quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Autismo na Escola - Edição Salvador






Dia: 30/04/2016
Local: Estácio FIB - Auditório S1 - Campus Gilberto Gil - Rua Xingu, 179 - Jardim Atalaia/STIEP - Salvador
Carga Horária do certificado de participação: 9 horas


INFORMAÇÕES:
Telefone: (21) 3025 2345 | (21) 2577 8691 | (21) 980684462


PÚBLICO ALVO:
Professores, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores), Pedagogos, Coordenadores, Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Estudantes de Graduação e/ou Pós, Familiares e demais interessados no assunto.


CRONOGRAMA (sujeito a alterações)*:

8h às 9h - Credenciamento
9h às 10h50 - Palestra
10h50 às 11h - Intervalo
11h às 12h30 - Palestra
12h30 às 14h - Almoço Livre
14h às 16h30 - Palestra
16h30 às 16h40 - Intervalo
16h40 às 17h - Palestra
17h - Encerramento e entrega de certificados
* Horário e Cronograma sujeitos a alterações!
OBJETIVO:
Fornecer referencial teórico e prático para profissionais que atuem com crianças e jovens com autismo dentro da instituição de ensino.



FACILITADORES:

Mediação Escolar

Emanoele Freitas - Mediadora Escolar; Presidente da AAPA (Associação de Apoio a Pessoa Autista) e do COMUDE (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu); Autora do livro "Mediador Escolar - Recriando a arte de ensinar", publicado pela WAK Editora.

Autismo e Inclusão na Escola

Eugênio Cunha - Doutor em educação, Psicopedagogo, Jornalista, Pesquisador do GRUPPE/UFF/CNPq, Professor da Faculdade Cenecista de Itaboraí, Censupeg, Coordendor da Clínica-Escola do Autista, em Itaboraí. Autor dos livros: “Afeto e aprendizagem”, “Autismo e inclusão”, “Afetividade na prática pedagógica” e Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade e Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar, publicados pela WAK Editora.

Os livros do Eugênio Cunha e da Emanoele Freitas serão comercializados no dia do evento!


INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e mediante a lotação do auditório):


• ATÉ 08/03/16 - de R$ 120,00 por:

R$ 90,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros
R$ 80,00 - individual (depósito)

R$ 70,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas*

• ATÉ 08/04/16:

R$ 99,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros
R$ 90,00 - individual (depósito)

R$ 80,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas*


• APÓS 08/04/16 (caso ainda tenha vaga, NÃO serão aceitos pagamentos em depósito/DOC, os mesmos serão devolvidos)

R$ 120,00 - individual (cartão)

* ATENÇÃO! Caso o grupo seja desfeito, ou algum integrante não confirme o pagamento, e com isso o número mínimo de 4 pessoas não seja atingido, os demais integrantes devem arcar com a diferença da inscrição individual!

INSCRIÇÕES E PAGAMENTO: www.creativeideias.com.br


Intervenções Autismo - Questões Sensoriais e DIR Floortime



Dia: 05/03/2016
Horário: 08h às 17h
Local: Estácio - Auditório - Av. Sen. Souza Naves, 1715, Curitiba - PR (como chegar - mapa)
Certificado de Participação: Carga horária de 9 horas


INFORMAÇÕES:

E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 980684462 (Tim)


PÚBLICO ALVO:
Profissionais e Estudantes de Graduação e/ou Pós das áreas de educação e saúde, Familiares e demais interessados no assunto.


CRONOGRAMA (sujeito a alterações):

8h às 9h - Credenciamento
9h às 10h50 - Palestra
10h50 às 11h - Intervalo
11h às 12h30 - Palestra
12h30 às 14h - Almoço Livre
14h às 15h30 - Palestra
15h30 às 15h40 - Intervalo
15h40 às 17h - Palestra
17h - Entrega de certificados.


PROGRAMA DO CURSO:
a) Questões Sensoriais;
b) Problemas sensoriais no autismo;
c) Trabalhando questões sensoriais dentro da escola;

d) Introdução ao modelo DIR® Floortime®.


PALESTRANTE:

Helena Gueiros - Fisioterapeuta; Psicomotricista; Terapeuta DIR/Floortime C2 pelo ICDL Institute; Certificada em Integração Sensorial - Mentorship 1 pela SPD Foundation CREFITO-2: 113320-F.


INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e mediante a lotação do auditório):


ATÉ 31/01/16 - de R$ 120,00 por:

R$ 90,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros

R$ 80,00 - individual (depósito)
R$ 70,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas

ATÉ 26/02/16:

R$ 100,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros

R$ 90,00 - individual (depósito)
R$ 80,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas


APÓS 26/02/16 (caso ainda tenha vaga, não serão aceitos pagamentos em depósito/DOC, os mesmos serão devolvidos) - R$ 120,00 - (cartão)



INSCRIÇÕES: www.creativeideias.com.br



Falar exige ações nos dois lados do cérebro, mostra estudo

O ato de falar exige uma ação mais sofisticada do cérebro do que se pensava, mostra um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, e publicado nesta quinta-feira (15) pela revista especializada Nature.

De acordo com o estudo, o processo neurológico que liga comandos motoros a sons, necessário para produzir a fala, ocorre nos dois lados do cérebro.

Anteriormente, também acreditava-se que o processo da fala envolvia conexões motoras e sonoras, porém pensava-se que essa interação sensorial ocorria apenas no hemisfério esquerdo do órgão, ligado ao processamento da linguagem.

Isso mudou após experimento realizado pelo pesquisador Bijan Pesaran e sua equipe, que usaram a técnica da eletrocorticografia para coletar dados neurológicos produzidos por um grupo de participantes.

A análise, feita com o uso de eletrodos plugados a ambos os hemisférios do cérebro dos participantes, mostrou que a interação sensorial-motora (na qual estímulos sensoriais são convertidos em comandos motores) ocorre nos dois lados do órgão.

Para os autores do estudo, a descoberta comprova que o processo faz parte de uma interface única —ligando tanto percepção de fala quanto sua produção— e não de apenas um sistema lateral.

  • Greg Cogan/Bijan Pesaran
Fonte: BOL

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Intervenções Autismo - Contribuições Comportamentais na Inclusão Escolar e Treino de Habilidades Sociais




Dia: 16/04/2016
Horário: 08h às 17h
Local: SENAC - Auditório - Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2077 - Bento Ferreira, Vitória - ES 




CONTATO:

E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 980684462 (Tim)




PÚBLICO ALVO:

Profissionais das áreas de educação e saúde, Estudantes de Graduação e/ou Pós e demais interessados no assunto, além de familiares.





CRONOGRAMA (sujeito a alterações):



8h às 9h - Credenciamento
9h às 10h50 - Palestra
10h50 às 11h - Intervalo
11h às 12h30 - Palestra
12h30 às 14h - Almoço Livre
14h às 15h30 - Palestra
15h30 às 15h40 - Intervalo
15h40 às 17h - Palestra
17h - Entrega de certificados.




PROGRAMA DO CURSO:



Contribuições Comportamentais na Inclusão Escolar
a) Definição do Transtorno do Espectro do Autismo;

b) Conceitos operacionais da Análise do Comportamento;

c) Análise funcional de comportamentos-problema;

d) Práticas Educativas;

e) Intervenções comportamentais: TEACCH, ABA e PECS;

f) Mediação Escolar;

g) Apresentação de vídeos ilustrativos;

h) Estratégias escolares e sugestões de adaptações pedagógicas.


Treino de Habilidades Sociais
a) Estratégias comportamentais;

b) Discriminação de emoções básicas e complexas;

c) Distinção de comportamentos apropriados e inapropriados;

d) Treino de resolução de problemas;

e) Desenvolvimento de Empatia, Assertividade e Conversação;

f) Apresentação de materiais e sugestões de atividades para o treino de habilidades sociais.





PALESTRANTE:

Gabriela Parpinelli - Psicóloga Analítico Comportamental e Supervisora Clínica; Especialista em Análise do Comportamento - Núcleo Paradigma/SP; Especialista em Neurociências aplicadas a Aprendizagem - IPUB/UFRJ. Tem experiência em intervenção ABA com indivíduos diagnosticado com autismo, em atendimento psicoterapêutico a adolescentes e crianças, e em planejamento de atividades educacionais. Professora de Educação inclusiva do programa de Pós-graduação de Neurociências Aplicadas - IPUB/UFRJ e Supervisora do módulo prático do Curso de Aprimoramento em ABA - Análise do Comportamento realizado pela Creative Ideias. CRP: 05-38557.





INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e mediante a lotação do auditório):



• ATÉ 10/03/16 - de R$ 120,00 por:

R$ 90,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros
R$ 80,00 - individual (depósito)

R$ 70,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas*



• ATÉ 08/04/16 - de R$ 120,00 por:

R$ 99,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros
R$ 90,00 - individual (depósito)

R$ 80,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas*



• APÓS 08/04/16:


R$ 120,00 - em até 3x sem juros (caso ainda tenha vaga, não serão aceitos pagamentos em depósito/DOC, os mesmos serão devolvidos)


* ATENÇÃO! Caso o grupo seja desfeito, ou algum integrante não confirme o pagamento, e com isso o número mínimo de 4 pessoas não seja atingido, os demais integrantes devem arcar com a diferença da inscrição individual!


INSCRIÇÕES E PAGAMENTO: www.creativeideias.com.br


Inclusão e Mediação Escolar 2016



Data e Horário: 09 de abril de 2016 | 8h às 18h

Local: Teatro Mário Lago - Colégio Pedro II São Cristóvão - Campo de São Cristóvão, 177 - São Cristóvão, Rio de Janeiro - (Em frente a Feira de Tradições Nordestinas)

Carga Horária do certificado de participação: 10 horas (online com 75% de presença)

INFORMAÇÕES:
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 980684462 (tim)


PÚBLICO ALVO:

Profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação e demais interessados no assunto.


HORÁRIO*:


Sábado*
8h às 8h30 - Credenciamento
8h30 às 9h30 - Emanoele Freitas
9h30 às 9h40 - Intervalo
9h40 às 11h - Helena Gueiros
11h às 11h10 - Intervalo
11h10 às 12h30 - Márcia Denise Pletsch
12h30 às 13h30 - Almoço Livre
13h30 às 15h - Gladis dos Santos
15h às 15h10 - Intervalo
15h10 às 16h20 - Fátima Alves
16h20 às 16h30 - Intervalo
16h30 às 18h - Dayse Serra
18h - Encerramento

* Horário e Cronograma sujeitos a alterações!


PALESTRANTES:


Lei Brasileira da Inclusão no âmbito da educação

Emanoele Freitas - Mediadora Escolar; Presidente da AAPA (Associação de Apoio a Pessoa Autista) e do COMUDE (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu); Autora do livro "Mediador Escolar - Recriando a arte de ensinar", publicado pela WAK Editora.

Questões Sensoriais de Alunos Autistas dentro da escola

Helena Gueiros - Fisioterapeuta; Psicomotricista; Terapeuta DIR/Floortime C2 pelo ICDL Institute; Certificada em Integração Sensorial - Mentorship 1 pela SPD Foundation CREFITO-2: 113320-F.

A escolarização de alunos com deficiência intelectual

Márcia Denise Pletsch - Doutora em Educação, com Mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordena o Observatório de Educação Especial e inclusão escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem (PPGEduc/UFRRJ) e, por meio de convênio interinstitucional entre a UFRRJ e a UERJ, também é líder do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais (UERJ/PROPED). Atualmente é editora adjunta da Revista Brasileira de Educação Especial e coordena o Observatório da Educação (CAPES) com projeto de pesquisa em rede na área de deficiência intelectual. Também coordena pesquisas financiadas pela FAPERJ na área de deficiência múltipla. Em parceria com Rosana Glat, é autora do livro Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais (Eduerj), com quem também organizou o livro Estratégias Educacionais Diferenciadas para alunos com necessidades especiais (Eduerj). Tem mais de vinte artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.  Autora do livro Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual (2010).

Atividades lúdicas para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita para crianças e adolescentes com síndrome de Down

Gladis dos Santos - Supervisora e pesquisadora do Ambulatório de Transtornos na Aquisição da Linguagem Oral – Instituto de Neurologia Deolindo Couto – INDC/UFRJ; Fonoaudiologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação; Pós-graduada em psicomotricidade; Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, fundamentando abordagem clínica pela neuropsicologia e psicomotricidade, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos da linguagem oral e escrita, metacognição, reorganização cognitiva / psicomotora (atenção, percepção, memória, fala, pensamento e movimento).

Inclusão - muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio

Fátima Alves - Fonoaudióloga (CRFa. 1547 RJ). Socioterapeuta Ramain-Thiers. Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente da Pós-Graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada. Professora convidada dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP. Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicomotricidade, atuando principalmente nos temas de educação, Psicomotricidade, inclusão e síndrome de Down. Autora dos livros: “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”; “Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com Amor e União”; e “Para Entender a Síndrome de Down”; “Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio”, todos publicados pela Wak Editora. Participante de eventos nacionais e internacionais, ministrando palestras, cursos e workshops. Autora, coordenadora, tutora e professora do Curso Para Entender a Síndrome de Down da GPEC – Educação a Distância – Formação e Aperfeiçoamento.

Intervenções Pedagógicas e Psicopedagógicas com autistas severos

Dayse Serra - Mestre em Educação Especial pela UERJ; Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio; Pós-Doutoranda em Medicina Preventiva pela UNFESP - Escola Paulista de Medicina; Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense; Psicopedagoga especializada em autismo; Pesquisadora do LIPIS/PUC-Rio e Vice-Presidente da ABENEPI-Rio.

INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e mediante a lotação do auditório):


• ATÉ 12/02/16 - de R$ 100,00 por:

R$ 70,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros
R$ 60,00 - individual (depósito)

R$ 50,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas*

• ATÉ 24/03/16:

R$ 80,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros
R$ 70,00 - individual (depósito)

R$ 60,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas*


APÓS 24/03/16 (caso ainda tenha vaga, NÃO serão aceitos pagamentos em depósito/DOC, os mesmos serão devolvidos)

R$ 100,00 - individual (cartão)

* ATENÇÃO! Caso o grupo seja desfeito, ou algum integrante não confirme o pagamento, e com isso o número mínimo de 4 pessoas não seja atingido, os demais integrantes devem arcar com a diferença da inscrição individual!

 

INSCRIÇÕES E PAGAMENTO: www.creativeideias.com.br