sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Transtornos da Memória

cabeça de lado com o cérebro aparecendo em um fundo preto com as áreas do cérebro marcadas em amarelo e vermelho 


Os transtornos na memória podem ser definidos como dificuldades do aluno no processo de recebimento, triagem, classificação, armazenamento e/ou recuperação de informações que pode ser devido a deficiências neurológicas de ordem funcional, métodos de ensino inapropriados e dificuldades sócio-culturais.

Na avaliação do aluno, podemos identificar dificuldades na:

MEMÓRIA VISUAL:
  • Incapacidade de recordar objetos vistos anteriormente;
  • O aluno não é capaz de ordenar partes ou aspectos de uma sequência temporal;
  • Dificuldade em visualizar e mentalmente criar uma foto.
MEMÓRIA AUDITIVA:
  • Não é capaz de reconhecer e / ou lembrar ruídos, sons e palavras;
  •  Dificuldade em diferenciar sons semelhantes;
MEMÓRIA SENSÓRIO MOTORA:
  • Não é capaz de imitar, reconhecer e lembrar de movimentos isolados e / ou sequenciados;
  • Dificuldades de memórias de toque;
  •  A incapacidade de reconhecer e lembrar sensações táteis isoladas.
MEMÓRIA OLFATIVA E GUSTATIVA:
  • Incapacidade de lembrar sensações olfativas e gustativas.
O professor pode auxiliar os alunos com a aplicação de estratégias que ajudem a melhorar a capacidade de armazenamento das informações. Para isto, pode fazer uso de estratégias como:
  • De assimilação significativa: acostumar os alunos a analisarem a informação com atitudes como sublinhar, tomar notas e entender o significado das palavras. O aluno deve ser ativo na compreensão do que está fazendo;
  • Organizacionais: incentivar o aluno a formar grupos, associações, relações, diagramas, mapas conceituais e organogramas;
  • Apresentação da tarefa: sempre lembramos melhor o que é transmitido no início e no fim e, a zona intermediária é mais propensa ao esquecimento. O professor deve explicar, em primeiro lugar, do que se trata, destacando os principais pontos de atenção e, na fase final, sintetizar as últimas idéias fazendo um tipo de resumo;
  • Uso de imagens visuais e recursos auditvos: o apoio visual e auditivo, como apresentações, simulações e fotografias ajudam na assimilação pois ativam vários sentidos ao mesmo tempo. Fotos, imagens, símbolos e palavras chave ajudam na assimilação;
  • Ambiente: um ambiente favorável ajuda o aluno a manter um foco direto sobre o que está sendo trabalhado. A sala de aula deve ter boa iluminação, evitar a poluição visual e o nível de barulho para que o cérebro não seja bombardeado com um excesso de informações e para que o aluno não tenha um cansaço mental lutando com as imagens e ruídos em excesso;
  • Tarefas escritas: deixe as tarefas escritas para o final das atividades para consolidar a aula;
  • Atenção e motivação: tenha em mente que o nível de atenção e de memorização influenciam diretamente na capacidade de memorização. Só aprendemos quando temos prazer, vontade e engajamento;
  • Material: o material apresentado deve ser agradável, interessante e significativo, sem poluição visual, com temas atuais e contextualizados e, acima de tudo, com apresentação gráfica simples, limpa e organizada;
  • Prática:  prática com qualidade ajuda na memorização e, com qualidade, não quer dizer uma simples repetição de palavras e exercícios para encher uma linha ou uma página. Prática quer dizer usar os conteúdos em diversas situações significativas para concretizar conceitos, memorizar informações e generalizar o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário