sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Definição Transtorno Processamento Sensorial (TPS)


Processamento sensorial refere-se à forma como o sistema nervoso recebe mensagens a partir dos sentidos e os transforma em respostas. 

Para aquelas crianças com transtorno de processamento sensorial, informação sensorial vai para o cérebro, mas não se organiza em respostas adequadas. 

Crianças com TPS percebem e / ou responder a informação sensorial diferente do que a maioria das outras pessoas. Ao contrário das pessoas que têm deficiência visual ou auditiva, aqueles com transtorno de processamento sensorial que detecta a informação sensorial; no entanto, a informação sensorial fica "misturados" em seu cérebro e, portanto, as respostas são inadequadas no contexto em que se encontram.
Transtorno de processamento sensorial (originalmente chamado de Disfunção Integração Sensorial) é uma desordem neurológica em que a informação sensorial que percebe os resultados individuais nas respostas anormais. Uma definição mais formal é: TPS neurofisiológicos é uma condição na qual a entrada sensorial, a partir do meio ambiente ou a partir de um corpo é fracamente detectado, modulado ou interpretado e / ou para os quais são observadas respostas atípicas.  

Sistema Tátil

O sistema tátil é responsável pelas informações processamento de toque do corpo.

O corpo envia informação táctil para o córtex somatossensorial através de vias neurais para a medula espinal, do tronco cerebral, do tálamo e. O córtex somatossensorial primário é a área receptiva primário para sensações de toque e situa-se no giro pós-central lateral, uma estrutura de destaque no lobo parietal do cérebro humano.

Devido às suas muitas ligações para outras áreas do cérebro, o córtex somatossensorial é a parte do sistema nervoso que integra toque, pressão, temperatura, e dor.

O sistema tátil é extremamente importante no TPS. Muitos indivíduos com o distúrbio tem sintomas táteis, como defensividade tátil ou sub-responsividade ao toque e dor. O sistema de toque é um dos três sistemas fundamentais utilizados no tratamento de integração sensorial.

Sistema Vestibular

O sistema vestibular contribui para equilibrar e orientação no espaço. É o principal sistema informando-nos sobre o movimento e posição da cabeça em relação à gravidade.

Nossos movimentos incluem duas posições rotações e direcionalidade linear. Assim, o sistema vestibular tem duas componentes relacionados: o sistema semicircular canal, (relacionados com a rotação de detecção) e os otólitos , (relacionados com a detecção de aceleração linear / desaceleração).

O sistema vestibular envia sinais principalmente para as partes neurais do cérebro que controlam nossos movimentos oculares, e que nos manter em pé.


Sistema  propriocepção

Propriocepção (sensação de músculos, articulações e tendões)

O sistema proprioceptivo detecta a posição, localização, orientação e movimento dos músculos e articulações do corpo. Propriocepção fornece-nos com o sentido da posição relativa de partes vizinhas do corpo e esforço usado para mover as partes do corpo.

Fonte: Johanna Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário