quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Portadores de necessidades especiais dão show em desfile


 
A superação dos jovens portadores de necessidades especiais foi a marca dos desfiles de 7 de setembro. Eles mostraram que a inclusão é possível e não medem esforços quando o assunto é capacidade. A força deles se fez presente nas bandas do Centro de Educação Especial Paul Harris, na Dragões da Alvorada, da Escola Municipal Rui Berçot de Matos, nas apresentações da Associação de Pais e Amigos (Apae) e em todas as demais unidades escolares.

A banda do Paul Harris, por exemplo, levou às lágrimas parte das centenas de espectadores que compareceu a Via Light neste feriado. Formada em sua maioria por alunos com algum tipo de síndrome, a banda fez bonito e não ”atravessou” as notas.

Esta integração entre os alunos e público foi vista pela prefeita Sheila Gama e pela secretária de Educação, Dilceia Quintela, como resposta positiva ao tema “Nova Iguaçu na Garantia dos Direitos Universais: inclusão, diversidade e cidadania”. As unidades escolares souberam explorar o assunto de maneiras, não só pelo lado da inclusão de portadores de necessidades especiais, mas também apontado os demais direitos, como educação, lazer e respeito.

O grupo da terceira idade do Espaço Municipal da Terceira Idade também mostrou que não está nem ai para a marca do tempo. Estavam lá o grupo de teatro, a turma do tai chi chuan. Eles fizeram uma demonstração de dança de salão, arrancando os aplausos das centenas de pessoas que assistiam ao s desfiles.

A apresentação de balé das alunas da Escola Municipal Monteiro Lobato, em parceria com a Escola de Dança de Nova Iguaçu também foi um grande momento, assim como as coreografias dos estudantes da rede estadual de ensino, como o Instituto de Educação Rangel Pestana e Milton Campos.

A Parada Cívica, na Via Light, foi aberta por viaturas do 4º Grupamento Bombeiro Militar, seguida da Classe Hospital do Hospital da Posse. Mais uma vez as bandas de fanfarras deram o tom do desfile. A Fawp, Barão de Tinguá, Dragões Iguaçuanos e as formadas pelo Programa mais Educação fizeram a diferença, desde o dia 1 de setembro quando iniciaram os desfiles.

Compareceram a Via Light os vereadores Carlos Ferreira, Thiago Portela, Jorge Marote, Marcos Rocha, Vilma Aguazul, Marquinhos da Tia Megue e Wilson Carvalho; secretários municipais, subsecretários e diretores de escolas estaduais e municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário