LOCAL:
Colégio Pedro II - Sala de Audiovisual - Rua São Francisco Xavier, 204/208 - Tijuca
INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 25778691 ou 98068-4462 (WhatsApp)
CERTIFICADO:
Carga horária do certificado de participação (cada curso): 8h
PÚBLICO ALVO:
Profissionais e Estudantes de Graduação e/ou Pós da área da saúde e da educação, Familiares, e demais interessados no assunto.
CRONOGRAMA:
9h às 10h - Credenciamento
10h às 12h30 - Aula
12h30 às 13h30 - Almoço
13h30 às 17h - Aula
17h - Encerramento
PROGRAMA DO CURSO:
- Aspectos do Desenvolvimento Motor;
- Desenvolvimento Psicomotor da Criança;
- Exercícios Psicomotores;
- A Psicomotricidade no Processo de Aprendizagem;
- A Avaliação Psicomotora;
- Atividades Psicomotoras.
PALESTRANTE:
Fátima Alves
- Fonoaudióloga, Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Psicomotricista
titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente,
UNIPLI. Docente da Pós-graduação presencial e da Licenciatura a
distância em Pedagogia da Faculdade Unyleya. Orientadora de monografia
dos cursos de Psicomotricidade e Arteterapia da AVM/UCAM. Professora
Convidada dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação
Inclusiva da FAMESP. Professora convidada na formação em Arteterapia no
Ateliê de Marise Piloto. Docente e orientadora de TCC da Laureate
International Universities IBMR Centro Universitário. Tem experiência na
área de Educação, com ênfase em Psicomotricidade, atuando
principalmente nos seguintes temas: educação, psicomotricidade, inclusão
e down. Presidente da ABP, gestão 2008/2010. Conselheira da ABP. Autora
dos livros da WAK Editora: “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”;
“Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio”; “Como
aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com Amor e
União”, “Para Entender a Síndrome de Down”, “A Psicomotricidade e o
Idoso: uma educação para a saúde” e “A Infância e a Psicomotricidade: A
pedagogia do corpo e do movimento”. Participante de eventos nacionais e
internacionais em Psicomotricidade e Educação como ministrante em
palestras, cursos e workshops. Colunista no blog CREATIVEIDEAIS -
http://creativeideias.blogspot.com.br.
PROGRAMA DO CURSO:
PALESTRANTE:
Rita Thompson -
Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria
Infantil; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de
Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em
Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em
Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do
atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no
Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV; Membro da Sociedade
Brasileira de Psicomotricidade - SBP, e autora de diversos artigos
científicos (em livros de psicomotricidade, neuropsicologia,
neuroeducação e educação).
PROGRAMA DO CURSO:
Distúrbio Específico de Linguagem (DEL):
1. Conceito
2. Classificação
3. Fatores etiológicos
4. Sintomatologia
5. Perfil Linguístico-cognitivo
1. Conceito
2. Classificação
3. Fatores etiológicos
4. Sintomatologia
5. Perfil Linguístico-cognitivo
Avaliações fonoaudiológicas em linguagem oral:
1. Exame Fonético-Fonológico
2. Processamento Fonológico: Consciência Fonológica (Pamplona e Capovilla); acesso lexical (nomeação automatizada rápida); memória operacional (alça fonológica: spam de dígitos ITPA, repetição de pseudopalavras; esboço visuo-espacial: memória seqüencial visual ITPA).
3. ABFW
4. PEABODY
5. ADL
6. Pragmática: PROC
7. Narrativa de Relato e História
Estratégias terapêuticas em linguagem oral:
1. Reorganização do sistema fonológico – recepção e expressão; ambientes facilitadores; zona de desenvolvimento proximal.
2. Desenvolvimento do campo semântico-lexical e semântico-pragmático.
3. Desenvolvimento da narrativa de relato e história – microestrutura (nível morfossintático) e macroestrutura narrativa – sequências lógicas e recontagem de histórias.
1. Reorganização do sistema fonológico – recepção e expressão; ambientes facilitadores; zona de desenvolvimento proximal.
2. Desenvolvimento do campo semântico-lexical e semântico-pragmático.
3. Desenvolvimento da narrativa de relato e história – microestrutura (nível morfossintático) e macroestrutura narrativa – sequências lógicas e recontagem de histórias.
PALESTRANTE:
Gladis dos Santos -
Fonoaudiologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação
(1986), pós-graduação em psicomotricidade e mestrado em Tecnologia
Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade
Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Fonoaudiologia,
com ênfase em Linguagem, fundamentando abordagem clínica pela
neuropsicologia e psicomotricidade, atuando principalmente nos seguintes
temas: transtornos da linguagem oral e escrita, metacognição,
reorganização cognitiva / psicomotora (atenção, percepção, memória,
fala, pensamento e movimento).
PROGRAMA DO CURSO:
- Reconhecer as bases neurobiológicas e neuropsicológicas dos transtornos e dificuldades da aprendizagem/ comportamento;
- Reconhecendo o cérebro hiperativo e recriando estratégias pedagógicas na sala de aula;
- Distúrbio da Atenção, Distúrbios de Memória, Distúrbios de Linguagem. Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo. Neurobiologia do Estresse. Bullying, Psicobiologia do Medo e Fobias escolares.
PALESTRANTE:
Marta Relvas -
Bióloga, Neurobióloga, Psicopedagoga, Membro da Sociedade Brasileira de
Neurociência e Comportamento, Pós graduada em Anatomia Humana,
Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do
Ensino Superior, atua ainda como Pesquisadora na área de Biologia
Cognitiva e Aprendizagem. Mentora do Curso de Pós Graduação de
Neurociência Pedagógica da Universidade Cândido Mendes - Faculdade
Integrada AVM; Autora dos livros: "Fundamentos Biológicos da Educação -
Desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem"; "Neurociência
e os Transtornos de Aprendizagem"; "Neurociência e Educação - Gêneros e
potencialidades na sala de aula"; dentre outros livros e DVD pela WAK
Editora.
PROGRAMA DO CURSO:
- Como são as capacidades regulatórias do aluno;
- Reconhecer os níveis de desenvolvimento do aluno;
- Estrategias para auxiliar na regulação;
- Adaptação da rotina, do ambiente, do conteúdo nos diferentes perfis de aluno;
- Adaptação da nossa forma de agir para facilitar a rotina escolar;
- Como lidar com as birras e crises da criança na escola;
- Como usar o interesse da criança para desenvolver as atividades escolares;
- Como analisar se o conteúdo que estamos apresentando é o adequado para aquele aluno, se ele entende e se há significado para o aluno.
PALESTRANTE:
Helena Gueiros -
Terapeuta DIR/Floortime C2 pelo ICDL Institute; Certificada em
Integração Sensorial - Mentorship 1 pela SPD Foundation; Fisioterapeuta;
Psicomotricista; Coordenadora da pós-graduação em Desenvolvimento
Infantil da Faculdade Redentor e Docente da Graduação da Faculdade
Redentor. CREFITO-2: 113320-F.
OBSERVAÇÃO: Se, por motivo de doença, falecimento ou outro fator impeditivo, qualquer um dos palestrantes contratados para o evento não puder apresentar-se, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro profissional. Caso haja algum problema operacional em relação ao local do evento, fica ajustado que a comissão organizadora providenciará a substituição por outro local.
INVESTIMENTO:
GRUPOS*: A partir de 5 pessoas em cada curso matriculado - forma de pagamento em depósito - R$ 60,00 por integrante do grupo.
ATENÇÃO: Caso após o preenchimento e finalização da ficha de inscrição, o participante queira mudar de curso, é necessário preencher uma nova ficha e verificar se há disponibilidade do mesmo.
PAGAMENTO E INSCRIÇÃO: www.creativeideias.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário