por Luisa Bustamante - Jornal O Dia
Rio -
Professora da Uerj e especialista em Educação Especial e Inclusiva,
Rosana Glat diz que a maioria das escolas não está preparada para
receber crianças com deficiência.Para ela, a inclusão dessas crianças na
rede regular de ensino é fundamental para construir uma sociedade mais tolerante em relação às diferenças.
— Como deve ser feita essa inclusão?
— Uma das formas é o que chamamos de Atendimento Educacional Especializado. A criança assiste às aulas com os demais alunos e, no contraturno, tem o acompanhamento de um professor, uma espécie de reforço. A outra maneira é através do mediador de aprendizagem, um professor que fica com a criança durante as aulas.
— Isso não gera um certo isolamento?
— Não deveria, mas acontece. Quem teria que oferecer esse profissional é a escola. Mas, com frequência, vemos mediadores contratados pelos pais, sem capacitação ideal e nenhum entrosamento com a equipe da instituição. O resultado é que ele acaba assumindo toda a responsabilidade pela educação daquela criança. Quando não pode estar presente, o aluno não vai à aula.
— As as escolas não estão preparadas para a inclusão?
— A maioria não está. Há instituições que só implementam qualquer mudança, rampas ou banheiros adaptados, depois que um aluno com deficiência é matriculado. É complexo, é como tentar reformar um avião em pleno voo. O ensino não pode parar.
— Como deve ser feita essa inclusão?
— Uma das formas é o que chamamos de Atendimento Educacional Especializado. A criança assiste às aulas com os demais alunos e, no contraturno, tem o acompanhamento de um professor, uma espécie de reforço. A outra maneira é através do mediador de aprendizagem, um professor que fica com a criança durante as aulas.
— Isso não gera um certo isolamento?
— Não deveria, mas acontece. Quem teria que oferecer esse profissional é a escola. Mas, com frequência, vemos mediadores contratados pelos pais, sem capacitação ideal e nenhum entrosamento com a equipe da instituição. O resultado é que ele acaba assumindo toda a responsabilidade pela educação daquela criança. Quando não pode estar presente, o aluno não vai à aula.
— As as escolas não estão preparadas para a inclusão?
— A maioria não está. Há instituições que só implementam qualquer mudança, rampas ou banheiros adaptados, depois que um aluno com deficiência é matriculado. É complexo, é como tentar reformar um avião em pleno voo. O ensino não pode parar.
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