Diferente do que se pensava até hoje, o autismo pode ser causado por fatores ambientais, e não só genéticos. A descoberta foi realizada por pesquisadores canadenses.
A pesquisa foi realizada com 192 pares de gêmeos, idênticos e fraternais. Pelo menos um gêmeo de cada par tinha a forma clássica de autismo. Em geral, o irmão também tinha a forma clássica da síndrome ou apresentava sintomas mais leves, como a síndrome de Asperger.
Os cientistas descobriram que a taxa de autismo nos irmãos crescia de uma maneira mais rápida do que nossos genes podem evoluir. Por isso, eles concluíram que a causa da doença não pode ser apenas genética. A partir de agora, outros fatores serão avaliados como a idade dos pais, a gravidez múltipla, baixo peso ao nascer e exposição a medicamentos ou infecção materna durante a gravidez. O novo estudo será publicado no mês de novembro, na revista Archives of General Psychiatry.
A pesquisa é muito importante porque muda o foco para a possibilidade de que o ambiente também deve ser levado em conta, disse Dr. Peter Szatmari, Chefe da Psiquiatria Infantil e Neurociência Comportamental da Universidade McMaster, em Ontário, ao jornal The New York Times.
Fonte: Da redação, com Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário