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tornará cada vez mais comum
 Nada de livros, muitos jogos educativos e até Big Data. Essas são algumas das tendências apontadas pela rede de cooperação universitária Universia em estudo sobre o futuro da educação. A seguir, veja cinco tendências apontadas pela pesquisa:
Sem livros
 De acordo com o estudo da Universia, dispositivos eletrônicos móveis 
podem substituir os livros muito em breve. Mas precisamente, até 2028, 
ano para o qual aponta a pesquisa.
 "Os alunos não terão que levar uma pilha de livros para a aula", afirma a Universia.
Conteúdo compartilhado
 Como não vão usar livros, os alunos do futuro vão precisar que o 
conteúdo utilizado em sala seja disponibilizado pelos próprios 
professores.
 "Os professores devem compartilhar arquivos de leitura para que os 
alunos baixem e acompanhem durante a aula", afirma a Universia.
Aulas multimídia
 Com os dispositivos eletrônicos incorporados ao ambiente da sala de 
aula, a Universia acredita que o caráter multimídia da aprendizagem pode
 ser potencializado - a ponto de pôr em risco o papel do professor.
 "As experiências de ensino, como jogos, serão tão aprimoradas que há 
quem diga que os professores não serão mais necessários", afirma a 
entidade.
Big Data
 Para o Universia, tecnologias de monitoramento constante de dados - 
como o Big Data - podem se tornar ferramentas importantes para educação 
num futuro próximo.
 "Se os batimentos cardíacos aumentarem durante uma aula, por exemplo, 
pode ser que ele (o aluno) esteja com dificuldade para entender o 
assunto", afirma a Universia. 
 No caso, esta informação permitiria que uma atenção especial fosse dada ao aluno em apuros pelo professor.
Extraclasse
 No futuro, o fim da aula pode não representar o fim da hora de 
aprender. A expectativa dos especialistas da Universia é de que, em 
casa, o aluno possa contar com conteúdo que complementaria ou até 
substituiria aquilo que hoje só a escola ensina.
 "Existirão sites gratuitos para aprender e ensinar, tão completos e eficazes quanto instituições de ensino", afirma a entidade.
 Outra tendência apontada pelo Universia é a organização em rede das 
instituições de ensino. Nela, os alunos vão poder "trocar informações e 
ideias entre si". 
 
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