Os transtornos na memória podem ser definidos como dificuldades do 
aluno no processo de recebimento, triagem, classificação, armazenamento 
e/ou recuperação de informações que pode ser devido a deficiências 
neurológicas de ordem funcional, métodos de ensino inapropriados e 
dificuldades sócio-culturais.
Na avaliação do aluno, podemos identificar dificuldades na:
MEMÓRIA VISUAL:
- Incapacidade de recordar objetos vistos anteriormente;
 - O aluno não é capaz de ordenar partes ou aspectos de uma sequência temporal;
 - Dificuldade em visualizar e mentalmente criar uma foto.
 
MEMÓRIA AUDITIVA:
- Não é capaz de reconhecer e / ou lembrar ruídos, sons e palavras;
 - Dificuldade em diferenciar sons semelhantes;
 
MEMÓRIA SENSÓRIO MOTORA:
- Não é capaz de imitar, reconhecer e lembrar de movimentos isolados e / ou sequenciados;
 - Dificuldades de memórias de toque;
 - A incapacidade de reconhecer e lembrar sensações táteis isoladas.
 
MEMÓRIA OLFATIVA E GUSTATIVA:
- Incapacidade de lembrar sensações olfativas e gustativas.
 
O professor pode auxiliar os alunos com a aplicação de estratégias 
que ajudem a melhorar a capacidade de armazenamento das informações. 
Para isto, pode fazer uso de estratégias como:
- De assimilação significativa: acostumar os alunos a analisarem a informação com atitudes como sublinhar, tomar notas e entender o significado das palavras. O aluno deve ser ativo na compreensão do que está fazendo;
 - Organizacionais: incentivar o aluno a formar grupos, associações, relações, diagramas, mapas conceituais e organogramas;
 - Apresentação da tarefa: sempre lembramos melhor o que é transmitido no início e no fim e, a zona intermediária é mais propensa ao esquecimento. O professor deve explicar, em primeiro lugar, do que se trata, destacando os principais pontos de atenção e, na fase final, sintetizar as últimas idéias fazendo um tipo de resumo;
 - Uso de imagens visuais e recursos auditvos: o apoio visual e auditivo, como apresentações, simulações e fotografias ajudam na assimilação pois ativam vários sentidos ao mesmo tempo. Fotos, imagens, símbolos e palavras chave ajudam na assimilação;
 - Ambiente: um ambiente favorável ajuda o aluno a manter um foco direto sobre o que está sendo trabalhado. A sala de aula deve ter boa iluminação, evitar a poluição visual e o nível de barulho para que o cérebro não seja bombardeado com um excesso de informações e para que o aluno não tenha um cansaço mental lutando com as imagens e ruídos em excesso;
 - Tarefas escritas: deixe as tarefas escritas para o final das atividades para consolidar a aula;
 - Atenção e motivação: tenha em mente que o nível de atenção e de memorização influenciam diretamente na capacidade de memorização. Só aprendemos quando temos prazer, vontade e engajamento;
 - Material: o material apresentado deve ser agradável, interessante e significativo, sem poluição visual, com temas atuais e contextualizados e, acima de tudo, com apresentação gráfica simples, limpa e organizada;
 - Prática: prática com qualidade ajuda na memorização e, com qualidade, não quer dizer uma simples repetição de palavras e exercícios para encher uma linha ou uma página. Prática quer dizer usar os conteúdos em diversas situações significativas para concretizar conceitos, memorizar informações e generalizar o conhecimento.
 
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