LOCAL:* Colégio Pedro II - Campo de São Cristóvão, 177, Teatro Mário Lago - São Cristóvão, Rio de Janeiro (Em frente a Feira de Tradições Nordestinas) | (COMO CHEGAR - MAPA)
*Atenção: As aulas poderão ocorrer também no Campus Centro do Colégio Pedro II: Rua Marechal Floriano, 80 - Salão Nobre - Centro - Rio de Janeiro.
Carga Horária do certificado de participação*: 150 horas (120h presencial e 30h de estudo bibliográfico)
Duração do curso: 12 meses | Dezembro de 2016 a Dezembro de 2017
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 980684462 (tim)
Carga Horária do certificado de participação*: 150 horas (120h presencial e 30h de estudo bibliográfico)
Duração do curso: 12 meses | Dezembro de 2016 a Dezembro de 2017
PÚBLICO-ALVO:
Psicólogos, Professores, Mediadores
(Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Terapeuta
Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação
e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com
autistas ou pessoas com desenvolvimento atípico.
CRONOGRAMA:
10 de dezembro de 2016 - módulo 1;
4 de fevereiro de 2017 - módulo 2;
4 de março de 2017 - módulo 3;
1 de abril de 2017 - módulo 4;
6 de maio de 2017 - módulo 5;
3 de junho de 2017 - módulo 6;
4 de fevereiro de 2017 - módulo 2;
4 de março de 2017 - módulo 3;
1 de abril de 2017 - módulo 4;
6 de maio de 2017 - módulo 5;
3 de junho de 2017 - módulo 6;
1 de julho de 2017 - módulo 7;
5 de agosto de 2017 - módulo 8;
2 de setembro de 2017 - módulo 9;
7 de outubro de 2017 - módulo 10;
11 de novembro de 2017 - módulo 11;
9 de dezembro de 2017 - módulo 12.
5 de agosto de 2017 - módulo 8;
2 de setembro de 2017 - módulo 9;
7 de outubro de 2017 - módulo 10;
11 de novembro de 2017 - módulo 11;
9 de dezembro de 2017 - módulo 12.
Horário:
Sábado
8h às 8h30 - Credenciamento | Secretaria
8h30 às 18h - Curso com intervalo para almoço.
OBJETIVO:
Apresentar e discutir bases teóricas e
práticas que se aplicam em uma intervenção baseada na Análise do
Comportamento Aplicada, contribuindo para uma formação fundamentada na
coerência entre prática e princípios analitico-comportamentais, e com
isso, capacitar pais, cuidadores e profissionais da área da educação e
saúde que atuem com indivíduos diagnosticados dentro do espectro do
autismo ou com desenvolvimento atípico a lidarem de maneira educativa e
construtiva com esses indivíduos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1 | Princípios básicos do Behaviorismo Radical
Carga Horária: 10h | Professora: Ariene Coelho
Aguardando conteúdo informado pela profissional.
Módulo 2 | Avaliação Comportamental
Carga Horária: 10h | Professor: Saulo Velasco
• O processo de avaliação comportamental
a) Definição e propósito da avaliação comportamental
b) Fases da avaliação comportamental
c) Métodos de avaliação
• Seleção e definição de comportamentos-alvo
a) Como identificar potenciais alvos de intervenção
b) Como estabelecer uma hierarquia de alvos prioritários
• Avaliação Funcional
a) Topografia vs. função
b) Etapas da avaliação funcional
c) Formas de avaliação
d) O papel da avaliação funcional no planejamento de intervenções.
Módulo 3 | Como lidar com comportamentos desadaptativos
Carga Horária: 10h | Professora: Mariana Garcia
Aguardando conteúdo informado pela profissional.
Módulo 4 | Esquemas de reforçamento e controle de estímulos
Carga Horária: 10h | Professora: Ariene Coelho
Aguardando conteúdo informado pela profissional.
Módulo 5 | Generalização das respostas instauradas (ou adquiridas)
Aguardando conteúdo informado pela profissional.
Módulo 6 | Atividades de Vida Diária e Construindo o Brincar
Carga Horária: 10h | Professora: Maria Carolina Correa Martone
Aguardando conteúdo informado pela profissional.
Módulo 7 | Comportamento Verbal
Carga Horária: 10h | Professor: Adriano Barboza
- O que é Comportamento Verbal
- Identificando os Operantes Verbais
- Controle Múltiplo do Comportamento Verbal
- Aplicações do Comportamento Verbal: Avaliação e intervenção
- Atividade prática.
Módulo 8 | Comunicação Alternativa e Desenvolvimento da Conversação
Carga Horária: 10h | Professor: Adriano Barboza
- Treino de Comunicação Funcional (FCT)
- Comunicação Alternativa e Aumentativa: Recomendações e ressalvas
- Tipos de Comunicação Alternativa e Aumentativa
- Habilidades sociais e de comunicação: Definindo prioridades
- Atividade prática.
Módulo 9 | VB-MAPP (parte 1)
Introdução;
Apresentação da parte de marcos do desenvolvimento e contingências envolvidas.
Módulo 10 | VB-MAPP (parte 2)
Task Analysis;
Avaliação de barreiras;
Avaliação de transições;
Interpretação dos resultados;
Exercício de interpretação;
Plantão de dúvidas..
Módulo 11 | O trabalho do acompanhante terapêutico no processo de inclusão escolar de acordo com a Análise Aplicada do Comportamento
Carga Horária: 10h | Professora: Carolina Vieira
1) Acompanhamento terapêutico: breve histórico geral da profissão;
2) O processo de inclusão escolar de acordo com princípios da Análise do Comportamento;
3) Funções do acompanhante terapêutico na escola de acordo com princípios da Análise do Comportamento;
4)
Principais estratégias e procedimentos da Análise Aplicada do
Comportamento utilizados no trabalho do acompanhante terapêutico na
escola.
Módulo 12 | Educação e Alfabetização
Carga Horária: 10h | Professora: Ariene Coelho
_ A Construção de pré-requisitos no ambiente individualizado como base para a Inclusão Escolar;
_ Reforçamento Positivo e Motivação: pilares da intervenção individualizada e social;
_ Análise Funcional Descritiva: Minimização de Comportamentos Disruptivos e Maximização comportamentos pró-sociais;
_ Alfabetização e Análise Aplicada do Comportamento;
_ A noção de Equivalência de Estímulos: relações arbitrárias entre estímulos auditivos visual-textuais;
_ Estabelecendo controle por unidades verbais mínimas da língua (sílabas/letras) e os comportamentos de leitura e escrita;
_ Dicas de material adaptado;
_ Perspectivas além da alfabetização em direção ao prosseguimento para o ensino fundamental..
_ Reforçamento Positivo e Motivação: pilares da intervenção individualizada e social;
_ Análise Funcional Descritiva: Minimização de Comportamentos Disruptivos e Maximização comportamentos pró-sociais;
_ Alfabetização e Análise Aplicada do Comportamento;
_ A noção de Equivalência de Estímulos: relações arbitrárias entre estímulos auditivos visual-textuais;
_ Estabelecendo controle por unidades verbais mínimas da língua (sílabas/letras) e os comportamentos de leitura e escrita;
_ Dicas de material adaptado;
_ Perspectivas além da alfabetização em direção ao prosseguimento para o ensino fundamental..
Módulo Intermediário – Estudo Bibliográfico (opcional)
Carga Horária: 30h
Para complementar a formação do Curso de Qualificação em ABA, é necessário ler os livros e entregar uma resenha crítica até o módulo 8, impresso em folha A4, com no mínimo 4 laudas, em Times New Roman, tamanho 12. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 30h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!
Para complementar a formação do Curso de Qualificação em ABA, é necessário ler os livros e entregar uma resenha crítica até o módulo 8, impresso em folha A4, com no mínimo 4 laudas, em Times New Roman, tamanho 12. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 30h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!
ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.
a) Manejo
comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em
condição de inclusão escolar - Laís Pereira Khoury e colaboradores -
Editora Memnon; Clique aqui e baixe o pdf do livro
b)
Manejo comportamental de crianças e adolescentes com Síndrome de
Williams - Solange de Freitas Branco Lima e colaboradores - Editora
Memnon; Clique aqui e baixe o pdf do livro
c) Sobre o Behaviorismo - B.F. Skinner - Editora Cultrix.
COORDENAÇÃO DO CURSO:
Gabriela Parpinelli - Psicóloga
Analítico Comportamental e Supervisora Clínica; Especialista em Análise
do Comportamento - Núcleo Paradigma/SP; Especialista em Neurociências
aplicadas a Aprendizagem - IPUB/UFRJ. Tem experiência em intervenção ABA
com indivíduos diagnosticado com autismo, em atendimento
psicoterapêutico a adolescentes e crianças, e em planejamento de
atividades educacionais. Professora de Educação inclusiva do programa de
Pós-graduação de Neurociências Aplicadas - IPUB/UFRJ e Supervisora do
módulo prático do Curso de Aprimoramento em ABA - Análise do
Comportamento realizado pela Creative Ideias. CRP: 05-38557.
PROFESSORES:
Ariene Coelho -
Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela USP - Universidade de
São Paulo. Especialista em Clínica com ênfase em Terapia Comportamental
pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR -
Campinas. Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saude
Pública - Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências. CRP:
06/101144
Saulo Missiaggia Velasco -
Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2001),
Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Psicologia Experimental pela
Universidade de São Paulo (esse último, com período sanduíche na
Universidade do Minho em Portugal). Ainda no Departamento de Psicologia
Experimental da USP, realizou pós-doutorado (2013), atuando como docente
e pesquisador associado. Realiza investigações sobre comportamento
complexo em humanos e não humanos, atuando principalmente nos seguintes
temas: comportamento simbólico, análise comportamental de fenômenos
sociais e programação de contingências de ensino. Atualmente, é
professor e orientador nos cursos de Mestrado Profissional em Análise do
Comportamento Aplicada, Especialização em Clínica
Analítico-Comportamental e Especialização em Análise do Comportamento
Aplicada, no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento,
onde também é coordenador e supervisor no curso de Formação em
Tecnologia de Ensino Aplicada ao Estudo. Além disso, trabalha com
desenvolvimento de estratégias e hábitos de estudo em crianças e
adolescentes, na Pró-estudo - Serviços de Psicologia. CRP 06/87867
Mariana Garcia - Psicóloga
graduada pela UFSCar e Doutora em Psicologia pela PUC-Rio. Tem 14 anos
de experiência clínica na área de desenvolvimento infantil típico e
atípico. Desde 2009, é professora da CCE/PUC-Rio nos cursos Transtornos
do Espectro do Autismo e Capacitação para a Identificação e Intervenção
Precoces no Transtorno do Espectro do Autismo.Atua desde 2014 no
ambulatório de autismo da SCM-RJ, como psicóloga do PAPRÉ. Em 2016,
iniciou o processo de certificação no Modelo Precoce de Denver. CRP
05/29729
Maria Carolina Correa Martone - Terapeuta
Ocupacional pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Psicologia
Experimental pela PUC –SP e Doutoranda em Psicologia pela Universidade
Federal de São Carlos – UFSCAR. Ente os anos de 2007-2008 frequentou uma
residência no The New England Center for Children/ Massachusetts, EUA,
local onde trabalhou com análise aplicada do comportamento/ABA junto à
crianças e adolescentes com Transtornos Globais do Desenvolvimento.
CREFITO3/ 3384-TO
Adriano Barboza -
Doutorando em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento pela
Universidade Federal do Pará (UFPA), integrante do projeto APRENDE
(PPGTPC/NTPC/UFPA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre
Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE). Também é Professor
Colaborador da UFPA (Campus Abaetetuba). Possui Mestrado (2015) em
Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento, pela UFPA, com estágio
realizado na Utah State University (Logan/Utah/EUA) e Graduação em
Psicologia (2012) pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT). Tem
experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos de
Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas:
Desenvolvimento de tecnologia comportamental; Intervenção
analítico-comportamental; Comportamento Verbal; Ensino de crianças com
atraso no desenvolvimento; Ensino de cuidadores.
Carolina Krauter Kracker - Graduada
em Psicologia pela PUC-SP, mestre em Psicologia Experimental: Análise
do Comportamento pela mesma instituição e possui formação avançada em
Acompanhamento Terapêutico e Atendimento Extra-Consultório pelo Núcleo
Paradigma. Tem experiência em acompanhamento terapêutico em escolas,
domicílios e ambientes públicos e atualmente é terapeuta comportamental,
orientadora familiar e supervisora de casos de desenvolvimento atípico.
É ainda supervisora de grupo do Serviço de Atendimento a Indivíduos com
Desenvolvimento Atípico do Núcleo Paradigma e docente do curso de
Especialização em Análise do Comportamento Aplicada aos Transtornos do
Espectro Autista e Atraso no Desenvolvimento da mesma instituição. CRP
06/103340
Fernanda Rizzi Bitondi - Graduada
em Psicologia pela UNESP- Bauru, especialista em Terapia Analítico
Comportamental pelo Psicolog (Ribeirão Preto), especialista em
Intervenção Baseada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) a TEA
pelo Núcleo Paradigma, mestre em psicologia Experimental: Análise do
Comportamento pela PUC-SP. Tem experiência como acompanhante terapêutico
em escola e como terapeuta comportamental. É supervisora de um grupo do
Serviço de Atendimento a Indivíduos com Desenvolvimento Atípico do
Núcleo Paradigma e docente do curso de Especialização em Análise do
Comportamento Aplicada aos Transtornos do Espectro Autista desenvolvido
na mesma instituição. CRP 06/78768
Carolina Vieira -
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de
Mesquita Filho (2003); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal
de Santa Catarina (2006). Doutorado em Psicologia (Psicologia
Experimental) PELA usp (2011). Tem experiência na área de Psicologia,
com ênfase em Psicologia Experimental, Psicologia do Ensino e da
Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade
comportamental, controle aversivo, punição, ensino de análise
experimental do comportamento e behaviorismo radical. CRP 81048-06
OBSERVAÇÃO: Se, por motivo
de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos
palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica
ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por
outro profissional, ou a remarcação do módulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário