Desordem de integração sensorial ocorre quando o cérebro tem dificuldade em processar informações sensoriais. Crianças com problemas de processamento sensorial enfrentam lutas diárias.
Muitas crianças passam por etapas quando eles parecem ser mais
sensíveis. Uma criança pode ter um colapso porque suas meias não se
sentir bem, ou ela fica chateada se houver muito barulho em torno dela.
Isso é tudo normal e deve resolver-se como a criança amadurece. No
entanto, em uma pequena porcentagem de crianças não melhora. O sistema
sensorial parece estar em overdrive e isso pode interferir em todos os
aspectos da vida.
O que é integração sensorial e desordem de processamento?
Em termos básicos, distúrbios da integração sensorial são um
resultado do cérebro não ser capaz de processar as informações
sensoriais entram. Problemas sensoriais são frequentemente associados
com outras condições, como ADD, ADHD, autismo e dificuldades de
aprendizagem. No entanto, ele pode ocorrer por conta própria. Os
sintomas podem se manifestar em 5 diferentes áreas sensoriais.
- Tátil
- Auditivo
- Olfatório e gustativa-gosto e cheiro
- Visual
- Vestibular – o senso de equilíbrio
Uma criança pode ser mais sensível ou sob sensível em cada área. Ela
pode também luta em um par de áreas sensoriais, mas não tem nenhum
problema nos outros. Aqui estão alguns exemplos de sintomas que os pais
podem ver em cada área.
Sintomas sensoriais táteis
Uma criança com dificuldades de processamento tátil terá dificuldade
em qualquer situação onde ela é tocada, por pessoas ou objetos.
- Vestuário pode difícil de tolerar, muitas vezes meias e áreas que se sobrepõem, como as bandas de cintura ou pulso
- Não gosta de ser tocado ou abraçado
- Responde bem ao toque de pressão profunda como um abraço de urso de Mom ou tendo um esfregar de trás firme
- Toca tudo
- Irá procurar actividades desarrumadas ou completamente evitá-los
- Não gosta de banheiras ou chuveiros
Sinais de sensibilidade auditiva
Sensibilidade auditiva faz com que uma criança mais responder ao
som. Lugares muito barulhentos são um problema, mas ela também estará
ciente dos ruídos de fundo sutil.
- Localiza sons altos perturbador
- Tem dificuldade em se concentrar quando há ruído de fundo
- Pode falar mais alto do que ela precisa
Sintomas sensoriais olfativos e gustativa
Sabor e cheiro são percebidos como muito forte. Odores e alimentos
que a maioria das crianças que podem repelir a criança sensível.
- Gosto muito sensível, tende a rejeitar um monte de comida
- Responderá a cheiros que a maioria das pessoas não iria mesmo notar
- Odores terá uma forte ligação com pessoas e lugares
Sinais de sensibilidade Visual
Muita estimulação visual pode sobrecarregar a criança sensível.
Quartos de classe muitas vezes têm paredes cobertas em cartazes e
mensagens. Para o filho visual sensível pode ser demais para ela para
manipular.
- Pode ser desconfortável assistir a um filme
- Problemas para copiar formulário do Conselho apesar de olhos sendo normal e saudável
Sintomas sensoriais vestibulares
O sistema vestibular ajuda a manter um senso de equilíbrio. Movimento de qualquer tipo pode se tornar um desafio.
- Problemas com a balança
- Tem dificuldade em aprender esportes, montando uma bicicleta, skate, etc.
- Parece desajeitado às vezes, bate em pessoas e coisas, muitas vezes
- Um em criança sensível podem subir muito
É fácil ver cada criança alguns destes sintomas se encaixam em
diferentes fases de desenvolvimento normal. A diferença é como ele afeta
a vida diária. Para uma criança que está vivendo com integração
sensorial desordem cada dia é preenchido com situações que vão sobre
estimulá-la. Muitas vezes ela vai fazer nada para evitar uma atividade
que ela teme.
Quando a sensibilidade de uma criança constantemente está a
interferir com seu gozo de atividades regulares pode ser hora de
considerar se a integração sensorial é uma preocupação. O primeiro passo
é procurar ajuda médica para obter um diagnóstico. Um diagnóstico de
transtorno de integração sensorial pode parecer esmagadora, mas existem
muitas estratégias e recursos para educar crianças hipersensíveis que
podem aliviar a tensão.
Referências
Karen A. Smith, Ph. d., Karen R. Gouze, Ph d. O sensorial sensível à criança, Nova Iorque, HarperColilins Publishers Inc., n/a
Estoque de Carol Kranowitz, M.A. O fora de sincronia filho, New York, Penguin Putnam Inc, n/a
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