Alunos de arquitetura do Centro Universitário Belas Artes, em São
Paulo, criaram móveis para crianças com deficiências intelectuais que
estudam na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Potim
(SP). Fazem parte do mobiliário estantes multicoloridas para livros
infantis, cadeiras com estampas circulares e até uma cabaninha com um
quadro negro. Os alunos projetaram e executaram os móveis durante o
segundo semestre letivo de 2012 para a brinquedoteca que estava sendo
criada na associação.
De acordo com Denise Xavier, coordenadora do projeto, a preocupação no
desenho de móveis para qualquer grupo infantil é desenvolver a
autonomia, mas a necessidade é ainda maior no caso das crianças com
deficiência intelectual.“O importante é tentar fazer com que a criança
se coloque como um agente, capaz de manipular o que tem ao redor dela”,
resume. Além disso, os móveis bem desenhados podem ajudar na interação
delas. “Se essas crianças sentem-se mais seguras e autônomas, resgatam a
possibilidade de interação de igual para igual com as outras”, explica.
Mas os móveis de MDF pintados com esmalte não têm só uma aparência
divertida: eles também ganharam função pedagógica. O design de cada peça
enfatizou uma característica do trabalho de um artista plástico
brasileiro. O nicho de leitura, por exemplo, faz menção às ondulações
dos quadros de Tomie Ohtake. Assim, espera-se ensinar as crianças a
perceber melhor as formas, cores e texturas dos objetos.
Além de estimularem os sentidos, os móveis são, obviamente, acessíveis.
É o caso do Kit Quadro, cuja lousa é inclinada, fazendo com que
rabiscar fique mais fácil para quem está sentado numa cadeira de rodas.
Outro exemplo é o display, dimensionado para que os menorzinhos não
façam muito esforço para pegar os livros. A ideia é que os meninos e
meninas sintam-se mais autoconfiante, à medida que dependem menos da
ajuda de outras pessoas para realizar suas pequenas tarefas.
Conheça melhor os móveis – e os artistas que os inspiraram – na galeria abaixo.
Nicho
de leitura. Esse móvel foi criado pelos alunos Ana Cristina Bernardo;
Bruna Coki; Barbara Ferreira; Taís Ossani e Tildchen Moussa.
Nicho
de leitura. O design do móvel enfatiza seu formato circular. A peça foi
inspirada na obra do paisagista e artista plástico Burle Marx.
Baú
/ Display. A obra de Tomie Othake inspirou o móvel criado pelos
estudantes Adria Maia, Adriano Reis, André Felix, Diane Dourado, Larissa
Oliveira, Rodrigo Oliveria e Viviane Baliutis.
Cadeira.
Crianças de duas faixas etárias diferentes podem sentar-se nesse móvel,
criado pelos futuros arquitetos (CHECAR) Adriana Bondini, Bruna Chatah,
Caroline Volpe, Giovanna Mellace, Igor Kuguchi, Jessica Paiva, Mariana
Godone e Renata Lima. O design ondulante foi inspirado no trabalho de
Leda Catunda.
Cadeira de leitura. Esse móvel inspirado no trabalho de Dionísio Del
Santo trabalha o contraste. Design dos graduandos Ana Paula Fernandes,
Geysa Trevizani, Marina Denizo, Marina Marques e Patrícia de Lima.
Display/
Estante, criado por Andréia Moura, Andressa Mendes, Leandro Kassuga,
Maria Aline Siqueira; Priscila De Martini e Stephanie Albano. O design
desse móvel trabalha o conceito de intervalo. A peça faz menção às obras
de Emanuel de Araújo.
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