a. parcela no depósito de R$ 170,00 e mais 10 parcelas* no boleto de R$ 133,00;
R$ 1.200,00 - por inscrito (depósito) - ou 1a. parcela no depósito de
R$ 130,00 e mais 10 parcelas* no boleto de R$ 107,00 - grupo** a partir
de 3 pessoas
*Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. A partir da 2ª parcela, o pagamento será realizado em boleto bancário, que será enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição! ** Caso o grupo seja desfeito por qualquer motivo, e não atinja o número mínimo de 3 pessoas durante o curso, a inscrição dos demais participantes serão consideradas como individual, e será cobrado a diferença do valor da inscrição.
vizitoni faqen e internetit : Profil
ResponderExcluirvizitoni faqen e internetit : One Piece
vizitoni faqen e internetit : Lambang
vizitoni faqen e internetit : Resep
vizitoni faqen e internetit : One Piece
vizitoni faqen e internetit : One Piece
vizitoni faqen e internetit : One Piece
vizitoni faqen e internetit : Profil