Uma equipe da Universidade de Michigan está
desenvolvendo uma pesquisa cujo objetivo é a integração de uma nova
tecnologia que proporciona experiências sensoriais às crianças com
autismo.
Na verdade, utiliza interfaces táteis com sensores e combinações de
luzes, que com o tato podem trocar de cores ou projetar imagens,
dependendo da pressão que é feita.
A partir desta tecnologia denominada Sensory Surfaces Social,
é possível trabalhar no desenvolvimento de habilidades motoras
(motricidade fina e grossa), já que de uma forma muito visual é possível
ver os efeitos de seus movimentos.
E a medida que as crianças reagem a estes estímulos, podem integrar
outras ferramentas para o desenvolvimento de outras habilidades e ir
fomentando a interação social. A ideia final deste projeto é que as
crianças possam explorar não só um lugar em que se sintam à vontade e
seguras, como diferentes experiências sensoriais.
Esta pesquisa ainda está em desenvolvimento, avaliando como criar
cenários que envolvem crianças com autismo, e como adapta-los às
necessidades de cada uma delas.
Podemos ver a dinâmica deste projeto no seguinte vídeo:
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