LOCAL: PUC Minas - Teatro João Paulo II - R. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG (como chegar - mapa)
CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO: 130 horas (certificado digital com 75% de presença, sendo 80h presencial; 50h de estudo bibliográfico*)
DURAÇÃO DO CURSO: Março a Novembro de 2019 dividido em 8 módulos.
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 ou (21) 980684462 (WhatsApp) - Atendimento de segunda a quinta, das 9h às 18h. Sexta a Domingo não há atendimento!
Estudantes e Profissionais de Medicina, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educador Físico entre outros e demais interessados no assunto.
30 de março de 2019 - módulo 1;
4 de maio de 2019 - módulo 2;
1 de junho de 2019 - módulo 3;
6 de julho de 2019 - módulo 4;
3 de agosto de 2019 - módulo 5;
21 de setembro de 2019 - módulo 6;
19 de outubro de 2019 - módulo 7;
23 de novembro de 2019 - módulo 8.
Sábado
8h às 9h - Credenciamento
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.
* Cronograma e horário sujeito a alterações!
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que aproximadamente 10% da população de qualquer país sofre algum tipo de alteração no desenvolvimento.
Após o nascimento, existem várias etapas do desenvolvimento infantil. Atualmente, sabe-se que estímulos externos direcionados e realizados por um ou mais profissionais preparados, causam modificações nas conexões entre neurônios, bem como rearranjos em diferentes graus em determinadas áreas funcionais. Estes fenômenos são chamados de neuroplasticidade. Outros estímulos podem iniciar ou até manter o desenvolvimento na fase adulta, porém com maior dificuldade.
Indicado para quem atua diretamente com crianças e, por vezes, necessitam de uma orientação na avaliação e identificação de determinados déficits e treinamento que os auxilie na indicação para acompanhamento ou tratamento desses alunos / pacientes, já que consiste em avaliar as modificações menos visíveis do desenvolvimento como a cognição, a atenção, a concentração entre muitas outras.
a) Aguardando o conteúdo do professor.
Bibliografia
CLASSIFICAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS E DE COMPORTAMENTO DA CID 10 – Artes Médicas, 1993.
DIAMENT, A.& CYPEL S. – Neurologia Infantil Lefevre, 2ª edição, Livraria Atheneu R.J. – S.P, 1989.
FICHTNER, N. – Transtornos Mentais da Infância e da Adolescência – 1ª Edição Artes Médicas – Porto Alegre, 1997.
MACHADO, A. – Neuroanatomia Funcional Ed. Guanabara, S. A., 1996
MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS DSM 5 – Artes Médicas 2014.
ROTTA, N. – Transtornos de Aprendizagem – 1ª Edição, Artes Médicas, Porto Alegre, 2006.
WAJNSTEJN, R. & CATURANI, A.B. – Dificuldades Escolares: um desafio superável – Editora Pampidéia, São Paulo, 2017.
a) Aguardando o conteúdo da professora.
a) Aguardando o conteúdo da professora.
a) Significado; História; Evolução histórica da noção de corpo; Aparecimento das noções contemporâneas; Matriz teórica; Filogênese; Evolução neuroanatômica e fisiológica; Movimento; Controle das funções motoras e do comportamento; Organização Psicomotora; Fases do Desenvolvimento Motor; Crescimento x Desenvolvimento; Plasticidade Neural; Desenvolvimento Neurológico x Desenvolvimento Psicomotor; Desenvolvimento Neuropsicomotor; Esquema Corporal; Função Tônica; Tonicidade; Desenvolvimento Postural; Lateralização; Orientação Espacial; Orientação Temporal; Praxias; Dispraxias; Coordenação Motora; Transtornos Psicomotores.
a) Aguardando o conteúdo da professora.
a) Aguardando o conteúdo da da professora.
a) Aguardando o conteúdo da da professora.
Para complementar a formação do Curso de Aprimoramento sobre Autismo (módulo opcional), é necessário ler os livros e assistir aos vídeos abaixo e entregar uma resenha de cada livro e filme até o módulo 4, impresso em folha A4, com no mínimo 30 linhas, cada resenha. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 50h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail, ou em pendrive.
ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los separadamente.
a) Neuroeducação 2 - Heber Maia - Editora WAK;
b) A Infância e a Psicomotricidade - Fátima Alves - Editora WAK;
c) Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva - Marta Relvas - Editora WAK;
d) Filme "Aprendendo neurofisiologia" | Clique e assista ao filme
e) Filme "TED Talks - O que Existe de Tão Especial Sobre o Cérebro Humano? - Suzana Herculano-Houzel | Clique aqui e assista ao filme
Anna Carolina Miguel - Fonoaudióloga formada pela UFRJ desde 2006, Mestranda em Diversidade e Inclusão - UFF; Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil (Santa Casa de Misericórdia RJ), Especialista em Neurociências Aplicadas a Aprendizagem (IPUB/UFRJ), atua na área da Linguagem (clínica) e da Fonoaudiologia Educacional (consultoria). Volta seus estudos para interface entre Neurociências e a Fonoaudiologia, a fim de maiores aprofundamentos no entendimento dos Transtornos da Aprendizagem e do Desenvolvimento em prol de intervenções inclusivas mais eficazes. Realiza atividades multidisciplinares de pesquisa, ensino e divulgação científica em Neurociências.
Me. Daniela Tsubota - Psicóloga (CRP 06/102416) graduada pela USP, Mestre em Psicologia na área de Avaliação Neuropsicológica Infantil pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Neuropsicologia pelo INESP. Colaboradora do Laboratório de Terapia Comportamental da USP (LTC-USP) e do Ambulatório de Autismo do Instituto de Psiquiatria da USP (PROTEA). Possui experiência na área de Psicologia Hospitalar, Psicoterapia Analítico-Comportamental, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Neuropsicóloga colaboradora e pesquisadora no Ambulatório do Programa de Transtornos do Espectro Autista (PROTEA-IPqHCFMUSP).
Me. Claudia Nunes - Mestre em Educação (Novas Tecnologias) pela UNIRIO. Especialista em Docência do Ensino Superior; em Tecnologia Educacional; em Neurociência Pedagógica; em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas VEZ DO MESTRE (AVM). Graduação em Letras pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Conteudista e Tutora a distância na disciplina Neuroeducação da WPOS – Pós-graduação a distância; Professora do Estado do Rio de Janeiro em Língua Portuguesa/Literatura/Produção Textual. Professora da Pós-graduação Presencial das Faculdades Integradas AVM (cursos de Psicopedagogia e Psicomotricidade). Desenvolve Oficina de Memória para Terceira Idade (particular). Pesquisadora e Palestrante nas áreas de Tecnologia educacional / Neurociência Pedagógica / Psicopedagogia. Colunista no Blog da Creative Ideias.
Marcia Lambertucci - Terapeuta Ocupacional Clínica; Especialista em Terapia de Integração Sensorial e Método neuroevolutivo, com mais de 25 anos de experiência em avaliação tratamento, orientação parental e consultoria para temas relacionados a inclusão escolar. Sócia e Supervisora de equipe de Terapia Ocupacional da Clínica Sensorial de Belo Horizonte, referência no atendimento de crianças com Disfunções de Processamento Sensorial, Transtornos do Desenvolvimento, Distúrbios Neuromotores e Síndromes Genéticas. Supervisora de estágio obrigatório de alunos da UFMG em parceria com a Clinica Sensorial, na disciplina “Clinica em Terapia Ocupacional na Saúde da Criança e do Adolescente. Curso de Aprimoramento em ABA – Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico, pela Creative Ideias. CREFITO 1102-TO.
.
OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o evento não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional. Caso haja algum problema operacional em relação ao local do evento, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro local.
PÚBLICO ALVO:
Estudantes e Profissionais de Medicina, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educador Físico entre outros e demais interessados no assunto.
CRONOGRAMA:
30 de março de 2019 - módulo 1;
4 de maio de 2019 - módulo 2;
1 de junho de 2019 - módulo 3;
6 de julho de 2019 - módulo 4;
3 de agosto de 2019 - módulo 5;
21 de setembro de 2019 - módulo 6;
19 de outubro de 2019 - módulo 7;
23 de novembro de 2019 - módulo 8.
HORÁRIO:
Sábado
8h às 9h - Credenciamento
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.
* Cronograma e horário sujeito a alterações!
OBJETIVO:
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que aproximadamente 10% da população de qualquer país sofre algum tipo de alteração no desenvolvimento.
Após o nascimento, existem várias etapas do desenvolvimento infantil. Atualmente, sabe-se que estímulos externos direcionados e realizados por um ou mais profissionais preparados, causam modificações nas conexões entre neurônios, bem como rearranjos em diferentes graus em determinadas áreas funcionais. Estes fenômenos são chamados de neuroplasticidade. Outros estímulos podem iniciar ou até manter o desenvolvimento na fase adulta, porém com maior dificuldade.
Indicado para quem atua diretamente com crianças e, por vezes, necessitam de uma orientação na avaliação e identificação de determinados déficits e treinamento que os auxilie na indicação para acompanhamento ou tratamento desses alunos / pacientes, já que consiste em avaliar as modificações menos visíveis do desenvolvimento como a cognição, a atenção, a concentração entre muitas outras.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1 - Neurodesenvolvimento Infantil 1
Carga Horária: 10h | Professor: Dr. Rafael Guerra Cintraa) Aguardando o conteúdo do professor.
Módulo 2 – Neurodesenvolvimento Infantil 2
Carga Horária: 10h | Professor: Dr. Rafael Guerra CintraBibliografia
CLASSIFICAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS E DE COMPORTAMENTO DA CID 10 – Artes Médicas, 1993.
DIAMENT, A.& CYPEL S. – Neurologia Infantil Lefevre, 2ª edição, Livraria Atheneu R.J. – S.P, 1989.
FICHTNER, N. – Transtornos Mentais da Infância e da Adolescência – 1ª Edição Artes Médicas – Porto Alegre, 1997.
MACHADO, A. – Neuroanatomia Funcional Ed. Guanabara, S. A., 1996
MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS DSM 5 – Artes Médicas 2014.
ROTTA, N. – Transtornos de Aprendizagem – 1ª Edição, Artes Médicas, Porto Alegre, 2006.
WAJNSTEJN, R. & CATURANI, A.B. – Dificuldades Escolares: um desafio superável – Editora Pampidéia, São Paulo, 2017.
Módulo 3 – Funções Executivas
Carga Horária: 10h | Professora: Me. Claudia Nunesa) Aguardando o conteúdo da professora.
Módulo 4 – Linguagem
Carga Horária: 10h | Professora: Anna Carolina Miguela) Aguardando o conteúdo da professora.
Módulo 5 – Psicomotricidade
Carga Horária: 10h | Professora: Rita Thompsona) Significado; História; Evolução histórica da noção de corpo; Aparecimento das noções contemporâneas; Matriz teórica; Filogênese; Evolução neuroanatômica e fisiológica; Movimento; Controle das funções motoras e do comportamento; Organização Psicomotora; Fases do Desenvolvimento Motor; Crescimento x Desenvolvimento; Plasticidade Neural; Desenvolvimento Neurológico x Desenvolvimento Psicomotor; Desenvolvimento Neuropsicomotor; Esquema Corporal; Função Tônica; Tonicidade; Desenvolvimento Postural; Lateralização; Orientação Espacial; Orientação Temporal; Praxias; Dispraxias; Coordenação Motora; Transtornos Psicomotores.
Módulo 6 – O impacto do Processamento sensorial em diferentes áreas do desenvolvimento infantil
Carga Horária: 10h | Professora: Marcia Lambertuccia) Aguardando o conteúdo da professora.
Módulo 7 - Transtornos de Aprendizagem
Carga Horária: 10h | Professora: Rita Thompsona) Aguardando o conteúdo da da professora.
Módulo 8 – Neurodesenvolvimento do Autismo
Carga Horária: 10h | Professora: Daniela Tsubotaa) Aguardando o conteúdo da da professora.
*Módulo Intermediário – Estudo Bibliográfico
Carga Horária: 50hPara complementar a formação do Curso de Aprimoramento sobre Autismo (módulo opcional), é necessário ler os livros e assistir aos vídeos abaixo e entregar uma resenha de cada livro e filme até o módulo 4, impresso em folha A4, com no mínimo 30 linhas, cada resenha. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 50h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail, ou em pendrive.
ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los separadamente.
a) Neuroeducação 2 - Heber Maia - Editora WAK;
b) A Infância e a Psicomotricidade - Fátima Alves - Editora WAK;
c) Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva - Marta Relvas - Editora WAK;
d) Filme "Aprendendo neurofisiologia" | Clique e assista ao filme
e) Filme "TED Talks - O que Existe de Tão Especial Sobre o Cérebro Humano? - Suzana Herculano-Houzel | Clique aqui e assista ao filme
CORPO DOCENTE:
Me. Rita Thompson -
Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria
Infantil; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de
Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em
Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em
Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do
atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no
Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV; Membro da Sociedade
Brasileira de Psicomotricidade - SBP, e autora de diversos artigos
científicos (em livros de psicomotricidade, neuropsicologia,
neuroeducação e educação).
Dr. Rafael Guerra Cintra -
Graduação em Medicina pela Universidade de Santo Amaro (2006) e
residencia em Pediatria e Neuropediatria pela Faculdade de Medicina do
ABC. Atualmente é médico neuropediatra da Faculdade de Medicina do ABC,
médico neuropediatra dos hospitais Professor Edmundo Vasconcelos,
Alvorada Moema e Vitória; conselheiro fiscal da Sociedade Brasileira de
Neurologia Infantil, professor pós-graduação - Intituto Superior de
Educação e Psicomotricidade e da Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo; chefe da equipe de neuropediatria dos hospitais Cruz Azul de São
Paulo e São Luiz - unidade São Caetano do Sul; atendimento em
consultório privado. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em
Saúde Materno-Infantil.
Anna Carolina Miguel - Fonoaudióloga formada pela UFRJ desde 2006, Mestranda em Diversidade e Inclusão - UFF; Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil (Santa Casa de Misericórdia RJ), Especialista em Neurociências Aplicadas a Aprendizagem (IPUB/UFRJ), atua na área da Linguagem (clínica) e da Fonoaudiologia Educacional (consultoria). Volta seus estudos para interface entre Neurociências e a Fonoaudiologia, a fim de maiores aprofundamentos no entendimento dos Transtornos da Aprendizagem e do Desenvolvimento em prol de intervenções inclusivas mais eficazes. Realiza atividades multidisciplinares de pesquisa, ensino e divulgação científica em Neurociências.
Me. Daniela Tsubota - Psicóloga (CRP 06/102416) graduada pela USP, Mestre em Psicologia na área de Avaliação Neuropsicológica Infantil pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Neuropsicologia pelo INESP. Colaboradora do Laboratório de Terapia Comportamental da USP (LTC-USP) e do Ambulatório de Autismo do Instituto de Psiquiatria da USP (PROTEA). Possui experiência na área de Psicologia Hospitalar, Psicoterapia Analítico-Comportamental, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Neuropsicóloga colaboradora e pesquisadora no Ambulatório do Programa de Transtornos do Espectro Autista (PROTEA-IPqHCFMUSP).
Me. Claudia Nunes - Mestre em Educação (Novas Tecnologias) pela UNIRIO. Especialista em Docência do Ensino Superior; em Tecnologia Educacional; em Neurociência Pedagógica; em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas VEZ DO MESTRE (AVM). Graduação em Letras pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Conteudista e Tutora a distância na disciplina Neuroeducação da WPOS – Pós-graduação a distância; Professora do Estado do Rio de Janeiro em Língua Portuguesa/Literatura/Produção Textual. Professora da Pós-graduação Presencial das Faculdades Integradas AVM (cursos de Psicopedagogia e Psicomotricidade). Desenvolve Oficina de Memória para Terceira Idade (particular). Pesquisadora e Palestrante nas áreas de Tecnologia educacional / Neurociência Pedagógica / Psicopedagogia. Colunista no Blog da Creative Ideias.
Marcia Lambertucci - Terapeuta Ocupacional Clínica; Especialista em Terapia de Integração Sensorial e Método neuroevolutivo, com mais de 25 anos de experiência em avaliação tratamento, orientação parental e consultoria para temas relacionados a inclusão escolar. Sócia e Supervisora de equipe de Terapia Ocupacional da Clínica Sensorial de Belo Horizonte, referência no atendimento de crianças com Disfunções de Processamento Sensorial, Transtornos do Desenvolvimento, Distúrbios Neuromotores e Síndromes Genéticas. Supervisora de estágio obrigatório de alunos da UFMG em parceria com a Clinica Sensorial, na disciplina “Clinica em Terapia Ocupacional na Saúde da Criança e do Adolescente. Curso de Aprimoramento em ABA – Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico, pela Creative Ideias. CREFITO 1102-TO.
OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o evento não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional. Caso haja algum problema operacional em relação ao local do evento, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro local.
INVESTIMENTO - CURSO COMPLETO 8 MÓDULOS (para pagamento até a data limite e limitado a capacidade total do auditório):
ATÉ 21/12/18 - de R$ 1.600,00 por:
R$ 1.100,00 - individual (cartão) em até 10x sem juros;
R$ 900,00 - individual (depósito) - ou 1a. parcela no depósito de R$ 130,00 e mais 8 parcelas no boleto de R$ 96,25;
R$ 800,00 - por inscrito (depósito) - ou 1a. parcela no depósito
de R$ 116,00 e mais 9 parcelas no boleto de R$ 76,00 - grupo a partir de
3 pessoas*
ATÉ 15/02/18 - de R$ 1.600,00 por:
R$ 1.500,00 - individual (cartão) em até 10x sem juros;
R$ 1.200,00 - individual (depósito) - ou 1a. parcela no depósito de R$ 150,00 e mais 7 parcelas no boleto de R$ 150,00;
R$ 900,00 - por inscrito (depósito) - ou 1a. parcela no depósito
de R$ 130,00 e mais 7 parcelas no boleto de R$ 110,00 - grupo a partir
de 3 pessoas*
* Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. A partir da 2ª
parcela, o pagamento será realizado em boleto bancário, que será
enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição! ** Caso o
grupo seja desfeito por qualquer motivo, e não atinja o número mínimo de
3 pessoas durante o curso, a inscrição dos demais participantes serão
consideradas como individual, e será cobrado a diferença do valor da inscrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário