LOCAL:
Estácio FIB - Auditório S1 - Campus Gilberto Gil - Rua Xingu, 179 - Jardim Atalaia/STIEP - Salvador (Como Chegar - Mapa)
CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO*:
até 130 horas (80h presencial e 50h de estudo bibliográfico)
DURAÇÃO DO CURSO:
8 módulos - Junho de 2019 a Março de 2020
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 ou (21) 980684462 (WhatsApp) - Atendimento de segunda a quinta, das 9h às 18h. Sexta a Domingo não há atendimento!
PÚBLICO-ALVO:
Psicólogos, Professores, Mediadores
(Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Terapeuta
Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação
e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com
autistas ou pessoas com desenvolvimento atípico.
CRONOGRAMA:
15 de junho de 2019 - módulo 1;
27 de julho de 2019 - módulo 2;
24 de agosto de 2019 - módulo 3;
21 de setembro de 2019 - módulo 4
26 de outubro de 2019 - módulo 5;
23 de novembro de 2019 - módulo 6
1 de fevereiro de 2020 - módulo 7;
7 de março de 2020 - módulo 8.
27 de julho de 2019 - módulo 2;
24 de agosto de 2019 - módulo 3;
21 de setembro de 2019 - módulo 4
26 de outubro de 2019 - módulo 5;
23 de novembro de 2019 - módulo 6
1 de fevereiro de 2020 - módulo 7;
7 de março de 2020 - módulo 8.
HORÁRIO:
Sexta e Sábado
8h às 9h - Credenciamento | Secretaria
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.
OBJETIVO:
Apresentar e discutir bases teóricas e
práticas que se aplicam em uma intervenção baseada na Análise do
Comportamento Aplicada, contribuindo para uma formação fundamentada na
coerência entre prática e princípios analitico-comportamentais, e com
isso, capacitar pais, cuidadores e profissionais da área da educação e
saúde que atuem com indivíduos diagnosticados dentro do espectro do
autismo ou com desenvolvimento atípico a lidarem de maneira educativa e
construtiva com esses indivíduos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1 | Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento - Conceitos Básicos
Carga Horária: 10h
a) Filosofia Behaviorista Radical;
b) Comportamento Respondente;
c) Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção.
Módulo 2 | Comportamento Verbal
Carga Horária: 10h
- O que é Comportamento Verbal
- Identificando os Operantes Verbais
- Controle Múltiplo do Comportamento Verbal
- Aplicações do Comportamento Verbal: Avaliação e intervenção
- Atividade prática.
Módulo 3 | Esquemas de Reforçamento e Controle de Estímulos
Carga Horária: 10h
a) Esquemas de Reforçamento e Modelagem;
b) Operações Motivadoras;
c) Controle de estímulos: Discriminação e Generalização.
Módulo 4 | Avaliação Comportamental
Carga Horária: 10h
• O processo de avaliação comportamental
a) Definição e propósito da avaliação comportamental
b) Fases da avaliação comportamental
c) Métodos de avaliação
• Seleção e definição de comportamentos-alvo
a) Como identificar potenciais alvos de intervenção
b) Como estabelecer uma hierarquia de alvos prioritários
• Avaliação Funcional
a) Topografia vs. função
b) Etapas da avaliação funcional
c) Formas de avaliação
d) O papel da avaliação funcional no planejamento de intervenções.
Módulo 5 | Estratégias de Ensino em Terapia I: Fortalecimento de Repertório Comportamental e Tentativas Discretas
Carga Horária: 10h
• Aguardando conteúdo informado pela profissional.
Módulo 6 | Estratégias de Ensino em Terapia II: Ensino em Ambiente Natural e Generalização
Carga Horária: 10h
Aguardando conteúdo informado pela profissional.
Módulo 7 | Como lidar com comportamentos problema
Carga Horária: 10h
1) Principais comportamentos considerados de difícil manejo;
2) Principais procedimentos para manejo de comportamentos difíceis ou socialmente inadequados;
3) O controle aversivo no manejo de comportamentos difíceis – afinal, o uso da punição é válido?
4) A importância das dicas/pistas visuais na prevenção e manejo de comportamentos considerados difíceis ou socialmente inadequados.
2) Principais procedimentos para manejo de comportamentos difíceis ou socialmente inadequados;
3) O controle aversivo no manejo de comportamentos difíceis – afinal, o uso da punição é válido?
4) A importância das dicas/pistas visuais na prevenção e manejo de comportamentos considerados difíceis ou socialmente inadequados.
Módulo 8 | Habilidades Básicas: Banheiro, Sono, Alimentação e o Brincar
Carga Horária: 10h
1. Toalete
Problemas associados com o controle de esfíncter;
Treino de toalete.
Problemas associados com o controle de esfíncter;
Treino de toalete.
2. Sono
Transtornos frequentes associados com TEA;
Reorganização da rotina do sono;
Avaliação funcional da hora de dormir.
Transtornos frequentes associados com TEA;
Reorganização da rotina do sono;
Avaliação funcional da hora de dormir.
3. Alimentação
Transtornos frequentes associados com TEA;
Estratégias de ensino.
Transtornos frequentes associados com TEA;
Estratégias de ensino.
4. Brincar
Fases;
O que observar;
Como ensinar.
Fases;
O que observar;
Como ensinar.
Módulo Intermediário – Estudo Bibliográfico (opcional)
Carga Horária: 50h
Para complementar a formação do Curso de Qualificação em ABA, é necessário ler todos os livros e entregar uma resenha crítica de cada livro até o módulo 7, impresso em folha A4, com no mínimo 4 laudas, para cada livro, em Times New Roman, tamanho 12, constando a cidade e o nome completo. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 50h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!
Para complementar a formação do Curso de Qualificação em ABA, é necessário ler todos os livros e entregar uma resenha crítica de cada livro até o módulo 7, impresso em folha A4, com no mínimo 4 laudas, para cada livro, em Times New Roman, tamanho 12, constando a cidade e o nome completo. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 50h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!
ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.
a) Sobre o Behaviorismo - B.F. Skinner - Editora Cultrix.
b) Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do
Autismo em condição de inclusão escolar - Laís Pereira Khoury e
colaboradores - Editora Memnon; Clique aqui e baixe o pdf do livro
c) Controle de Estímulos e Comportamento Operante - Tereza Maria de Azevedo Pires Sério - Editora EDUC
d) Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para
profissionais e pais com crianças sob intervenção
analíticocomportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de
Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018. - Dra. Marilu M.
C. Borba e Dr. Romariz S. Barros Clique aqui e baixe o pdf do livro
CORPO DOCENTE:
Ariene Coelho -
Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela USP - Universidade de
São Paulo. Especialista em Clínica com ênfase em Terapia Comportamental
pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR -
Campinas. Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saude
Pública - Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências. CRP:
06/101144
Saulo Missiaggia Velasco -
Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2001),
Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Psicologia Experimental pela
Universidade de São Paulo (esse último, com período sanduíche na
Universidade do Minho em Portugal). Ainda no Departamento de Psicologia
Experimental da USP, realizou pós-doutorado (2013), atuando como docente
e pesquisador associado. Realiza investigações sobre comportamento
complexo em humanos e não humanos, atuando principalmente nos seguintes
temas: comportamento simbólico, análise comportamental de fenômenos
sociais e programação de contingências de ensino. Atualmente, é
professor e orientador nos cursos de Mestrado Profissional em Análise do
Comportamento Aplicada, Especialização em Clínica
Analítico-Comportamental e Especialização em Análise do Comportamento
Aplicada, no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento,
onde também é coordenador e supervisor no curso de Formação em
Tecnologia de Ensino Aplicada ao Estudo. Além disso, trabalha com
desenvolvimento de estratégias e hábitos de estudo em crianças e
adolescentes, na Pró-estudo - Serviços de Psicologia. CRP 06/87867
Daniela Tsubota -
Psicóloga (CRP 06/102416) graduada pela USP, Mestre em Psicologia na
área de Avaliação Neuropsicológica Infantil pelo Instituto de Psicologia
da USP. Especialista em Neuropsicologia pelo INESP. Colaboradora do
Laboratório de Terapia Comportamental da USP (LTC-USP) e do Ambulatório
de Autismo do Instituto de Psiquiatria da USP (PROTEA). Possui
experiência na área de Psicologia Hospitalar, Psicoterapia
Analítico-Comportamental, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica.
Neuropsicóloga colaboradora e pesquisadora no Ambulatório do Programa de
Transtornos do Espectro Autista (PROTEA-IPqHCFMUSP)
Tiago Florêncio -
Psicólogo pela Universidade de Taubaté – SP (2009), com Formação em
Clínica Analítico Comportamental Infantil pelo Paradigma – Centro de
Ciências do Comportamento (2014). É Mestrando Profissional em Análise do
Comportamento Aplicada pela mesma instituição, sob orientação do
professor Dr. Saulo Velasco. Foi professor de Análise Experimental do
Comportamento na Faculdade Anhanguera. Foi terapeuta e supervisor no
Grupo ARPA de Intervenção ABA para pessoas com TEA e outros distúrbios
de desenvolvimento. Foi pesquisador colaborador do Paradigma – Centro de
Ciências do Comportamento. Tem experiência em Acompanhamento
Terapêutico e em Clínica Analítico Comportamental. Atualmente é auxiliar
de docência no curso de especialização em Análise do Comportamento
Aplicada ao TEA no Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento, atua
como supervisor e terapeuta ABA em casos de desenvolvimento atípico.
CRP 06/99446
OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de
doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos
palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica
ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por
outro profissional, ou a remarcação do módulo.
INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e sujeito a lotação do auditório, o que ocorrer primeiro):
ATÉ 11/01/19:
R$ 2.000,00 - individual (cartão) em até 10x sem juros;
R$ 1.500,00 - à vista - individual (depósito) - ou 1a. parcela no
depósito de R$ 150,00 e mais 11 parcelas no boleto de R$ 150,00,
totalizando R$ 1.800,00 parcelado;
R$ 1.300,00 - à vista por inscrito (depósito) - ou 1a. parcela no
depósito de R$ 130,00 e mais 10 parcelas no boleto de R$147,00/cada
inscrito no grupo a partir de 3 pessoas, totalizando R$ 1.600,00
parcelado*
* Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. A partir da
2ª parcela, o pagamento será realizado em boleto bancário, que será
enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição! **
Caso o grupo seja desfeito por qualquer motivo, e não atinja o número
mínimo de 3 pessoas durante o curso, a inscrição dos demais
participantes serão consideradas como individual, e será cobrado a
diferença do valor da inscrição.
vizitoni faqen e internetit : One Piece
ResponderExcluirvizitoni faqen e internetit : One Piece
vizitoni faqen e internetit : One Piece
vizitoni faqen e internetit : One Piece
vizitoni faqen e internetit : TOP 7
vizitoni faqen e internetit : One Piece
vizitoni faqen e internetit : One Piece
vizitoni faqen e internetit : One Piece