terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Curso de Aprimoramento em ABA - Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico - Turma 2 - Edição Salvador


LOCAL:
Estácio FIB - Auditório S1 - Campus Gilberto Gil - Rua Xingu, 179 - Jardim Atalaia/STIEP - Salvador (Como Chegar - Mapa)

 

CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO*:
até 130 horas (80h presencial e 50h de estudo bibliográfico)

DURAÇÃO DO CURSO:
8 módulos - Junho de 2019 a Março de 2020
 
 
INFORMAÇÕES:
Telefone: (21) 2577 8691 ou (21) 980684462 (WhatsApp) Atendimento de segunda a quinta, das 9h às 18h. Sexta a Domingo não há atendimento!
 

 

PÚBLICO-ALVO:
Psicólogos, Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com autistas ou pessoas com desenvolvimento atípico.

 

CRONOGRAMA:
15 de junho de 2019 - módulo 1;
27 de julho de 2019 - módulo 2;

24 de agosto de 2019 - módulo 3;

21 de setembro de 2019 - módulo 4

26 de outubro de 2019 - módulo 5;

23 de novembro de 2019 - módulo 6

1 de fevereiro de 2020 - módulo 7;

7 de março de 2020 - módulo 8.

 

 

HORÁRIO:
Sexta e Sábado
8h às 9h - Credenciamento | Secretaria
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.

OBJETIVO:

Apresentar e discutir bases teóricas e práticas que se aplicam em uma intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada, contribuindo para uma formação fundamentada na coerência entre prática e princípios analitico-comportamentais, e com isso, capacitar pais, cuidadores e profissionais da área da educação e saúde que atuem com indivíduos diagnosticados dentro do espectro do autismo ou com desenvolvimento atípico a lidarem de maneira educativa e construtiva com esses indivíduos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1 | Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento - Conceitos Básicos

Carga Horária: 10h
a) Filosofia Behaviorista Radical;
b) Comportamento Respondente;
c) Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção.

Módulo 2 | Comportamento Verbal

Carga Horária: 10h

- O que é Comportamento Verbal
- Identificando os Operantes Verbais
- Controle Múltiplo do Comportamento Verbal
- Aplicações do Comportamento Verbal: Avaliação e intervenção
- Atividade prática.

Módulo 3 | Esquemas de Reforçamento e Controle de Estímulos

Carga Horária: 10h

a) Esquemas de Reforçamento e Modelagem;
b) Operações Motivadoras;
c) Controle de estímulos: Discriminação e Generalização.

Módulo 4 | Avaliação Comportamental

Carga Horária: 10h

• O processo de avaliação comportamental
a) Definição e propósito da avaliação comportamental
b) Fases da avaliação comportamental
c) Métodos de avaliação

• Seleção e definição de comportamentos-alvo
a) Como identificar potenciais alvos de intervenção
b) Como estabelecer uma hierarquia de alvos prioritários

• Avaliação Funcional
a) Topografia vs. função
b) Etapas da avaliação funcional
c) Formas de avaliação
d) O papel da avaliação funcional no planejamento de intervenções.

Módulo 5 | Estratégias de Ensino em Terapia I: Fortalecimento de Repertório Comportamental e Tentativas Discretas

Carga Horária: 10h

• Aguardando conteúdo informado pela profissional.

Módulo 6 | Estratégias de Ensino em Terapia II: Ensino em Ambiente Natural e Generalização

Carga Horária: 10h

Aguardando conteúdo informado pela profissional.

Módulo 7 | Como lidar com comportamentos problema

Carga Horária: 10h

1)      Principais comportamentos considerados de difícil manejo;
2)      Principais procedimentos para manejo de comportamentos difíceis ou socialmente inadequados;
3)      O controle aversivo no manejo de comportamentos difíceis – afinal, o uso da punição é válido?
4)      A importância das dicas/pistas visuais na prevenção e manejo de comportamentos considerados difíceis ou socialmente inadequados.

Módulo 8 | Habilidades Básicas: Banheiro, Sono, Alimentação e o Brincar

Carga Horária: 10h
1. Toalete
Problemas associados com o controle de esfíncter;
Treino de toalete.
2. Sono
Transtornos frequentes associados com TEA;
Reorganização da rotina do sono;
Avaliação funcional da hora de dormir.
3. Alimentação
Transtornos frequentes associados com TEA;
Estratégias de ensino. 
4. Brincar
Fases;
O que observar;
Como ensinar.


Módulo Intermediário – Estudo Bibliográfico (opcional)

Carga Horária: 50h
Para complementar a formação do Curso de Qualificação em ABA, é necessário ler todos os livros e entregar uma resenha crítica de cada livro até o módulo 7, impresso em folha A4, com no mínimo 4 laudas, para cada livro, em Times New Roman, tamanho 12, constando a cidade e o nome completo.  O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 50h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!

ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.

a) Sobre o Behaviorismo - B.F. Skinner - Editora Cultrix.
b) Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar - Laís Pereira Khoury e colaboradores - Editora Memnon; Clique aqui e baixe o pdf do livro
c) Controle de Estímulos e Comportamento Operante - Tereza Maria de Azevedo Pires Sério - Editora EDUC
d) Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analíticocomportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018.  - Dra. Marilu M. C. Borba e Dr. Romariz S. Barros Clique aqui e baixe o pdf do livro

CORPO DOCENTE:

Ariene Coelho - Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela USP - Universidade de São Paulo. Especialista em Clínica com ênfase em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR - Campinas. Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saude Pública - Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências. CRP: 06/101144

Saulo Missiaggia Velasco - Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (esse último, com período sanduíche na Universidade do Minho em Portugal). Ainda no Departamento de Psicologia Experimental da USP, realizou pós-doutorado (2013), atuando como docente e pesquisador associado. Realiza investigações sobre comportamento complexo em humanos e não humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento simbólico, análise comportamental de fenômenos sociais e programação de contingências de ensino. Atualmente, é professor e orientador nos cursos de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, Especialização em Clínica Analítico-Comportamental e Especialização em Análise do Comportamento Aplicada, no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde também é coordenador e supervisor no curso de Formação em Tecnologia de Ensino Aplicada ao Estudo. Além disso, trabalha com desenvolvimento de estratégias e hábitos de estudo em crianças e adolescentes, na Pró-estudo - Serviços de Psicologia. CRP 06/87867

Daniela Tsubota - Psicóloga (CRP 06/102416) graduada pela USP, Mestre em Psicologia na área de Avaliação Neuropsicológica Infantil pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Neuropsicologia pelo INESP. Colaboradora do Laboratório de Terapia Comportamental da USP (LTC-USP) e do Ambulatório de Autismo do Instituto de Psiquiatria da USP (PROTEA). Possui experiência na área de Psicologia Hospitalar, Psicoterapia Analítico-Comportamental, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Neuropsicóloga colaboradora e pesquisadora no Ambulatório do Programa de Transtornos do Espectro Autista (PROTEA-IPqHCFMUSP)

Tiago Florêncio - Psicólogo pela Universidade de Taubaté – SP (2009), com Formação em Clínica Analítico Comportamental Infantil pelo Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento (2014). É Mestrando Profissional em Análise do Comportamento Aplicada pela mesma instituição, sob orientação do professor Dr. Saulo Velasco. Foi professor de Análise Experimental do Comportamento na Faculdade Anhanguera. Foi terapeuta e supervisor no Grupo ARPA de Intervenção ABA para pessoas com TEA e outros distúrbios de desenvolvimento. Foi pesquisador colaborador do Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento. Tem experiência em Acompanhamento Terapêutico e em Clínica Analítico Comportamental. Atualmente é auxiliar de docência no curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA no Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento, atua como supervisor e terapeuta ABA em casos de desenvolvimento atípico. CRP 06/99446

OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional, ou a remarcação do módulo.

INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e sujeito a lotação do auditório, o que ocorrer primeiro):

 

ATÉ 11/01/19:

R$ 2.000,00 - individual (cartão) em até 10x sem juros;
R$ 1.500,00 - à vista - individual (depósito) - ou 1a. parcela no depósito de R$ 150,00 e mais 11 parcelas no boleto de R$ 150,00, totalizando R$ 1.800,00 parcelado;
R$ 1.300,00 - à vista por inscrito (depósito) - ou 1a. parcela no depósito de R$ 130,00 e mais 10 parcelas no boleto de R$147,00/cada inscrito no grupo a partir de 3 pessoas, totalizando R$ 1.600,00 parcelado* 

* Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. A partir da 2ª parcela, o pagamento será realizado em boleto bancário, que será enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição! ** Caso o grupo seja desfeito por qualquer motivo, e não atinja o número mínimo de 3 pessoas durante o curso, a inscrição dos demais participantes serão consideradas como individual, e será cobrado a diferença do valor da inscrição.


INSCRIÇÕES E PAGAMENTO:

http://creativeideias.com.br/curso-de-aprimoramento-em-aba-0

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário