quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Curso de Aprimoramento em ABA - Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico - Turma 3 Belo Horizonte




LOCAL: LOCAL A CONFIRMAR (COMO CHEGAR - MAPA) IMPORTANTE: Leve um agasalho pois o ambiente possui climatização de 20°C.


*Atenção: Caso haja algum problema operacional ou qualquer outro fator impeditivo em relação ao local do evento, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro local.

CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO: 
130 horas ( 80h aula presencial e 50h estudo bibliográfico*)
* Estudo Bibliográfico é opcional!


DURAÇÃO DO CURSO: 
8 meses | Maio a Dezembro de 2020

 
 

INFORMAÇÕES:

Telefone: (21) 2577 8691 ou (21) 980684462 (Somente WhatsApp) - Atendimento de segunda a quinta, das 10h às 17h. Sexta a Domingo não há atendimento!
 

 

PÚBLICO-ALVO:

Psicólogos, Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto, ou que lidem com autistas ou pessoas com desenvolvimento atípico.

CRONOGRAMA:

23 de maio de 2020 - módulo 1
20 de junho de 2020 - módulo 2 
18 de julho de 2020 - módulo 3
22 de agosto de 2020 - módulo 4
12 de setembro de 2020 - módulo 5
24 de outubro de 2020 - módulo 6
7 de novembro de 2020 - módulo 7
5 de dezembro de 2020 - módulo 8
 

HORÁRIO:

Sábado
8h às 9h - Credenciamento | Secretaria
9h às 18h - Curso com intervalo para almoço.


OBJETIVO:

Apresentar e discutir bases teóricas e práticas que se aplicam em uma intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada, contribuindo para uma formação fundamentada na coerência entre prática e princípios analitico-comportamentais, e com isso, capacitar pais, cuidadores e profissionais da área da educação e saúde que atuem com indivíduos diagnosticados dentro do espectro do autismo ou com desenvolvimento atípico a lidarem de maneira educativa e construtiva com esses indivíduos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


Módulo 1 | Introdução ao Behaviorismo e à Ciência do Comportamento - Conceitos Básicos

Carga Horária: 10h
a) Filosofia Behaviorista Radical;
b) Comportamento Respondente;
c) Comportamento Operante: Reforçamento, Punição e Extinção.

Módulo 2 | Comportamento Verbal

Carga Horária: 10h

- O que é Comportamento Verbal
- Identificando os Operantes Verbais
- Controle Múltiplo do Comportamento Verbal
- Aplicações do Comportamento Verbal: Avaliação e intervenção
- Atividade prática.

Módulo 3 | Avaliação Comportamental

Carga Horária: 10h

O processo de avaliação comportamental
a) Definição e propósito da avaliação comportamental
b) Fases da avaliação comportamental
c) Métodos de avaliação

Seleção e definição de comportamentos-alvo
a) Como identificar potenciais alvos de intervenção
b) Como estabelecer uma hierarquia de alvos prioritários

Avaliação Funcional
a) Topografia vs. função
b) Etapas da avaliação funcional
c) Formas de avaliação
d) O papel da avaliação funcional no planejamento de intervenções.

Módulo 4 | Esquemas de Reforçamento e Controle de Estímulos

Carga Horária: 10h

a) Esquemas de Reforçamento e Modelagem;
b) Operações Motivadoras;
c) Controle de estímulos: Discriminação e Generalização.

Módulo 5 | Estratégias de Ensino em Terapia I: Fortalecimento de Repertório Comportamental e Tentativas Discretas

Carga Horária: 10h

Aguardando conteúdo informado pela profissional.

Módulo 6 | Estratégias de Ensino em Terapia II: Ensino em Ambiente Natural e Generalização

Carga Horária: 10h

Aguardando conteúdo informado pela profissional.

Módulo 7 | Como lidar com comportamentos problema

Carga Horária: 10h

1)      Principais comportamentos considerados de difícil manejo;
2)      Principais procedimentos para manejo de comportamentos difíceis ou socialmente inadequados;
3)      O controle aversivo no manejo de comportamentos difíceis – afinal, o uso da punição é válido?
4)      A importância das dicas/pistas visuais na prevenção e manejo de comportamentos considerados difíceis ou socialmente inadequados.

Módulo 8 | Habilidades Básicas: Banheiro, Sono, Alimentação e o Brincar

Carga Horária: 10h

1. Toalete
Problemas associados com o controle de esfíncter; 
Treino de toalete.
2. Sono 
Transtornos frequentes associados com TEA;
Reorganização da rotina do sono;
Avaliação funcional da hora de dormir.
3. Alimentação
Transtornos frequentes associados com TEA;
Estratégias de ensino. 
4. Brincar
Fases;
O que observar;
Como ensinar.

Módulo Intermediário – Estudo Bibliográfico (opcional)

Carga Horária: 50h

Para complementar a formação do Curso de Aprimoramento em ABA, é necessário ler os livros e entregar uma resenha crítica de cada livro até o módulo 7, impresso em folha A4, com no mínimo 30 linhas de cada livro, em Times New Roman, tamanho 12. O aluno que não entregar todo o conteúdo do Módulo Intermediário, não irá receber as 50h correspondente ao módulo. NÃO SERÃO ACEITOS trabalhos entregues via e-mail ou em pendrive. O trabalho entregue em qualquer outra formatação será devolvido!

ATENÇÃO: Os valores dos livros não estão inclusos no valor do curso, é necessário adquiri-los.

a) Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar - Laís Pereira Khoury e colaboradores - Editora Memnon; Clique aqui e baixe o pdf do livro
b) O Conceito de Generalização: Avanços na Análise do Comportamento - por Yvanna Aires Gadelha Sarmet e Laércia Abreu Vasconcelos -  Editora UNB
c) Sobre o Behaviorismo - B.F. Skinner - Editora Cultrix
d) Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analíticocomportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018.  - Dra. Marilu M. C. Borba e Dr. Romariz S. Barros Clique aqui e baixe o pdf do livro

 

CORPO DOCENTE:


Ariene Coelho - Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela USP - Universidade de São Paulo. Especialista em Clínica com ênfase em Terapia Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - ITCR - Campinas. Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saude Pública - Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências. CRP: 06/101144

Saulo Missiaggia Velasco - Graduação em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (esse último, com período sanduíche na Universidade do Minho em Portugal). Ainda no Departamento de Psicologia Experimental da USP, realizou pós-doutorado (2013), atuando como docente e pesquisador associado. Realiza investigações sobre comportamento complexo em humanos e não humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento simbólico, análise comportamental de fenômenos sociais e programação de contingências de ensino. Atualmente, é professor e orientador nos cursos de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, Especialização em Clínica Analítico-Comportamental e Especialização em Análise do Comportamento Aplicada, no Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde também é coordenador e supervisor no curso de Formação em Tecnologia de Ensino Aplicada ao Estudo. Além disso, trabalha com desenvolvimento de estratégias e hábitos de estudo em crianças e adolescentes, na Pró-estudo - Serviços de Psicologia. CRP 06/87867

Daniela Tsubota - Psicóloga (CRP 06/102416) graduada pela USP, Mestre em Psicologia na área de Avaliação Neuropsicológica Infantil pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Neuropsicologia pelo INESP. Colaboradora do Laboratório de Terapia Comportamental da USP (LTC-USP) e do Ambulatório de Autismo do Instituto de Psiquiatria da USP (PROTEA). Possui experiência na área de Psicologia Hospitalar, Psicoterapia Analítico-Comportamental, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Neuropsicóloga colaboradora e pesquisadora no Ambulatório do Programa de Transtornos do Espectro Autista (PROTEA-IPqHCFMUSP)

Tiago Florêncio - Psicólogo pela Universidade de Taubaté – SP (2009), com Formação em Clínica Analítico Comportamental Infantil pelo Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento (2014). É Mestrando Profissional em Análise do Comportamento Aplicada pela mesma instituição, sob orientação do professor Dr. Saulo Velasco. Foi professor de Análise Experimental do Comportamento na Faculdade Anhanguera. Foi terapeuta e supervisor no Grupo ARPA de Intervenção ABA para pessoas com TEA e outros distúrbios de desenvolvimento. Foi pesquisador colaborador do Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento. Tem experiência em Acompanhamento Terapêutico e em Clínica Analítico Comportamental. Atualmente é auxiliar de docência no curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA no Paradigma – Centro de Ciências do Comportamento, atua como supervisor e terapeuta ABA em casos de desenvolvimento atípico. CRP 06/99446

OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o curso não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional, ou a remarcação do módulo.
 

INVESTIMENTO - CURSO COMPLETO 9 MÓDULOS (para pagamento até a data limite e sujeito a lotação do auditório):

 

ATÉ 31/01/20 - de R$ 2.500,00 por:


R$ 1.800,00 - individual (cartão) à vista ou em até 10x sem juros ou 1a. parcela somente no cartão de crédito de R$ 200,00 à vista e mais 10 parcelas* no boleto de R$ 180,00 totalizando R$ 2.000,00 ;
R$ 1.400,00 - individual (depósito) - à vista ou 1a. parcela no depósito de R$ 170,00 e mais 10 parcelas* no boleto de R$ 140,00 totalizando R$ 1.570,00;
R$ 1.200,00 - por inscrito (depósito) - à vista ou 1a. parcela no depósito de R$ 130,00 e mais 10 parcelas* no boleto de R$ 125,00 totalizando R$ 1.380,00 - grupo** a partir de 3 pessoas 

    *Parcelas pré-datadas a cada 30 dias, fixada todo dia 15 de cada mês, subsequente ao mês da 1ª parcela. A partir da 2ª parcela, o pagamento será realizado em boleto bancário, que será enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição! ** Caso o grupo seja desfeito por qualquer motivo, e não atinja o número mínimo de 3 pessoas durante o curso, a inscrição dos demais participantes serão consideradas como individual, e será cobrado a diferença do valor da inscrição.

      INSCRIÇÕES E PAGAMENTO: www.creativeideias.com.br

      2 comentários:

      1. Meu pai foi diagnosticado com doença de Alzheimer, esta doença neuronal começou 25 anos antes de ser revelada que foi desencadeada no momento em que começamos a comer açúcares, incluindo todo e qualquer carboidrato que se decompõe em glicerol, e ele foi colocado no melhor tratamento médico aprovado pelos Estados Unidos Estados, (FDA) ele tem tomado Cholinesterase, Entretanto, para tratar sua perda de memória, confusão e problemas com seu pensamento e raciocínio. Apenas para ajudar a desacelerar a progressão e controlar os sintomas, já que não existe cura, li com interesse. Uma vez eu acreditei que a doença de Alzheimer não tinha cura. Bem, é verdade com a medicina inglesa, mas não com a fitoterapia. A experiência de meu pai abriu meus olhos para a realidade da cura por meio de ervas. Meu pai era um homem vibrante antes de seu encontro com Alzheimer. Ele era um cientista, portanto, sua capacidade mental nunca esteve em dúvida. Em 2013, ele foi diagnosticado com Alzheimer. Os sintomas se manifestaram por meio da repetição de conversas e do esquecimento gradual das coisas. Tornou-se progressivo desde encontrar as palavras certas durante a conversa até uma confusão significativa e esquecer detalhes sobre si mesmo. Não foi uma boa experiência, ver seu pai cujo brilho não tinha rival, tornou-se totalmente uma sombra de si mesmo. Seus médicos disseram que a doença não tinha cura, apenas medicamentos para o tratamento que tinham muitos efeitos colaterais foram administrados a ele. No início de 2016, enquanto estava na internet, me deparei com uma história de Alzheimer e li com interesse sobre uma cura por meio de ervas. Pesquisei mais para ter certeza de que não era uma farsa. Em minha busca, o medicamento fitoterápico do Dr. James foi mencionado no depoimento. Entrei em contato com o Grande Curandeiro em seu e-mail fornecido (DRJAMESHERBALMIX@GMAIL.COM) e recebi seu remédio de ervas para meu pai. Ele me disse que seu remédio fitoterápico ajudará meu pai a reduzir a dobra protéica anormal dentro de seus neurônios e regular os nutrientes e moléculas em seu sistema corporal, e também interromper a desordem progressiva que se acumula danificando suas células cerebrais, e ajudar suas células fracas que fazem com que o encolhimento do cérebro funcione bem, é uma boa bebida de ervas para reparar as células. Este médico James é um grande homem e seu remédio de ervas é maravilhoso e funciona bem como ele disse, sem efeitos colaterais. Já se passaram 4 anos e meu pai está perfeitamente bem e voltou ao trabalho de laboratório mesmo na velhice. Para seus entes queridos com Alzheimer ou demência, tire-os da medicina inglesa e use o remédio de ervas Dr. James para o tratamento. Se você está sofrendo de demência, doença de Alzheimer ou enfrentando diferentes tipos de problemas de saúde, não hesite em contatar o grande curador em seu e-mail em @ DRJAMESHERBALMIX@GMAIL.COM e obtenha sua cura definitiva. Ele é um bom homem e o ajudará a curar doenças como. Doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, hepatite A, B C, doença de Alzheimer, Hiv / Aids, vírus do herpes genético, esquizofrenia, transtornos bipolares,

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