Data: 25 e 26 de novembro de 2016
Local:
Teatro Mário Lago - Colégio Pedro II São Cristóvão - Campo de São
Cristóvão, 177 - São Cristóvão, Rio de Janeiro - (Em frente a Feira de
Tradições Nordestinas) | (como chegar - mapa)
Carga Horária do certificado de participação: 14 horas e 30 minutos
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 980684462 (tim) - WhatsApp
PÚBLICO ALVO:
Profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação e demais interessados no assunto.
CRONOGRAMA:
Sexta*
15h30 às 16h30 - Credenciamento
16h30 às 17h50 - Rita Thompson
17h50 às 18h - Intervalo
18h às 20h - Sidarta Ribeiro
Sábado*
8h às 9h - Credenciamento
9h às 10h20 - Anderson Amaral
10h20 às 10h30 - Intervalo
10h30 às 12h - Renata Mousinho
12h às 13h20 - Almoço Livre
13h20 às 14h40 - Claudia Nunes
14h40 às 14h50 - Intervalo
14h50 às 16h20 - Bruno Scofano Dias
16h20 às 16h30 - Intervalo
16h30 às 18h - Dayse Serra
18h - Encerramento
* Horário e Cronograma sujeitos a alterações!
PALESTRANTES:
Sexta*
TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade na Escola
Rita Thompson - Membro
da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria
Infantil; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de
Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em
Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em
Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do
atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no
Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV; Membro da Sociedade
Brasileira de Psicomotricidade - SBP, e autora de diversos artigos
científicos (em livros de psicomotricidade, neuropsicologia,
neuroeducação e educação).
Mapeamento Cerebral
Sidarta Ribeiro - Professor
Titular de Neurociências e Diretor do Instituto do Cérebro da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Bacharel em
Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993), Mestre em
Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutor em
Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) com
Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005). Tem
experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular e
neurofisiologia de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas:
Sono, sonho e memória; plasticidade neuronal; comunicação vocal;
competência simbólica em animais não-humanos; psiquiatria computacional e
neuroeducação. Membro permanente das Pós-Graduações da UFRN em
Psicobiologia (conceito Capes 6), Bioinformática (conceito Capes 5) e
Neurociências (conceito Capes 4). Exerceu no triênio 2009-2011 a função
de secretário da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento
(SBNeC). De 2011-2015 foi coordenador do comitê brasileiro do Pew Latin
American Fellows Program in the Biomedical Sciences. Desde 2011 é membro
do comitê científico da Latin American School of Education, Cognitive
and Neural Sciences (LA School), que em 2014 recebeu o prêmio inaugural
Exemplifying the Mission of the International Mind, Brain and Education
Society. Coordenador de núcleo do projeto de avaliação de crianças em
risco para transtorno de aprendizagem (ACERTA - CAPES/Observatório da
Educação). Investigador associado sênior do Centro FAPESP de Pesquisa,
Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat). Membro do Conselho
Consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, criada em
2015. Editor associado dos periódicos Frontiers in Integrative
Neuroscience, Frontiers In Psychology - Language Sciences, Neurobiologia
e Basic and Clinic Neuroscience. Membro do Núcleo de Estudos
Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e da OSCIP Plantando
Consciencia. Eleito em 2016 membro da Academia de Ciências da América
Latina (ACAL). Membro desde 2016 do Conselho Consultivo da Rede Nacional
de Ciência para a Educação (CpE). Colunista da Revista "Mente e Cérebro".
Sábado*
Estimulação Cognitiva e Motora da Infância
Anderson Amaral - Graduado
em Educação Física; Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia
(UNATi/UERJ) e em Neurociência aplicada a Longevidade (IPUB/UFRJ);
Professor de Estimulação Cognitiva e Motora do Hospital Universitário
Gaffrée e Guinle / UNIRIO, Docente da pós-graduação em Psicomotricidade
da Faculdade AVM, Pesquisador do Laboratório de Avaliação e Saúde
(UFRRJ), Coordenador dos Cursos de Estimulação Cognitiva e Motora (ECM) e
Coordenador do Setor de Reabilitação Funcional e Neurocognitiva
FISIOFIT.
Linguagem Oral e Escrita no Autismo
Renata Mousinho - Fonoaudióloga,
Especializada em Psicomotricidade pelo Institut Supérieur de
Réeducation Psychomotrice/Paris, Mestre em Linguística pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Linguística pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (2003). Realizou seu Estágio Pós-Doutoral no
Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio
de Janeiro (2008). É Professora Associada da Universidade Federal do Rio
de Janeiro desde 1997, onde coordena o projeto ELO: escrita, leitura e
oralidade, e ministra aulas teóricas na área. Tem experiência na área de
Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos
seguintes temas: linguagem, leitura, escrita, dislexia e TEA.
Memória, Sono e Aprendizagem
Claudia Nunes - Mestre
em Educação (Novas Tecnologias) pela UNIRIO. Pós-graduada em
Tecnologias Educacionais e em Neurociência Pedagógica pela AVM/UCAM.
Tutora a distância da formação de professores (SEEDUC). Experiência de
22 anos como Professora Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual
do Ensino Médio na Rede Particular (SESI) e Rede Pública (SEEDUC).
Orientadora de TCCs na área de mídia e educação. Banca examinadora em
concursos públicos para o magistério do setor público. Co-autora do
livro "Que Cérebro é esse que chegou à escola?' (Marta Relvas org.).
Artigos publicados em diferentes mídias. Mantém blog
e-pesquisadora.blogspot.com.
A Microcefalia e suas consequências no desenvolvimento da criança
Bruno Scofano Dias - Pediatra
do desenvolvimento do Centro Internacional SARAH de Neurorreabilitacao e
Neurociências - Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação; Mestre em
Saúde Materno-Infantil / Saúde da Criança e do Adolescente pela
Universidade Federal Fluminense; Membro da diretoria da ABENEPI-RIO
(Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões
Afins - Capítulo Rio de Janeiro).
Ensinando Matemática para alunos autistas
Dayse Serra - Mestre
em Educação Especial pela UERJ; Doutora em Psicologia Clínica pela
PUC-Rio; Pós-Doutoranda em Medicina Preventiva pela UNFESP - Escola
Paulista de Medicina; Professora Adjunta da Universidade Federal
Fluminense; Psicopedagoga especializada em autismo; Pesquisadora do
LIPIS/PUC-Rio e Vice-Presidente da ABENEPI-Rio.
*OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o evento não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional. Caso haja algum problema operacional em relação ao local do evento, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro local.
INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e mediante a lotação do auditório):
• ATÉ 07/10/16 - de R$ 150,00 por:
R$ 90,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros
R$ 80,00 - individual (depósito)
R$ 70,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas
• ATÉ 11/11/16:
R$ 100,00 - individual (cartão) em até 3x sem jurosR$ 90,00 - individual (depósito)
Nenhum comentário:
Postar um comentário