domingo, 24 de janeiro de 2016

COLUNA DO DIA: Na volta as aulas a importância da Fonoaudiologia na Integração com Escola e a família




Início de ano. Chega o momento em que a família precisa realizar a difícil tarefa de adaptação escolar; e surge sempre aquela dúvida: 

“Será que eu criei meu filho dependente demais?".

O mais importante é a escolha certa da escola para o perfil de seu filho e entender que este momento inicial, é uma parceria entre a escola e a família, e esta precisa estar sempre atenta a qualquer alteração e manter comunicação diária com os professores e a equipe pedagógica.

Com o ingresso das crianças nas escolas cada vez mais cedo, há uma abertura de espaço significativa do dia para atuação da mulher no mercado de trabalho e sua importante participação na renda familiar. As mães, muitas vezes, e por causa disso, preferem optar pela escola ou creche, a deixar a criança em casa com um familiar ou babá. Neste sentido, a escola consegue desempenhar papel importante no desenvolvimento harmonioso e pleno dessas crianças.

Baseado nisso, num primeiro momento, a escola deve ter um aconchego semelhante ao lar, ter um ensino adequado à faixa etária da criança e ter uma equipe multidisciplinar participativa nas áreas da psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia e psicomotricidade.

No caso da fonoaudiologia, o profissional deverá realizar um trabalho paralelo e deve ser apresentada à escola como um trabalho preventivo e de parceria. Ou seja, no processo de adaptação e de aprendizagem, é fundamental o acompanhamento e a observação do desenvolvimento da linguagem, da fala, da audição e do desenvolvimento psicomotor da criança.

 Estudos comprovam que hoje fundamentos da linguagem surgem ainda em um estágio fetal, onde a criança inicia seu desenvolvimento da linguagem desde o reconhecimento de vozes masculinas ou femininas formando assim o início da linguagem mais primária que o ser humano possui; a linguagem não verbal.

 Uma vez observada qualquer alteração precocemente, desde a mais tenra idade, é possívél detectar e evitar futuros problemas na aprendizagem que possivelmente apareceriam na classe de alfabetização. E essa observação não necessáriamente será observada com o início da linguagem verbal, que começam a surgir com os balbucios e mais intencionalmente por volta dos 10/18 meses. Portanto, muitas vezes somente com o início da fase verbal, é que os familiares percebem algum atraso ou alteração na criança, enquanto que podemos observar precocemente possivéis alterações ainda no estágio da linguagem não-verbal, tais como a surdez, o autismo, ou qualquer outra alteração que venha a prejudicar seu desempenho no cotidiano, ou na qualidade de uma melhor aprendizagem.

 Uma estimulação realizada precocemente, poderá evitar muitos prejuízos e atrasos futuros, pois quanto mais cedo se trabalha, mais rápido obteremos resultado.

 A alternativa de se evitar a dificuldade, pela prevenção, precisa ser conscientizada, principalmente a partir do entendimento de que a ajuda de um fonoaudiólogo é muito importante, assim como o acompanhamento dos demais profissionais.

Nós precisamos quebrar o mito da “terapia” e encarar a fonoaudiologia como um trabalho integrado e acolhedor, estabelecendo um canal de comunicação entre criança-terapeuta-família-escola. Um trabalho que sempre visa um resultado rápido e satisfatório, e, em cuja interação, favorecerá a educação da criança. Por conseguinte, a escola poderá alcançar sua proposta pedagógica definida com excelente qualidade.

Embora ninguém afirme que isso seja tarefa fácil, aplicar essa estratégia no dia-a-dia talvez não transforme a instituição numa escola dos sonhos, mas certamente trará resultados positivos sob todos os aspectos onde todos sairão ganhando com isso.

Até a próxima!

Maria Paula Costa Raphael
CRFa 7364-RJ
Fonoaudióloga, Socioterapeuta,Sociopsicomotricista Ramain-Thiers, Docente da AVM  Faculdade Integrada, cursos de pós graduação (UCAM), Eventos em Educação presencial e on-line, Supervisora na Formação em Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, Palestrante em eventos de educação e saúde.

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