por Ana Leite
Neste post você encontra doze atividades para ajudar a melhorar as
habilidades sociais da criança que você pode fazer ou orientar os pais!
- Atividades que proporcionam o contato visual
O contato visual mostra aos outros que estamos interessados no que
eles têm a dizer. Sendo assim, é necessário estimular essa capacidade
básica necessária para a socialização. Para fazer isso você pode propor:
1. Um concurso de encarar
Se as crianças estão em idade competitiva, adoram brincar de “quem
ganha?”. A brincadeira é encarar e o quem desviar os olhos primeiro
perde. Parece bobo, mas pode render excelentes resultados.
2 . Olhos na testa
Pode parecer louco, mas é divertido! Coloque um adesivo de um olho ou
um par de olhos na testa da outra pessoa. Incentive a criança a olhar
para os adesivos. Pode não ser exatamente olhar para olhos do outro, mas
ele está treinando a olhar na direção certa de uma forma engraçada e
menos ameaçadora.
3. Oscilante
A dupla deve tentar manter o contato visual enquanto a criança se
mexe no balanço. A criança pode tentar alcançar com os pés o adulto
enquanto olha para ele. O adulto pode vez por outra tocar no pé da
criança. Essa informação sensorial pode ser calmante e permitir que a
criança se concentre mais no adulto. Elogiar sempre e dizer como era bom
ter a criança olhando para seus olhos.
- Atividades para ter domínio da língua
Expressões idiomáticas, mesmo em crianças sem deficiências, são muito
confusas. Imagine isso com crianças que já têm dificuldades de
compreensão… Bem, pensando nisso, aqui estão algumas atividades que
podem ajudar crianças com idiomas incluem:
1 . Use livros
Há muitos livros que ilustram e explicam expressões idiomáticas.
Depois tente contrair com a criança um livro onde ele escreve e ilustra o
próprio livro de expressões idiomáticas que ouviu e aprendeu!
2. Use sites
Existem muitos sites que listam expressões idiomáticas ou têm jogos
para tentar adivinhar o que realmente significa a expressão idiomática. (
Vocês têm algum em português que indicam??)
3. Jogo da “memória idiomática”
Escreva expressões idiomáticas em um conjunto de cartas e seus significados em outro. A criança tenta emparelhá-las.
- Interpretação emoções sociais
Esta habilidade é importante em casa, na escola e no parque infantil.
Muitos desentendimentos surgem de crianças interpretando mal as emoções
dos outros ou, no mínimo, perde-se a oportunidade de interagir.
1. Mímicas de emoção
Em vez de usar títulos de filmes, animais ou outras palavras típicas,
use emoções. Anote sentimentos em pedaços de papel. Os participantes
escolhem um pedaço de papel e, em seguida, devem tentar imitar qual
emoção está escrita no papel.
Você pode tornar o jogo mais difícil definindo a regra que diz que
você não pode demonstrar a emoção através do rosto, mas deve usar a
linguagem corporal ou o desenho para imitar uma situação que levaria a
que a emoção (por exemplo, para a tristeza, pode desenhar um garoto
sentado sozinho em um banco, ou um dia de chuva, etc).
2. Espelho, espelho meu
Jogos assim são uma maneira de trabalhar a interação social. Como em
uma aula de atuação, você pode tentar ” espelhar ” a criança. Toque o
nariz ou estique a língua e ela tem que imitá-lo . Fazer caretas que a
criança pode copiar.
3. Bingo
Você pode usar as imagens do jogo das “mímicas de emoção” e imprimir como placas de bingo.
- Conversação
Quando as pessoas têm uma conversa elas escolhem um tema para
discutir. Cada pessoa acrescenta algo à conversa até que a conversa
terminou, ou o tópico mudou. Às vezes é difícil para as crianças a
permanecer no tópico e participarem/acompanharem uma conversa regular.
Aqui estão algumas atividades para ajudar a desenvolver uma conversa.
1. Tópicos de conversa
Use o alfabeto. Cada letra tem que ser o início de uma palavra, um
tema, como fruta ou vegetal ( B … banana, C … cenoura). Conscientizar a
criança que cada palavra daquela pode ser um assunto e exemplificar o
que diria sobre isso.
2. Contação de estória improvisada
Para jogar este jogo coloque fotos de diferentes emoções com a face
para baixo sobre a mesa. Em seguida, os jogadores decidem em conjunto
sobre alguns elementos que devem aparecer na estória (por exemplo, um
deserto ártico, um lêmure e uma banana ). O objetivo é que os jogadores
se revezem fazendo narrativa.
Para começar o primeiro jogador pega uma carta e começa a narrativa.
Ele pode levar a estória em qualquer direção que ele gosta, mas ele deve
incorporar a emoção descrita no cartão. Depois de um minuto ou dois, o
próximo jogador pega um cartão e continua a narrativa. Os jogadores
continuam a se revezar até que eles usem todos os elementos necessários e
a estória chegue a uma conclusão satisfatória.
Crianças com déficits de habilidades sociais muitas vezes têm
dificuldade de ler expressões e interagir socialmente, por isso as
atividades que os deixem mais à vontade com estas situações sempre são
uma ótima idéia. Você sugere alguma outra atividade?
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fonte: friendshipcircle.org
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