terça-feira, 7 de junho de 2016

Filme: "Como Estrelas na Terra"



O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de comprimisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. 

Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.

Assista:

Filme "Meu Filho, Meu Mundo"



Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. Com o passar dos meses, seus pais começam a observar que havia alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. 

Um dia vem a confirmação do que suspeitavam, Raun tinha autismo. Decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderia salvá-lo. O filme conta a história da criação do programa Son-Rise para tratamento de crianças com autismo, uma terapia criada por pais e leigos.


Meu Filho, Meu Mundo (Son-Rise: a Miracle of Love) é um filme estadunidense de 1979, do gênero drama, dirigido por Glenn Jordan.

Assista:


Benefícios da musicoterapia para crianças e adolescentes com Autismo



Estudos recentes têm comprovado a eficácia do processo clínico musicoterapêutico e do uso da música com pessoas com Autismo, principalmente em relação aos aspectos de comunicação e interação social.
A Musicoterapia consiste em um processo sistemático de intervenção no qual o terapeuta ajuda o paciente a promover sua saúde utilizando experiências musicais e a relação terapêutica. Na Musicoterapia, o paciente vivencia a música de forma ativa através de atividades de audição, performance, composição e improvisação musicais sendo que a seleção destas atividades é determinada pela necessidade clínica do paciente bem como por suas habilidades desenvolvidas e potenciais, gostos, histórico e ideias sobre a música, conjugados com a abordagem teórica e metodologia clínica adotadas pelo terapeuta.
Pesquisas recentes em neurociências têm trazidos novas luzes sobre a estrutura e funcionamento do sistema nervoso de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), incluindo o modo como esta população processa a música. A utilização destes conhecimentos fornece novas explicações a respeito do modo pelo qual a música pode ser utilizada no contexto de uma relação terapêutica para promover melhora da saúde bem como para subsidiar novas abordagens clínicas de tratamento, diagnóstico e avaliação do processo terapêutico de pessoas com TEA.
Os principais objetivos clínicos musicoterapêuticos possíveis com a pessoa com TEA: entrar em comunicação, partindo do nível em que a pessoa se encontra;
  • Desenvolver e/ou ampliar a capacidade de autoexpressão;
  • Diminuir ou extinguir comportamentos patológicos indesejáveis, tais como isolamento, hiperatividade, autoagressividade, estereotipias, tensões emocionais, desorganizações da linguagem etc.;
  • Romper barreiras impostas pelos comportamentos obsessivos, ajudando a pessoa com autismo a assimilar mudanças e variações;
  • Ultrapassar ou remover obstáculos emocionais e/ou cognitivos existentes; desenvolver um senso de fluxo temporal;
  • Desenvolver e ampliar a comunicação através de uma linguagem não-verbal que requer compreensão, codificação e decodificação de símbolos convencionalizados;
  • Desenvolver a comunicação e a interação social, dentre outros.
SAMPAIO, Renato Tocantins; LOUREIRO, Cybelle Maria Veiga; GOMES, Cristiano Mauro Assis. A Musicoterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo: uma abordagem informada pelas neurociências para a prática clínica. Per musi,  Belo Horizonte ,  n. 32, p. 137-170,  Dec.  2015 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992015000200137&lng=en&nrm=iso>. Acesso em  30  Maio  2016.

Fonte: Reab.me / por Ana Leite

Estratégias na sala de aula para crianças Déficit de atenção ou TDAH

Déficit de atenção
1-      Incrementar a imediata correlação entre prêmios e consequências.
2-      Quando não se comporta adequadamente na sala de aula, recomenda-se que se dê um tempo para meditar sobre o que fez (time out).
3-      Aconselha-se supervisão nos recreios e horários livres.
4-      Tentar evitar críticas e “sermões”. É preferível chamar-lhe a atenção de uma forma prudente e calma quando ela não tiver se comportando corretamente.
5-      Reforçar seu comportamento positivo com cumprimentos, reconhecimentos, etc.
6-      Sentá-la próximo da professora ou de algum colega que possa ser visto como um líder positivo.
7-      Firmar um “contrato de comportamento positivo” com ela, incluindo aquelas condutas que estão ao seu alcance.
8-      Motiva-la quando consegue reprimir um impulso, por exemplo, na sala de aula, quando consegue levantar a mão para responder ao invés de responder impulsivamente.
9-      Orientar a atenção da criança que tem Déficit de atenção para a tarefa que será iniciada. É importante ajuda-la a descobrir e selecionar a informação mais importante, organizá-la e sistematizá-la.
10-  É necessário dar a ela regras consistentes sobre o que deve fazer; as instruções devem ser parceladas. Em alguns casos é conveniente enumerar as instruções para que seja mais fácil para elas segui-las.
11-  As rotinas de trabalho devem ser claras. Devem ser evitadas, na medida do possível, variações imprevistas.
12-  Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.
13-  Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.
14-  Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com seus períodos de atenção.
15-  Dividir os trabalhos que lhes sejam dados em partes menores de modo que elas possam completá-los.
16-  Entregar os trabalhos um de cada vez.
17-  Reduzir a quantidade de deveres de casa.
18-  Dar instruções tanto orais como escritas.
19-  Estabelecer sinais secretos entre a criança e o professor para poder fazê-lo notar quando está começando a se distrair.
Déficit de atenção
20-  É importante que estas crianças que têm Déficit de atenção ou TDAH estejam em ambientes de trabalho motivadores, com tarefas que sejam significativas para elas. Deve-se atrair o seu interesse e apresentar a ela tarefas que sejam desafiantes. Existia a crença que seria conveniente que crianças com Déficit de atenção ou TDAH estivessem em ambientes de trabalhos com poucos estímulos porque tudo lhes chamava a atenção; no entanto, agora se sabe que é importante proporcionar-lhes uma estimulação adequada, num ambiente que seja estimulante para estas crianças.

Ensino de Matemática e Ciências para Alunos Autistas - Edição Belo Horizonte




Dia: 30/07/2016
Horário: 08h às 17h
Local: PUC - Teatro João Paulo II - Rua Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG (como chegar - mapa)

INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 980684462 (Tim)


PÚBLICO ALVO:
Profissionais das áreas de educação e saúde, Estudantes de Graduação e/ou Pós e demais interessados no assunto, além de familiares.


CRONOGRAMA (sujeito a alterações):

8h às 9h - Credenciamento
9h às 12h30 - Aula
12h30 às 14h - Almoço Livre
14h às 17h - Aula
17h - Entrega de certificados.


PROGRAMA DO CURSO:

Aguardando mais informações da profissional!



PALESTRANTE:

Dayse Serra - Mestre em Educação Especial pela UERJ; Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio; Pós-Doutoranda em Medicina Preventiva pela UNFESP - Escola Paulista de Medicina; Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense; Psicopedagoga especializada em autismo; Pesquisadora do LIPIS/PUC-Rio e Vice-Presidente da ABENEPI-Rio.


INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e mediante a lotação do auditório):


• ATÉ 30/06/16 - de R$ 120,00 por:

R$ 80,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros
R$ 70,00 - individual (depósito)

R$ 60,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas*

• ATÉ 22/07/16 - de R$ 120,00 por:

R$ 90,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros
R$ 80,00 - individual (depósito)

R$ 70,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas*


• APÓS 22/07/16:

R$ 120,00 - em até 3x sem juros (caso ainda tenha vaga, não serão aceitos pagamentos em depósito/DOC, os mesmos serão devolvidos)


* ATENÇÃO! Caso o grupo seja desfeito, ou algum integrante não confirme o pagamento, e com isso o número mínimo de 4 pessoas não seja atingido, os demais integrantes devem arcar com a diferença da inscrição individual!



INSCRIÇÕES E PAGAMENTO: www.creativeideias.com.br



terça-feira, 31 de maio de 2016

Autismo e o Desenvolvimento Neuropsicomotor - Edição Vitória/ES





Dia: 18/06/2016
Horário: 08h às 17h
Local: SENAC - Auditório - Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2077 - Bento Ferreira, Vitória - ES (como chegar - mapa)
Carga Horária do certificado de participação: 9 horas

CONTATO:
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3025 2345 | (21) 980684462 (Tim)

PÚBLICO ALVO:
Profissionais das áreas de educação e saúde, Estudantes de Graduação e/ou Pós e demais interessados no assunto, além de familiares.


CRONOGRAMA (sujeito a alterações):

8h às 9h - Credenciamento
9h às 12h - Aula
12h às 13h30 - Almoço Livre
13h30 às 17h - Aula
17h - Encerramento e entrega de certificados.


PROGRAMA DO CURSO:

  • Mudanças nos critérios do DSM-5;
  • Marcadores precoces;
  • Neurobiologia e Fatores etiológicos;
  • Alterações sensorio-perceptivas;
  • Déficits Motores;
  • Abordagens de estimulação.



PALESTRANTE:

Rita Thompson - Membro da diretoria da ABENEPI – Associação de Neurologia e Psiquiatria Infantil; Membro da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação; Graduada em Pedagogia e em Psicomotricidade; Pós-graduada em Psicomotricidade GAE-ISRP Paris e em Psicopedagogia; Docente na Universidade Estácio de Sá; Coordenadora do atendimento a crianças com TEA, TDAH e Deficiência Intelectual no Instituto de Pesquisas Neuropsiquiatricas SUAV; Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - SBP, e autora de diversos artigos científicos (em livros de psicomotricidade, neuropsicologia, neuroeducação e educação).


Os livros com co-autoria da Rita Thompson (acima) serão comercializados no dia do curso.



INVESTIMENTO (para pagamento até a data limite e mediante a lotação do auditório):


• ATÉ 16/06/16 - de R$ 120,00 por:

R$ 90,00 - individual (cartão) em até 3x sem juros
R$ 80,00 - individual (depósito)

R$ 70,00 - por inscrito (depósito) - grupo a partir de 4 pessoas*


• APÓS 16/06/16:

R$ 120,00 - em até 3x sem juros (caso ainda tenha vaga, não serão aceitos pagamentos em depósito/DOC, os mesmos serão devolvidos)


* ATENÇÃO! Caso o grupo seja desfeito, ou algum integrante não confirme o pagamento, e com isso o número mínimo de 4 pessoas não seja atingido, os demais integrantes devem arcar com a diferença da inscrição individual!



INSCRIÇÕES E PAGAMENTO: www.creativeideias.com.br



Importância da Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem

Sempre que se fala em Psicomotricidade o primeiro pensamento que vem à mente relaciona-se com a capacidade que o ser humano tem para executar um movimento e, por conseguinte, o desenvolvimento do corpo, muitas vezes associada à prática do desporto e da Educação Física.

Mas, na realidade, a Psicomotricidade é uma ciência que está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, sendo, deste modo, sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelectoe o afeto.
A psicomotricidade é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio. É um instrumento privilegiado através do qual a consciência se forma e se materializa.
A educação psicomotora é fundamental na vida da criança, e está refletida no histórico de vida do sujeito, podendo observar-se a PARTIR daí, o desenvolvimento da criança, o seu relacionamento com o mundo, a sua interação com as pessoas, a forma como pensa e como atua, expressando as suas sensações e sentimentos, e utilizando o corpo como instrumento rico e significativo para a comunicação.
Este trabalho inicia-se na Educação Infantil, onde as crianças ainda se encontram em fase de experimentações corporais, onde iniciam as descobertas espaciais, temporais e tónicas.
Todas as atividades devem trabalhar as bases psicomotoras, sendo estas: a tonicidade, anoção do corpo, a equilibração, a lateralidade, a estruturação espácio-temporal, a praxia global e a praxia fina. Estas devem ser inseridas e integradas de acordo com a faixa etária.
O desenvolvimento dos fatores psicomotores, permite à criança uma melhoria da postura, da dissociação dos movimentos, da coordenação global dos movimentos, da motricidade fina, do ritmo discriminação táctil, visual e auditivo, da integração das estruturas espaciais e temporais, do aumento da capacidade de atenção e concentração.
A educação psicomotora deve incidir, essencialmente, para crianças até aproximadamente os 7/8 anos de idade, sendo um período fundamental do desenvolvimento infantil, no qual a criança tem necessidade de agir e EXPERIMENTAR para adquirir o conhecimento, favorecendo a maturação psicológica por meio da motricidade, do agir e do brincar, que são a base do desenvolvimento do pensamento.
A Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem pode trabalhar os seguintes fatores, com os seus objetivos:
  • Tonicidade: relaxação ativa e passiva;
  • Equilibração: equilíbrio estático e dinâmico;
  • Noção do corpo: conhecimento do próprio corpo e do corpo de outrem; noções espaciais do próprio corpo e do de outrem; interiorização da imagem corporal; coordenação, caligrafia, leitura harmoniosa, gestual, ritmo de leitura (frase, palavra), imitação, entre outros;
  • Lateralidade: identificação da dominância lateral; reconhecimento da direita e da esquerda; ordenação espacial, direção gráfica, ordem das letras e dos números; discriminação visual; estruturação espácio-temporal; noções espaciais e temporais; estruturação rítmica; perceção visual e auditiva; identificação de ruídos e sons; identificação e combinação de letras e números (modalidades visuais, auditivas e cinestésicas); noções de esquerda e direita, alto e baixo (b / p; n / u; ou / on), dentro e fora (espaço para escrita: progressão/grandeza, classificação/seriação, orientação/cálculos);
  • Praxia global e fina: perturbações do grafismo (motora fina); manipulação / preensão.
No que se refere à aprendizagem da leitura e da escrita, as relações existentes, entre estas e o aumento do potencial psicomotor da criança proporcionam condições favoráveis às aprendizagens escolares.
A aprendizagem da escrita é especialmente, um processo de relação preceptivo-motora, pois os sinais gráficos devem ser transcritos para o papel de forma organizada, seguindo o tempo e o espaço.
Pode-se concluir, portanto, que as contribuições da psicomotricidade na aquisição da pré-escrita estão relacionadas com o domínio do gesto, com a estruturação espacial e a orientação temporal que são os três fundamentos básicos da escrita, os quais supõem: uma direção gráfica (escrevemos horizontalmente da esquerda para a direita); noções de cima e baixo (n e u); de esquerda e direita e de oblíquas e curvas (g); e noção de antes e depois.
A realização de exercícios de pré-escrita e de grafismo são necessários para a aprendizagem das letras e dos números, com a finalidade de permitir à criança atingir o domínio do gesto e do instrumento, a perceção e a compreensão da imagem a reproduzir. Esses exercícios são desenvolvidos através de atividades puramente motoras ou de grafismo.
“Brincar com a criança não é perder tempo, é ganha-lo; se é triste vê-los sem escola, mais triste ainda é vê-los, sentados e enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do Homem.” Drummond