terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lítio restaura a função cognitiva em camundongos com síndrome de Down

Ratones
Foto: EUROPA PRESS/UC
MADRID, 4 Dic. (EUROPA PRESS) -
 
Os investigadores descobriram que o lítio, um medicamento geralmente utilizado para o tratamento de transtornos de humor, restaura a neurogénese no hipocampo, uma parte do cérebro fortemente associada com a aprendizagem e a memória. Lítio também melhorou significativamente o desempenho dos ratos com síndrome de Down em tarefas de aprendizagem contextuais, memória espacial e discriminação de objetos.

Segundo os autores do estudo, liderados por Laura Gasparini, do Instituto Italiano de Tecnologia de Gênova (Itália), seus resultados, publicados no Journal of Clinical Investigation, sugere que terapias baseadas em lítio pode ajudar pacientes com síndrome Down, um distúrbio neurológico, que é a principal causa de incapacidade intelectual geneticamente definido.

Pessoas com síndrome de Down têm anormalidades no cérebro nas conexões entre os neurônios e uma redução no desenvolvimento de novos neurônios (neurogênese), que geralmente ocorre durante o aprendizado, explicam os pesquisadores em seu artigo.
 
Fonte: europapress.es e Journal of Clinical Investigation

Nenhum comentário:

Postar um comentário