terça-feira, 9 de abril de 2013

Estudantes criam móveis para crianças com deficiência intelectual


Divulgação
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Alunos de arquitetura do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, criaram móveis para crianças com deficiências intelectuais que estudam na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Potim (SP). Fazem parte do mobiliário estantes multicoloridas para livros infantis, cadeiras com estampas circulares e até uma cabaninha com um quadro negro. Os alunos projetaram e executaram os móveis durante o segundo semestre letivo de 2012 para a brinquedoteca que estava sendo criada na associação.

De acordo com Denise Xavier, coordenadora do projeto, a preocupação no desenho de móveis para qualquer grupo infantil é desenvolver a autonomia, mas a necessidade é ainda maior no caso das crianças com deficiência intelectual.“O importante é tentar fazer com que a criança se coloque como um agente, capaz de manipular o que tem ao redor dela”, resume. Além disso, os móveis bem desenhados podem ajudar na interação delas. “Se essas crianças sentem-se mais seguras e autônomas, resgatam a possibilidade de interação de igual para igual com as outras”, explica.

Mas os móveis de MDF pintados com esmalte não têm só uma aparência divertida: eles também ganharam função pedagógica. O design de cada peça enfatizou uma característica do trabalho de um artista plástico brasileiro. O nicho de leitura, por exemplo, faz menção às ondulações dos quadros de Tomie Ohtake. Assim, espera-se ensinar as crianças a perceber melhor as formas, cores e texturas dos objetos.

Além de estimularem os sentidos, os móveis são, obviamente, acessíveis. É o caso do Kit Quadro, cuja lousa é inclinada, fazendo com que rabiscar fique mais fácil para quem está sentado numa cadeira de rodas. Outro exemplo é o display, dimensionado para que os menorzinhos não façam muito esforço para pegar os livros. A ideia é que os meninos e meninas sintam-se mais autoconfiante, à medida que dependem menos da ajuda de outras pessoas para realizar suas pequenas tarefas.

Conheça melhor os móveis – e os artistas que os inspiraram – na galeria abaixo.

 


Nicho de leitura.  Esse móvel foi criado pelos alunos Ana Cristina Bernardo; Bruna Coki; Barbara Ferreira; Taís Ossani e Tildchen Moussa.



 
 
Nicho de leitura. O design do móvel enfatiza seu formato circular. A peça foi inspirada na obra do paisagista e artista plástico Burle Marx.
 


Baú / Display. A obra de Tomie Othake inspirou o móvel criado pelos estudantes Adria Maia, Adriano Reis, André Felix, Diane Dourado, Larissa Oliveira, Rodrigo Oliveria e Viviane Baliutis.



 

Cadeira. Crianças de duas faixas etárias diferentes podem sentar-se nesse móvel, criado pelos futuros arquitetos (CHECAR) Adriana Bondini, Bruna Chatah, Caroline Volpe, Giovanna Mellace, Igor Kuguchi, Jessica Paiva, Mariana Godone e Renata Lima. O design ondulante foi inspirado no trabalho de Leda Catunda.


 


Cadeira de leitura. Esse móvel inspirado no trabalho de Dionísio Del Santo trabalha o contraste. Design dos graduandos Ana Paula Fernandes, Geysa Trevizani, Marina Denizo, Marina Marques e Patrícia de Lima.


 

Display/ Estante, criado por Andréia Moura, Andressa Mendes, Leandro Kassuga, Maria Aline Siqueira; Priscila De Martini e Stephanie Albano. O design desse móvel trabalha o conceito de intervalo. A peça faz menção às obras de Emanuel de Araújo.

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